August 14

0 comments

18 dos Costumes e Hábitos no Canadá

By Gordon

August 14, 2020


18 dos Costumes e Hábitos no Canadá


Pensando em aprender inglês fazendo intercâmbio ou se mudar definitivamente para o Canadá? Saiba tudo sobre o país norte-americano mais famoso por entre os viajantes e estudantes antes de preparar as malas.

Vivemos em um mundo gigante, com pessoas e culturas das mais variadas formas. A cada cantinho que você viaja, vai se maravilhar com toda essa diversidade.

Mas é preciso tomar cuidado com essas diferenças - e respeitá-las!

Seja para Toronto, Vancouver, Montreal, Ottawa… Fato é: o Canadá é o desejo de destino de muitas pessoas ao redor do mundo, por sua multiculturalidade, paisagens lindas e uma vida cotidiana e hábitos muitas vezes exemplares.

Por esse motivo, descubra aqui todas as curiosidades, costumes e hábitos do segundo maior país do mundo antes de começar a preparar as suas malas.


1. Beijinho no Rosto? Jamais!


Conheceu alguém novo na fila do mercado? Está se despedindo do vizinho depois de bater um bom papo com ele por alguns minutos? Pense duas vezes antes de abraçar ou beijar algum canadense, você provavelmente vai receber algumas caretas ao fazê-lo.

Isso porque os canadenses são muito respeitosos em relação ao “personal space” de cada um, e evitam ao máximo tocar intimamente outras pessoas. Se querem tocar alguém do qual não possuem intimidade, antes de fazê-lo, eles irão pedir a permissão da pessoa primeiro.

Por essa razão, guarde o afeto físico apenas para a família e amigos.


2. Árvore de Natal de Verdade

Os-Costumes-e-Hábitos-no-Canadá-arvore-de-Natal-de-Verdade


Com eles, nada de plástico barato colorido: tem que ser uma árvore de verdade!

Podem ser encontradas no supermercado, embora o mais comum no Canadá seja eles escolherem e cortarem suas próprias árvores para levar para casa. Para eles, o mais importante é ter uma digna de festejar!


3. Educação Nota 1000


‘Sorry’ aqui, ‘sorry’ ali… O canadense é conhecido por ser sempre muito respeitoso com os outros (e esperam que você seja com eles). Lá, você irá encontrar gente pedindo desculpa por tudo e qualquer coisa. E vão dizer good morning e good evening mesmo para aqueles que não conhecem.

Você verá muitas pessoas segurando a porta uma para as outras, nao importa quem sejam ou quão longe estão, eles vão o esperar. Por isso, lembre sempre de segurar a porta para alguém passar e dar aquele bom dia para o vizinho!


4. Comunidade Brasileira Grande


Cada dia que passa, o número de brasileiros que escolhem o Canadá como o seu lar se expande. Não se assuste se estiver passando pelas ruas e encontrar alguém falando português por aí...

Se você acha que precisa melhorar seu inglês antes de visitar o Canadá, nosso curso de vídeo online "Fluência em Inglês" irá ajudá-lo. Mais de 4 horas de vídeos de um professor nativo feitos exclusivamente para falantes de português com acesso vitalício por apenas € 49. Você pode ler mais sobre isso aqui e confira nosso vídeo de amostra:



5. Placas de Trânsito São Respeitadas


Não importa se não há ninguém para atravessar a faixa de pedestre, os canadenses vão respeitar o sinal fechado, as placas de pare e/ou de atenção.

Está pensando em atravessar fora da linha de pedestres? Pode parar por aí então! No Canadá, você quase não verá alguém atravessando no lugar ou no momento errado.


6. Extremamente Rígidos Com Horários


Marcou às 12h? Apareça às 12h!

Brasileiros tendem a ser um pouco mais liberais quanto aos seus horários, e por isso podem se assustar quando frente a frente com os costumes do povo canadense. Com eles, não tem essa de chegar antes ou depois: precisa chegar na hora certa.

As festas, por exemplo, costumam ter uma duração curta (entre 1-2 horas), portanto, nada de chegar antecipado nas festinhas - e nem tarde. Bateu as duas horas? Todo mundo se despede, sem direito a pedir bis. Acabou a reunião mas ainda há coisas a se discutir? Marque outra para depois!

Com os canadenses, não há um “daqui a pouco” ou “amanhã a tarde”. Eles nuncam marcam nada sem um horário específico. Por isso, se comprometa com os horários deles e, de preferência, carregue sempre a sua agenda consigo!


7. Nada de Sapatos em Casa!

Os-Costumes-e-Hábitos-no-Canadá-Nada-de-Sapatos-em-Casa

É muito comum passar pelas casas canadenses e encontrar diversos pares de sapatos na frente da porta. Por conta do tempo frio e das grandes montanhas de neve que se formam pelas ruas e calçadas, os sapatos sempre ficam úmidos ou até mesmo encharcados. Para não ter uma casa molhada por causa disso, eles sempre deixam seus sapatos à porta.

Em consultórios, por exemplo, eles o entregarão pantufas para não sair por ai andando de meia. Mas na casa de conhecidos, esse mimo já não é tão comum assim. Portanto, sempre verifique se sua meia não está furada!


8. Brunches


É bastante normal encontrar canadenses tomando café da manhã na rua, provavelmente após o horário comumente conhecido. E para eles, essa é a refeição mais importante do dia.

E aí então que entram os brunchs: uma palavra combinada de breakfast (café da manhã) + lunch (almoço) = brunch, um café da manhã reforçado, com bastante elementos dignos de um banquete.

Um dos pontos mais famosos para os canadenses buscarem seus brunchs é o Starbucks.


9. Dollarama

18-dos-Costumes-e-Hábitos-no-Canadá-dollarama 2

Se você é fã de comprar coisas baratas e práticas, vai amar a Dollarama.

O nome vem da moeda oficial do Canadá: o dólar canadense. Lá, a ideia é conseguir tudo por um preço acessível e interessante. Essa loja é uma espécie de “tudo por R$1,99”, que possui um catálogo extenso, indo de comidas à ferramentas, decoração de festa e muito mais…

Se estiver indo para o Canadá, é uma boa dar uma passada pelo Dollarama e, consequentemente, salvar uma graninha por lá.


10. Inúmeros Lagos

O Canadá é conhecido por sua vasta paisagem, sempre dignas de um filme de Hollywood. Por onde você andar, encontrará lagos magníficos que, quando congelados, se tornam principal atração, trazendo centenas de canadenses para patinarem sob seu gelo.


11. Dois Idiomas Oficiais

É ótimo para quem estiver buscando se aprofundar em inglês e francês já que o Canadá, por sua longa história de desenvolvimento, adquiriu os dois idiomas como oficiais do país.

Embora seja mais fácil encontrar o francês falado em Quebec, isso não descarta o fato de haver muitos outros bairros franceses pelo país. Você provavelmente esbarrará em alguém falando a língua francesa por lá, d’accord?


12. Roupas Amassadas

Se você é do time que gosta de andar na rua vestindo roupas amarrotadas, então o Canadá é o seu lugar!

Os canadenses têm o costume de lavar e secar suas roupas na lavadora-secadora mesmo e, quando terminado os ciclos de lavagem, apenas as retiram e as roupas vão direto para o armário. Nada de passar lençóis, meias, panos, blusas...


13. Bebida Alcoólica na Rua? Não!

É proibido consumir bebidas alcoólicas no Canadá em lugares públicos como parques, praças, ruas e etc. Caso você seja pego fazendo-o, receberá uma multa.

É também costume do povo do Canadá ser bastante rigoroso quanto a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos. Os bares sempre pedirão algum comprovante de identificação para você antes.


14. Adorar Filas

Pode soar estranho para os brasileiros mas, sim, os canadenses adoram fazer fila para tudo. Seja para comprar bala ou ingressos, eles esperam pacientemente na sua filinha por horas a fio.


15. Água Direto da Bica

De início, isso pode soar muito estranhos para os brasileiros que já estão acostumados a beberem água apenas do filtro (já que a da bica não possui a mesma qualidade). Mas nos costumes do povo canadense, isso não se aplica.

Lá, é comum beber água diretamente da bica (sem ferver nem nada), já que eles possuem um sistema de tratamento da água que os permite tal coisa. Porém, ainda há quem prefira comprar água de garrafa.

Portanto, quando for para o Canadá, lembre-se de não ficar procurando na casa pelo filtro d'água pois você não irá encontrá-lo.


16. Cabelos Bagunçados São Aceitos


O clima no Canadá é quase sempre muito rigoroso, com fortes ventos frios no inverno. Por essa razão, os canadenses têm o costume de usar toucas, chapéus e casacos com capuz, que acabam fazendo uma bagunça nos cabelos. Então é comum (e aceitável) encontrar alguém com o cabelo completamente desarrumado.


17. Marmitas

18-dos-Costumes-e-Hábitos-no-Canadá-Marmitas

É costume encontrar um canadense comendo sua marmita na hora do almoço, seja no trabalho, na faculdade ou no trabalho. Eles possuem um hábito rígido de levarem seus próprios almoços (isso os ajuda tanto na praticidade quanto em seus bolsos, ao economizar o dinheiro que gastariam todo dia pagando pelo o seu almoço).


18. Jantar Mais Cedo


Entre às 18h e às 19h, os canadenses começam a preparar a mesa para o jantar. É isto mesmo que você ouviu: jantar às 18h.

Para muitos brasileiros, esse horário é considerado cedo demais. Mas, no Canadá, você nunca terá uma janta mais tarde. Se passar do horário, acabará não comendo com todos os outros (e eles fazem questão disso) e terá que requentar as sobras.

Por esse motivo, muitos restaurantes costumam a fechar mais cedo.

A Nova Zelândia é outro país popular que fala inglês. Você pode descobrir qual é o salário mínimo e o que você pode esperar ganhar por muitos empregos aqui.

Talvez você esteja curioso por que as casas nos EUA são feitas de forma diferente das casas no Brasil, explicamos o porquê aqui. Validar seu diploma nos EUA é importante para ajudá-lo a encontrar um emprego, mostramos 6 pontos para lembrar aqui.

Você também pode gostar de aprender como a Páscoa é celebrada e também como é o Natal nos EUA.


Você já foi para o Canadá?

O que você notou sobre isso?

Sobre o autor

Professor nativo de inglês da Irlanda com mais de 3.500 horas ensinando falantes de português. Criador de curso em video online: "Fluência em Inglês".

você pode gostar também

deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}