August 28

0 comments

A Influencia da Lingua Inglesa no Brasil

By Gordon

August 28, 2020


A influência da língua inglesa no Brasil


Você sabia que a língua inglesa é a língua mais falada no mundo, com cerca de 1.132 bilhão de falantes? Pois é, é muita gente. O inglês é considerado como o idioma oficial da internet, e, para quem vive no Brasil, conseguir se comunicar em inglês se torna a cada dia que passa, mais importante.

Isso acontece por diversos motivos, dentre eles podemos citar:

  • No mercado de trabalho quem não sabe inglês fica em enorme desvantagem na busca por um emprego.
  • A quantidade de informações acessíveis ao público de forma gratuita em inglês é muito maior, quer seja para fazer uma pesquisa acadêmica, se informar sobre um produto que você deseja comprar ou mesmo para aprender uma nova habilidade.
  • Os estrangeirismos estão cada vez mais comuns na sociedade brasileira.
  • A influência da língua inglesa no país é cada dia mais forte, estando presente por todo lado.


Como a língua inglesa chegou ao Brasil?


Os registros literários contam que o ensino da língua inglesa no país começou por iniciativa de Dom João, em 1809, por conta da necessidade de estabelecer acordos comerciais devido a abertura dos portos para o comércio estrangeiro.


Por que o inglês faz parte do currículo escolar brasileiro?


Hoje em dia, os governantes brasileiros, cientes da importância da língua inglesa e a influência que exerce, incluíram o ensino da língua como matéria obrigatória nas escolas a partir do primeiro ano do ensino fundamental.

Mas essa medida serviu apenas como uma forma de introduzir o básico do idioma, pois a carga horária adotada é de poucas horas por semana.

Por isso, sempre que possível, é recomendado buscar um aprofundamento no idioma para se qualificar e para acompanhar todas as tendências que estão sempre chegando ao Brasil.


O que significa a expressão estrangeirismo?


Estrangeirismo refere-se ao processo de inserção de palavras de outros idiomas como parte integrante da língua local, por ser muito comumente usada na cultura do país.


Exemplos de estrangeirismos no Brasil


Os exemplos de palavras advindas da língua inglesa que passaram a ser incorporadas como palavras inerentes ao vocabulário usado pelos brasileiros são muitos, seguem alguns exemplos:


jeans: ( refere-se ao tipo de tecido, podendo aparecer como calça jeans, bermuda jeans, etc)

A-influência-da-língua-inglesa-no-Brasil-jeans

Jeans

light: ( uso mais comum no ambiente da nutrição - para rotular determinado alimentos como menos calórico)

diet: ( idem ao item acima, mas o diet refere-se ao alimento que não tem adição de açúcares)

top model: ( esse foi o título de uma novela transmitida por uma emissora de TV popular no Brasil - refere-se a uma supermodelo, uma mulher muito bonita que ganha muito dinheiro com a exibição do seu corpo)

delivery: ( termo utilizado para se referir ao serviço de entrega em domicílio de um produto)

milkshake: (bebida láctea batida com sorvete)

shopping centre: (centro comercial)

fast food: ( comida rápida, lojas que oferecem alimentação com um tempo de preparo mínimo)

pet shop: (centro que oferece serviço para os animais de estimação)

lan house; ( casa que comercializa acesso à internet e outros serviços de informática)

drive through: ( modelo comercial onde a pessoa nã precisa descer do carro para fazer seu pedido, pagar e receber o produto - adotado por fast food's, farmácias, etc)

pit stop: ( parada para manutenção ou re-abastecimento)

air fryer: (aquela panela elétrica que não necessita do uso de óleo para fritar alimentos)

home office: (agora, devido à pandemia do covid-19, essa palavra está mais na moda do que nunca. Refere-se ao trabalho de dentro de casa,"working from home", um "escritório doméstico")

A-influência-da-língua-inglesa-no-Brasil-home-office

Home office

Estes são alguns exemplos de palavras em inglês que são frequentemente usadas no Brasil como parte integrante do português, a língua oficial do país.

Listamos estas palavras neste artigo para ilustrar e enfatizar tamanha influência que a língua inglesa exerce em nossa cultura.

Se você chegou até aqui neste artigo e ainda está se perguntando:


Mas porque é que a língua inglesa é tão importante?


Podemos resumir a explicação sobre a importância do inglês no seguinte: com a globalização do planeta, a velocidade da comunicação avançou muito, está cada vez mais veloz, e assim, interagir com pessoas em outros países, que muitas vezes comercializam serviços exclusivos, ficou muito mais fácil.

E querendo ou não, é uma regra geral usar:


O inglês como o "idioma dos negócios"


Se você está aqui no Brasil, um país onde a língua nativa é o português, e está fazendo negócio com alguém que esteja na Espanha, por exemplo, onde o idioma falado é o espanhol, na grande maioria das vezes a comunicação entre as duas partes acontece no inglês.

Além do mais, a produção de conhecimento na língua inglesa é exorbitantemente maior do que na língua portuguesa, devido a pessoas do mundo inteiro colaborarem na construção da ciência principalmente na língua inglesa.

Isso explica o motivo de qualquer tese, pesquisa acadêmica que for feita, além da versão em português, precisa ser feita a versão em inglês. Todas as universidades exigem isso, é uma norma da comunidade científica.


Aprenda inglês com um nativo

Existem várias formas de se aprender um idioma, abaixo listamos algumas delas juntamente com suas respectivas vantagens e desvantagens.

  • Estudar por conta própria, aproveitando principalmente os recursos disponíveis gratuitamente na internet. Dá certo, mas exige mais esforço e tempo.
  • Com um curso de vídeo online de um nativo, você pode estudar em um horário que seja bom para você e pode assistir às aulas quantas vezes quiser.
  • Se matricular em uma escola de inglês tradicional e seguir seus métodos de ensino, com livro didático e atividades elaboradas por professores brasileiros; a desvantagem fica por conta de estar distante da cultura do idioma.
  • Aprender com aulas particulares diretamente com um nativo - uma forma prática, rápida e barata de acelerar o aprendizado, pois você força seu cérebro a já se comunicar no novo idioma desde o primeiro instante - as aulas podem ser feitas via Zoom, por exemplo. Você pode ler sobre uma aula típica comigo aqui.
  • Fazer um intercâmbio - essa é uma alternativa que exige maior inevstimento mas também traz enormes benefícios, afinal, nada melhor do que uma imersão para aprender uma nova língua, não é mesmo?

Você também pode gostar de ler sobre Países que Falam Inglês como Segunda Língua.


E aí, agora que você já sabe como a língua inglesa é importante e influente no Brasil, deseja aprender inglês com um nativo?

Entre em contato agora mesmo e agende uma aula introdutória!

Sobre o autor

Professor nativo de inglês da Irlanda com mais de 3.500 horas ensinando falantes de português. Criador de curso em video online: "Fluência em Inglês".

você pode gostar também

deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}