August 13

0 comments

​Como é o Natal nos Estados Unidos?

By Gordon

August 13, 2020


Como é o Natal nos Estados Unidos?


Todos sabem que o Natal é uma das festas mais tradicionais do mundo ocidental, mas como é o Natal nos Estados Unidos? Em todo mundo cristão as pessoas se reúnem no dia 25 de dezembro para comemorar o aniversário do líder fundador do Cristianismo. Esse é o dia que a tradição diz que nasceu em Israel o menino Jesus.

No Brasil essa é uma das datas em que as todos se encontram, trocam presentes e comem em família. Mas como essa data é comemorada no Estados Unidos? Existem diferenças? Nesse texto vamos mostrar que existem muitos pontos em comum, mas muitas coisas diferentes também.

Como-é-o-Natal-nos-Estados-Unidos-praia-do-Brasil

Dezembro no Brasil é alto verão! As praias estão lotadas e as escolas e faculdades estão em férias. Quem não está de férias está pensando em aproveitar ao máximo os dias mais longos da estação num clima mais relaxado e antes que o ano acabe temos o Natal.

Muitas famílias viajam para o interior, para visitar os pais e comemorar com os parentes essa data.

Enquanto isso, nossos “irmãos do Norte” estão no auge do inverno. Sim, a neve do Natal Americano é real, ao contrário da nossa neve “fake”. Em grande parte do território norte-americano esse é o período mais duro do frio, e, caso você não more no sul, em lugares como a Flórida por exemplo, é grande a chance de ter um Natal branco com neve.

Como-é-o-Natal-nos-Estados-Unidos-new-york-cnetral-park

a Nova Iorque

No Brasil comemoramos o Natal na noite do dia 24, quando se faz uma grande ceia e acontece a troca de presentes. Já nos Estados Unidos a tradição não é essa. Em geral o Natal é celebrada no próprio dia 25, em geral em um almoço.

Assim, a noite anterior ao Natal não tem uma comemoração como no Brasil, e as crianças precisam esperar até o dia seguinte para receber os tão esperados presentes.


Como é a árvore de natal nos EUA?


Outro fato marcante: nos Estados Unidos existe uma data para montar a árvore de Natal. Sim, os americanos em geral montam suas árvores de Natal uma semana após o feriado de Thanksgiving (Dia de Ação de Graças). Muitos compram inclusive uma árvore natural e decorar a árvore com enfeites caprichados é um acontecimento que une toda a família. As casas na América são construídas de forma diferente das casas no Brasil, você pode ler sobre essas diferenças aqui.

Como-é-o-Natal-nos-Estados-Unidos-árvore-de-Natal

No Brasil, também existe a tradição de montar a árvore de Natal, mas aqui a data da montagem não é nada rigorosa.

Quando falamos em Natal, uma das coisas que mais lembramos são as músicas! Tanto nos “States” quanto no Brasil existe uma tradição de ouvir músicas natalinas.

Ok, talvez os americanos levem mais a sério essa tradição musical, existem inclusive rádios que tocam somente músicas natalinas durante esse período. No Brasil, é comum alguns artistas gravarem canções com o tema do Natal, inclusive muitas são versões das cantigas americanas. Quem não lembra de ouvir as versões da cantora Simone de “Então é Natal ”? A música que além do Natal marca que o ano está chegando ao fim quando invade as trilhas de comercial de fim ano na televisão.


Como é a comida de natal nos EUA?


Um dos pontos altos do Natal, tanto aqui como nos Estados Unidos é o cardápio. E o que vamos encontrar nas mesas natalinas dos brasileiros? Isso certamente varia de região para região do Brasil.

Indo do peru ao churrasco, passando pelo pernil de porco, bacalhau, peixe e frutos do mar. Não falta uma farofa, panettone e a sobremesa, geralmente o famoso pavê.

Outra iguaria tradicional é a rabanada, um pão amanhecido embebido em leite ovos e açúcar que depois de frito em imersão é envolto em açúcar e canela.

Como-é-o-Natal-nos-Estados-Unidos-janela

Nessa época a uva passa também vira polemica e as famílias se dividem entre os que amam e odeia esse item nos pratos da ceia.  Para acompanhar tudo isso as bebidas ficam na tradicional cerveja gelada e vinhos.

Nos Estados Unidos não se come o Panettone, por lá se come um biscoito feito de massa de gengibre, chamado de Gingerbread Cookie, é feito em formato de boneco de neve estilizado para o Natal e na sua receita leva além do gengibre um pouco de noz moscada.

No almoço o prato mais tradicional é o peru, o presunto e a costela de porco. A bebida tradicional para os norte-americanos é o Eggnogg, que é uma mistura feita com leite, ovo, açúcar, creme de leite e alguma bebida alcoólica como Brandy, Rum, Whisky ou Bourboun. É a drink tradicional dos festejos natalinos.


Como é a religião no Natal nos EUA?


As tradições religiosas estão muito presentes nas comemorações de Natal dos Estados Unidos e e guarda muita semelhança com o que ocorre aqui. É bastante comum que toda família vá a Igreja no dia de Natal.

Em geral existe uma cerimônia bastante elaborada, ensaiada por alguns meses por todos os membros da Igreja. Muitas vezes é feita uma apresentação teatral falando sobre a vida de Jesus.

Eliminate-Homepage-Udemy

Os corais das Igrejas também apresentam músicas natalinas conhecidas como Christmas Carols, são canções com temas religiosos e que envolvem os sentimentos do natal cristão, união, família e a obra de Jesus. Os corais certamente são um ponto alto das comemorações e são fruto de muitos meses de treino e dedicação por parte dos fiéis.


Como ficam as cidades no Natal nos EUA?

Como-é-o-Natal-nos-Estados-Unidos-árvore-de-Natal-em-Nueva-Iorque

Nova Iorque

Praticamente toda cidade nos Estados Unidos elabora uma decoração Natalina no período de fim de ano. Normalmente na praça principal há uma bela árvore de Natal e por vezes um presépio que rememora o nascimento de Jesus em Belém.

O menino Jesus na manjedoura é uma das cenas mais típicas desses presépios que são feitos de forma a retratar com fidelidade as cenas históricas do nascimento do fundador do Cristianismo.

Por toda a cidade as casas estão decoradas, muitas luzes piscantes, bonecos de neve, renas, trenós e Papai Noel podem ser avistados nos jardins em frente às casas.

Muitos bairros ou cidades organizam um concurso para a casa mais bonita da região e é um costume passear de carro para ver os cenários elaborados que são montados nas casas.

Os famosos desfiles de Natal são realizados em muitas cidades. As escolas, igrejas, associações de veteranos se juntam e realizam uma Christmas Parade, muitas vezes essa festa não é realizada no dia de Natal, por vezes inicia a temporada natalina com o acendimento das luzes da árvore.

Como-é-o-Natal-nos-Estados-Unidos-Nova-Iorque-Radio-City-Music-Hall

Nova Iorque


Em algumas cidades Norte Americanas existem lojas que vendem todo tipo de produto com tema natalino não apenas no fim do ano, mas o ano todo.

Hoje independente da época do ano pode-se comprar enfeites, decorações de natal e outras coisas relacionadas à festa o ano todo, tanto em lojas presenciais quanto online. Se você está interessado em trabalhar na América, você pode querer saber como validar seu diploma nos EUA.

Ainda que existam algumas diferenças importantes nas comemorações de natal de um país para o outro podemos dizer que o mais importante é bastante parecido tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos.

A festa de natal é a festa mais “família” de todas, é o momento de se juntar com as pessoas que amamos, comemorar as conquistas do ano e estimular um clima de afeto e paz. Em tempos tão tumultuados como os que vivemos hoje, onde o clima de conflito tem se disseminado por todo o mundo, devemos todos aproveitar a noite da Natal, ou o almoço como preferem nossos amigos Americanos para relembrar o quanto nossas famílias são importantes e devem ser valorizadas.

O Canadá pode ser ainda mais frio que os EUA, aprenda mais sobre 18 hábitos e costumes desse país educado aqui.

Isso é Natal nos EUA, então que tal a Páscoa? Você pode descobrir aqui.


Um bom Natal para você e sua família, e lembre-se da mensagem de paz e prosperidade por vezes esquecida nessa festa.


Quais são suas coisas favoritas para fazer no Natal? Você pode deixar um comentário abaixo.

Sobre o autor

Professor nativo de inglês da Irlanda com mais de 3.500 horas ensinando falantes de português. Criador de curso em video online na Udemy: "Eliminate the Mistakes Portuguese Speakers Make in English/Elimine os Erros que as Pessoas Que Falam Português Cometem em Inglês", e eBook de 2016 "Elimine os 63 Erros Mais Comuns que as Pessoas Que Falam Português Cometem em Inglês".

você pode gostar também

deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}