August 14

0 comments

A Páscoa nos Estados Unidos

By Gordon

August 14, 2020


A Páscoa nos Estados Unidos


Os Estados Unidos, como um país majoritariamente cristão (de origem evangélica, em sua maioria), comemoram a Páscoa e sua celebração é muito importante para os fiéis, apesar de não ser considerada um feriado nacional.

A Páscoa é um feriado religioso de raiz cristão. De acordo com os religiosos, Jesus Cristo (filho de Deus encarnado, que veio a Terra para salvação dos pecados) ressuscitou nessa data, três dias após ser crucificado. Ela é uma das principais festividades cristãs, se não a principal.

É verdade, apesar de algumas lojas fecharem, serviços públicos, normalmente, são mantidos em seus devidos horários de funcionamento.


Tradições no Dia da Páscoa na EUA "Easter Sunday"


Inclusive no dia de Páscoa, ocorre o Easter Sunday Sports. No próprio dia de Páscoa acontecem jogos profissionais nas maiores ligas esportivas do país como basquete (NBA), beisebol (MLB) e futebol americano (NFL).

No dia de Páscoa, que aliás, sempre ocorre aos domingos, as famílias costumam ir à suas igrejas durante a manhã, para recordar a ressurreição do Salvador.

Inclusive, muitas famílias se programam para irem juntas e partilharem desse momento de fé e devoção unidas. Isso é incentivado pelas comunidades, que visam manter a harmonia e o amor entre os fiéis.

Algo muito comum no Brasil, que não é tão comum assim lá, são os ovos páscoa. Calma, eles também têm, e os ovos tem papel importante na celebração deles, porém lá outras coisas são mais comuns.

Você pode aprender as principais diferenças entre o inglês americano e o inglês britânico em nosso curso em vídeo online à venda na Udemy por €29.99/69.99R$: "Elimine os Erros que as Pessoas Que Falam Português Cometem em Inglês". 4 horas de vídeo exclusivamente para pessoas que falam português.

Veja o vídeo abaixo e você pode ler mais e assistir mais vídeos aqui.



Enquanto no Brasil, se costuma ir aos supermercados e comprar ovos grandes de chocolate para entregar de presente uns aos outros, nos EUA essa prática é rara e acontece em locais com concentração de brasileiros, como a cidade de Framigham, em Massachussets.

No Brasil, as crianças recebem ovos de cerca de 500 gramas, que normalmente vem com brinquedos dentro, para a alegria da criançada.


Ovos de páscoa nos EUA


Por outro lado, nos EUA os ovos são menores, podendo ser de chocolate, de galinha ou de plástico. Mais comum que os ovos são outros tipos de doces.

Marshmallows, balas, jujubas e até cookies ou brownies são mais comuns por lá. Além desses, chocolates em formato do coelhinho também são bastante usados como forma de presentear alguém querido.

A origem do chocolate relacionado a Páscoa está ligada às práticas antigas em países mais pobres. Nesses, a população Cristã se abstinha e renunciava qualquer item luxuoso durante 40 dias, tempo que Jesus passou em jejum por 40 dias e 40 noites no deserto.

Esse tempo precedeu sua crucificação. Após esse período de renúncia a itens luxuosos, se davam chocolates uns aos outros como forma de celebração.

A semana de Páscoa possui uma história interessante e você pode saber como ela afetou a nomeação dos meses e dos dias da semana aqui.


Tradição da Páscoa nos EUA: A caça aos ovos

A-Páscoa-nos-Estados-Unidos-A-caça-aos-ovos

A caça aos ovos é um evento bem tradicional e amplamente difundido na cultura norte-americana. Nela, os adultos responsáveis escondem os ovos, normalmente em jardins.

Após isso, as crianças saem para procurar com suas cestinhas. Normalmente isso é feito junto com a família ou comunidade (vizinhos, pessoas amigas da Igreja...) e é um momento de descontração para os menores.

Apesar de os pais esconderem os ovos, no imaginário das crianças, eles são escondidos pelo coelhinho da páscoa, um personagem muito querido pelas crianças americanas assim como a Fada dos Dentes e o Papai Noel.


Tradição da Páscoa nos EUA: "Easter Egg Roll" na Casa Branca

Um fato interessante a respeito da caça aos ovos é que ela ocorre todo ano nos jardins da Casa Branca. O evento é chamado de “Easter Egg Roll”. Essa é uma das mais marcantes e antigas tradições promovidas na residência presidencial. Essa pratica começou em 1878 com o então presidente Rutherford B. Hayes.

A-Páscoa-nos-Estados-Unidos-Easter-Egg-Roll-no-White-House


Nesse ano, no dia de páscoa, algumas crianças apareceram na frente da residência e perguntaram se podiam brincar no jardim. Rutherford, então, disse aos seguranças que deixassem que as crianças entrassem.

E de lá pra cá, todo ano ocorre um grande evento. Em 2019, por exemplo, Donald Trump recebeu 30.000 convidados para o evento, que contou com organização de sua esposa e primeira dama Melania Trump. Essa é uma ação bem interessante: por um lado, mantem as tradições, e por outro, reforça a popularidade do presidente.

Outro aspecto interessante e bem comum nas celebrações americanas é a decoração. Seja na Páscoa, Halloween ou Natal, muito se valoriza a decoração. Ovos pintados e coloridos e o famoso coelhinho da Páscoa estão sempre presentes.

Aliás o coelhinho é símbolo importantíssimo para tais comemorações. Ele é um dos elementos mais intimamente relacionados à essa data. A sua simbologia relaciona-se com a fertilidade, devido ao grande número de filhotes dados por esses animais.


A-Páscoa-nos-Estados-Unidos-coelhinho-da-Páscoa

O coelhinho da Páscoa

A origem do coelhinho da páscoa


Durante o período da Idade Média e a cristianização dos povos bárbaros, alguns aspectos culturais desses povos foram incorporados. Dos povos germânicos, uma característica adquirida foi a de Ostara, deusa mítica germânica da fertilidade, relacionada a figura de coelhos. Como prática mítica-religiosa, pais pintavam ovos de aves e deixavam espalhados nos campos. Assim, quando crianças fossem caçar coelhos (prática comum na época) encontravam esses ovos e imaginavam que teria sido o coelho que tinha deixado.

A igreja, com intenção de não se desfazer totalmente desses credos desse povo e com o objetivo de conversão das nações, incorporou essa tradição. Com isso, práticas de culto à Ostara (que aconteciam no período da ressurreição de Cristo), passaram a serem ligados à figura de Jesus. Os mais antigos registros alemães a respeito de coelhos que entregam ovos para crianças datam de 1678.


Desfiles de Páscoa nos Estados Unidos


Outra prática que ocorre nos EUA está relacionada a desfiles onde pessoas vestidas tematicamente, de acordo com essa data, vão as ruas em carros abertos. Isso ocorre em algumas cidades, e dependendo de onde você esteja, ela pode ocorrer ou não. Em Nova York, na 5a avenida, desfiles como esse acontecem todos os anos.

A-Páscoa-nos-Estados-Unidos-easter-egg-bread

Easter Egg Bread

Algo particular é o almoço da páscoa. Normalmente, eles ocorrem em família com cardápios variados. Enquanto algumas pessoas comem peru ou pernil, outras comem o “Easter Egg Bread” (pão feito com ovo usado especificamente nessa comemoração), e outras comem pizza, como uma maneira de alegrar a criançada e sair um pouco da rotina.


A influência das tradições da Páscoa nos Estados Unidos


Uma coisa não se pode negar: os Estados Unidos tiveram um papel importante na expansão dessas práticas ao redor do mundo ocidental, de maneira geral. Um exemplo é a Irlanda. Durante minha juventude nos anos 80 e 90, não era comum se ver essas caças aos ovos. Por outro lado, hoje, todos os anos meus sobrinhos se reúnem para procurá-los. E a tendência é cada vez mais haver adesão com relação à essas práticas.

A-Páscoa-nos-Estados-Unidos-shrive-tuesday-na-irlanda-panqueca

Panqueca na Irlanda

Daí também, vem a “Shrove Tuesday”. Essa data é a terça-feira de carnaval no Brasil, dia de muita festa que ocorre um dia antes da quarta-feira de cinzas. É um dia de comer bastante antes dos 40 dias de renúncia.

Na Irlanda, por exemplo, a “Shrove Tuesday” é bem comum. Ovos eram um item de luxo no passado. Após esse dia, os Irlandeses só poderão comer panqueca com ovos depois de 40 dias.

A Páscoa terminou, então que tal o Natal na EUA agora?

O Canadá tem seus próprios hábitos e costumes interessantes, você pode ler sobre de 18 deles aqui.

Os Estados Unidos são sempre um destino popular para falantes de português, você pode aprender 6 pontos para lembrar quando quiser revalidar seu diploma aqui, ou descobrir como as casas são construídas aqui.


Assim é comemorada a Páscoa nos Estados Unidos. Como as comemorações acontecem no seu país?

Deixe aqui nos comentários!

Sobre o autor

Professor nativo de inglês da Irlanda com mais de 3.500 horas ensinando falantes de português. Criador de curso em video online na Udemy: "Eliminate the Mistakes Portuguese Speakers Make in English/Elimine os Erros que as Pessoas Que Falam Português Cometem em Inglês", e eBook de 2016 "Elimine os 63 Erros Mais Comuns que as Pessoas Que Falam Português Cometem em Inglês".

você pode gostar também

deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}