April 21

0 comments

As Estações do Ano e os Dias da Semana e os Meses em Inglês

By Gordon Gaffney

April 21, 2021


As Estações do Ano e os Dias da Semana e os Meses em Inglês

Os ciclos de tempo do nosso planeta são um aspecto muito importante e presente de nossas vidas, e é claro que isso se reflete na língua que falamos. Isso significa que é bom aprender sobre as estações do ano e os dias da semana e os meses em inglês.

Toda hora falamos do tempo: os dias da semana, o mês que vem ou passado, e a estação do ano em que estamos. Cada cultura, e portanto suas línguas, tem uma história íntima com o tempo e as estações, e aprender essa história é importante para entender a língua que estamos falando, e a cultura que estamos participando.

As Estações do Ano e os Dias da Semana e os Meses em Inglês

Por outro lado, apesar de falarmos línguas totalmente diferentes e usarmos termos diferentes, nós utilizamos, de maneira geral, o mesmo calendário e a mesma forma de contar o tempo.

Por que será?

Meses em inglês (Months)

A prática de dividir os dias em meses já é muito antiga, e também é muito importante.

Diversos povos da antiguidade usavam a contagem de tempo para prever o clima para que sua colheita fosse mais eficiente e eles não acabassem, por exemplo, passando fome nos dias mais frios do inverno, onde plantar qualquer coisa seria muito difícil.

Desde muito cedo, os seres humanos em todos os cantos do mundo perceberam que as estrelas, a lua e o sol são ferramentas excelentes para contar o tempo. Apesar de tudo em volta mudar, os astros no céu têm ciclos constantes.

A lua, de trinta em trinta dias, passa por uma transformação onde ela se preenche até ficar totalmente brilhante, e depois vai diminuindo até desaparecer, e então se preenche novamente. As constelações no céu também mudam ao longo do tempo, mas depois de 365 dias, elas voltam à mesma posição.

Por esse motivo, o calendário não mudou drasticamente desde a antiguidade até agora, passando por variações que refletem um entendimento maior do ciclo da Terra em torno do Sol, e, principalmente, mudanças nos nomes dos meses e das eras por motivos religiosos e culturais.

O calendário que usamos hoje em dia é o calendário Gregoriano, baseado no primeiro calendário de Roma. Apesar de ter sido dividido em 12 meses desde o começo, somente Março até Dezembro eram nomeados, sendo que os primeiros dois meses não tinham nomes porque era inverno e era uma época considerada “morta”.

Alguns meses tinham nomes de deuses, e outros eram simplesmente numerados como Quintilis (o quinto), Sextilis (o sexto), Setembro (sétimo), Outubro (oitavo), Novembro (nono) e Dezembro (décimo). 

Eventualmente, Janeiro e Fevereiro foram adicionados, fazendo com que os nomes numerados não fizessem muito sentido. Quintilis e Sextilis foram renomeados para Julho, em homenagem à Júlio Cesar, e Agosto, em homenagem ao imperador Augusto.
Aqui está uma tabela com os meses a origem dos seus nomes:

Portuguese

english

origem

Janeiro

January

Jano, deus dos começos e transições

Fevereiro

February

Februa, festival dedicado à limpeza da primavera

Março

March

Marte, deus da guerra

Abril

April

Aperio, “abrir” em latim, referência a abertura da primavera

Maio

May

Maia, deusa da fecundidade

Junho

June

Juno, esposa de Júpiter, rainha dos deuses

Julho

July

Homenagem à Júlio Cesar

Agosto

August

Homenagem à Augusto

Setembro

September

O sétimo, em latim

Outubro

October

O oitavo, em latim

Novembro

November

O nono, em latim

Dezembro

December

O décimo, em latim

Dias da Semana em inglês (Days of the Week)

Dividir o mês em semanas é uma prática tão antiga quanto os meses em si. Porém, diferente dos meses, existe um pouco de variação entre o inglês e o português devido a questões históricas.

Cada um dos dias da semana da língua inglesa, e também de muitas línguas pelo mundo (incluindo o espanhol, que também é uma língua latina como a nossa), está associado a uma divindade. Esse sistema originalmente é romano, mas os povos germânicos o adaptaram para os deuses de sua cultura. 

Aqui está uma tabela com o dia da semana, sua tradução para o inglês, e o deus associado a esse dia:

portuguese

english

god (deus)

Segunda-feira

Monday

Dia da Máni, deusa da lua

Terça-feira

Tuesday

Dia de Tiw, deus do combate e juramentos

Quarta-feira

Wednesday

Dia de Woden, deus da magia e conhecimento

Quinta-feira

Thursday

Dia de Thor, deus do trovão

Sexta-feira

Friday

Dia de Fríge, deusa da sabedoria

Sábado

Saturday

Dia de Saturno, deus romano

Domingo

Sunday

Dia de Sunna, deus do sol

Porém, na língua portuguesa é um pouco diferente: colocamos “feira” na frente dos dias da semana. Os portugueses começaram a utilizar o termo para afastar o nome da semana de deuses pagãos, afinal, eles eram todos cristãos.

A palavra vem de “Feria”, que significa “dia de descanso”. Na época em que o termo começou a ser utilizado, a única semana com “feira” era a que vinha antes da Páscoa, a Semana Santa era uma semana em que cristãos não trabalhavam. 

Quer saber mais sobre  a Páscoa nos EUA? Clique aqui.

Depois, acabou que o termo ficou para todas as semanas. O sábado deriva do hebreu Shabbat, que é o dia de descanso dos judeus, e o domingo deriva do latim Dies Dominicus, que significa “Dia do Senhor”.

Foi o Imperador de Roma Constantino que decidiu que a semana teria sete dias e começaria no domingo, no ano 321 D.C., e a razão é bem simples: deus criou o mundo em seis dias, e descansou no sétimo: o sábado, shabbat.

No Brasil e nos Estados Unidos a semana começa no domingo (muitos não sabem disso!), enquanto na Europa ela geralmente começa na segunda-feira, e no Oriente Médio ela começa no sábado.

Estações do Ano em inglês (Seasons of the Year)

As estações do ano são também uma parte importante do como contabilizamos o tempo para prever o clima e nos ajudar a sobreviver.

O motivo pelo qual as estações do ano acontecem tem a ver com os movimentos da Terra em relação ao Sol. A Terra faz vários movimentos, mas dois são principais: a rotação e a translação.

A rotação (rotation) é o movimento que a Terra faz no seu próprio eixo, girando como um peão. Isso é o que dá origem ao dia e a noite. Quando o país em que você está vivendo está de frente para o sol, é dia. Quando ele está de costas para o Sol, é noite.

Isso também explica por que cada país tem horários diferentes dependendo de onde eles ficam horizontalmente no globo. Importante lembrar que a Terra não gira retinha verticalmente. Ela tem uma pequena inclinação de 24 graus. Essa inclinação vai ser importante já já.

A translação (revolution) é o movimento que a Terra faz em volta do Sol que dura 365 dias. No final do ano, a Terra vai estar no mesmo lugar onde estava no começo do ano. Mas esse movimento também não é um círculo perfeito em volta do Sol, e sim uma elipse.

Isso quer dizer que em alguns momentos do ano a Terra vai estar mais próxima do Sol, e em outros ela vai estar mais distante. É daí que vem as estações do ano. De forma simples: quando ela está mais próxima, nós temos a primavera e o verão. Conforme ela vai se distanciando, temos o outono e o inverno.

Lembra daquela leve inclinação que falamos antes? Ela é importante aqui. Por causa dessa inclinação, se a parte de cima da Terra, o Hemisfério Norte (North Hemisphere) estiver mais perto do Sol, a parte de baixo, o Hemisfério Sul (South Hemisphere), vai estar mais longe, e vice-versa.

Por isso, quando está verão aqui, está inverno nos Estados Unidos. E por isso o nosso Papai Noel sofre usando aquela roupa quente no meio do verão do Natal.

 O momento em que o Sol fica mais forte em um dos hemisférios é chamado de Solstício de Verão (Summer Solstice), e nesse momento o outro hemisfério vai estar no Solstício de Inverno (Winter Solstice). O Equinócio, por outro lado, é o período entre a primavera e o outono em que ambos os hemisférios tem a mesma quantidade de horas no dia e na noite.

Aqui está uma tabela com as estações do ano em português e inglês:

portuguese

english

Primavera

Spring

Verão

Summer

Outono

Autumn / Fall

Inverno

Winter

Como você pode ver, os nomes são bem diferentes. Então, assim como as semanas, a origem deles deve ser diferente, não é?

Antigamente, só existiam duas estações: veris (latim para “bons tempos”), a estação do calor em que era possível plantar e colher, e hiems (“maus tempos”), a estação do frio onde tudo era mais difícil e escasso. 

Depois, a nomenclatura mudou um pouco. O início do verão, logo depois que acaba o inverno, começou a se chamar primo vere, ou seja, “primeiro verão”.

Veris, é claro, continuou como verão. Tempus autumnus significa “tempo do ocaso”, a época em que as coisas morrem, as folhas caem, os bons tempos acabam e o inverno se aproxima: o outono. E por fim, tempus hibernus, o inverno, onde só é possível hibernar, e esperar o frio passar.

Já em inglês, a origem dos nomes tem algumas diferenças. A primavera, spring, começou a ser chamada de springing time (época de salto) no século XIV. A ideia é que as plantas “saltavam” do solo nessa época. Conforme o tempo passou, o termo foi se simplificando para somente spring.

As Estações do Ano e os Dias da Semana e os Meses em Inglês

A origem da palavra summer para o verão não é muito clara mas, de maneira geral, ela vem da palavra sumor do inglês antigo, que por sinal vem de outras palavras de línguas mais antigas que possivelmente significavam “união, se julgar como um só”.

Autumn vem da mesma origem da palavra outono. Porém, a palavra fall, que também é usada para denominar a estação do outono, provavelmente surgiu no século XVI por causa das folhas que caem das árvores (em inglês, “cair” é “to fall”). Geralmente, americanos e canadenses falam fall, enquanto ingleses falam autumn.

winter, o inverno, tem duas possibilidades de origem, ambas da língua Proto-Indo-Europeia: wed, que significava “molhado”, e wind-, que significava “branco”. Qualquer uma das duas faria sentido.

A origem dessas palavras fala um pouco sobre a história da nossa raça – nossas batalhas contra o clima, nossas dificuldades em sobreviver os momentos mais frios do ano e conseguir se preparar de maneira eficiente.

Os meses e semanas falam sobre a nossa história com a religião, nossas origens em povos romanos, germânicos, e tantos outros. A influência do passado existe todos os dias, literalmente, nas nossas vidas. E isso tudo se reflete na língua que falamos, e a que estamos aprendendo a falar.

A língua inglesa é cheia de curiosidades interessantes e divertidas, e você pode ficar sabendo mais aqui.

Quer aprender um pouco mais sobre inglês? Saiba aqui algumas das mais usadas perguntas básicas e sua resposta. 

Você pode saber mais sobre o sistema solar, os planetas e as fases da lua aqui.

Também poderá se interessar pelo nosso curso em vídeo online à venda na Udemy por €29.99/69.99R$: "Elimine os Erros que as Pessoas Que Falam Português Cometem em Inglês". 4 horas de vídeo exclusivamente para pessoas que falam português. Você pode ler mais sobre isso e assistir a vídeos gratuitos aqui.

Qual seu mês favorito? E a estação do ano? Comente aqui embaixo!

Gordon Gaffney

Sobre o autor

Professor nativo de inglês da Irlanda com mais de 3.500 horas ensinando falantes de português. Criador de curso em video online na Udemy: "Eliminate the Mistakes Portuguese Speakers Make in English/Elimine os Erros que as Pessoas Que Falam Português Cometem em Inglês", e eBook de 2016 "Elimine os 63 Erros Mais Comuns que as Pessoas Que Falam Português Cometem em Inglês".

você pode gostar também

deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}