February 26

0 comments

Atividades Com Música em Inglês

By Gordon Gaffney

February 26, 2021


Atividades Com Música em Inglês


Você é apaixonado por música? Então saiba que aprender inglês com sozinho com música nunca foi tão fácil e rápido quanto agora, aqui temos atividades com música em inglês, e os resultados no seu aprendizado serão gigantescos.

atividades-para-aprender-ingles-com-musicas-51k

Diferente do estudo por aulas ou livros, a música não necessita de muito trabalho para se tornar um hábito pois ela sempre está presente em nossos dias. E o melhor de tudo: só levará alguns minutos do seu tempo para estudar as atividades com música em inglês e, mesmo assim, aprenderá muito.

Você poderá encaixar na sua rotina sem problemas, podendo estudar no caminho para o trabalho, enquanto lava a louça ou até mesmo leva o cachorro para passear.

Estudar inglês com música é super recomendado para quem é total iniciante na língua ou aqueles que já sabem algumas poucas frases, pois com elas você estará aprendendo frases prontas básicas, aumentará seu vocabulário e, principalmente, irá melhorar muito sua pronúncia. E tudo isso enquanto se diverte ouvindo suas músicas favoritas.

Mas caso você já saiba se virar com o idioma, continue lendo pois ainda há como aprender (e muito!) ouvindo músicas em inglês.

Mas Primeiro, O Que Manter Em Mente Ao Estudar Por Atividades Com Música Em Inglês?

  • Procure, inicialmente, por músicas populares que serão mais fáceis de encontrar as letras disponíveis na internet. Uma boa dica é sempre ficar de olho nas músicas mais tocadas do momento.
  • Tente começar por músicas fáceis de entender a pronúncia do cantor ou cantora. Músicas pop, por exemplo, possuem pronúncias muitos mais fáceis de serem entendidas.

Caso você já seja um pouco mais avançado no inglês, pode ousar nas músicas rápidas e mais agitadas para estudar, como o Heavy Metal por exemplo.

  • Estude por músicas em inglês que você realmente goste. Não tente se aprofundar nos estudos com um estilo de música, cantor e/ou banda que não lhe interessem pois no final você acabará mais entediado e irritado do que realmente aprendendo algo.
  • E, claro, se você não gostar de um certo ritmo ou voz, há sempre a possibilidade de poder escutar um cover que se encaixa no seu estilo. Músicas super populares costumam ter milhares de covers em diferentes estilos, vozes e ritmos. Por isso é sempre importante começar procurando por elas.
  • Tenha em mente que as músicas costumam estar carregadas de gírias e de frases informais. Não tente repeti-las em um ambiente formal como a sua faculdade ou trabalho, por exemplo.
  • Escolha uma música por semana para aprender inglês com ela e, pelos próximos sete dias, estude-a por completo: suas letras, o que você consegue compreender do que está sendo dito, reescrever em um papel esses versos e, claro, repita a canção em voz alta.

Como Aprender Inglês Com Músicas?

  •  Primeiro, escute a música sem as letras disponíveis. Preste redobrada atenção às palavras, principalmente as que se repetem várias vezes ao longo da canção. Pause de pouco a pouco e tente repetir o que foi dito.
  • Faça um rápido resumo sobre a música que acabou de ouvir. Qual era o ritmo dela? E o cantor, como era a voz e como foi a performance dele? Contava uma história? Tente se lembrar da maior quantidade de detalhes possível e comente sobre cada um.
  • Ouça novamente mas desta vez seguindo as letras traduzidas em português. O que está sendo dito é igual ao que você escreveu em seu resumo? Se não, no que você errou ou deixou passar?
  • Solte a voz. Isso mesmo: é para cantar junto com a música. O nível da sua pronúncia não importa aqui. Pode parecer um pouco confuso de início, mas se seguir esse exercício verá que seu speaking melhorá em grandes escalas. Você irá estar treinando tanto a velocidade da sua fala quanto as pronúncias.
  • Escute com bastante atenção à música e escreva em um papel o máximo que você consegue entender do que está sendo cantado (sem usar cola!). Depois, compare com as letras oficiais e veja como se saiu. Acertou muitas ou errou bastante? No último caso, você precisará focar mais em seu listening.
  • Leia as letras em inglês e anote as que você não conhece ou que não se lembra do significado. Tente primeiro, antes de correr para o Google tradutor, parar um segundo e pensar no contexto em que essa palavra está inserida. Será que conseguirá adivinhar o que ela pode significar?
  • Assista a entrevistas do seu cantor favorito comentando sobre suas próprias músicas. Foque nas palavras que ele(a) usará para descrever as canções.
  • Cante o que conseguir lembrar, sem ler as letras. Pode ser um pequeno trecho, ou até mesmo com os refrões trocados… O importante é se esforçar para lembrar as palavras ouvidas.
  • Concentre-se em como são usados os verbos ao longo da música. O verbo está no passado, presente ou futuro? Está estruturado certinho ou errado de propósito?
  • Faça uma playlist com músicas em inglês que você tem interesse em estudar por elas, e não tenha medo de usar o replay e ouvi-las várias vezes (quanto mais, melhor).
  • Grave sua própria voz. Mas calma! Se você não se sente confortável com a ideia de gravar a si mesmo cantando, tente então ao invés de cantar apenas recitar as letras da música. O importante aqui é exercitar sua fala.


Mas Dá Para Alcançar O Nível Avançado Em Inglês Estudando Com Músicas?

Se você já está em um nível mais alto em inglês e as dicas acima não estão funcionando mais para você, saiba que ainda dá para continuar estudando com músicas!

  • Comece a escutar por raps em inglês

Se você for intermediário e quiser dar um up no seu inglês, uma dica muito importante é passar a estudar com raps. Esse ritmo costuma ter palavras cantadas rapidamente, que podem deixar um iniciante no idioma completamente confuso. Ouça, separe alguns minutos para tentar adivinhar e escrever tudo o que você conseguiu entender das letras.

  • Assista e escute musicais

Agora, se você quer ser mais ousado e desafiar seus conhecimentos, escute a filmes ou peças de teatro musicais. Eles tendem a variar de vozes, sotaques, velocidades e ritmos que darão aumentos significativos nas suas capacidades linguísticas (principalmente as de compreensão).

Outro ponto muito importante dos musicais é a capacidade de contar histórias completas através das músicas. Com eles, você expandirá seu vocabulário de maneira rápida e fácil de entender.

Alguns musicais super conhecidos para você estudar são: Hamilton: The Musical, La La Land: Cantando Estações, High School Musical e muitos outros para você se divertir enquanto estuda. Para qualquer que seja o seu gosto, haverá um musical perfeito para você estudar inglês ouvindo músicas.

  • Foque nas palavras difíceis

Quando você já estiver satisfeito com seu speaking básico, que consegue pronunciar e até montar frases por conta própria, dê então atenção aquelas palavras que embolam sua língua ao tentar dizê-las em voz alta.

Procure também saber como movimentar seus lábios e língua da maneira correta ao falar essas palavras. O Google tradutor, por exemplo, possui essa exata funcionalidade.

Algumas Músicas Recomendadas Para Aprender Inglês + Exercícios Para Cada Uma

Com o próprio nome já diz, essa música é uma boa para aprender as expressões usadas para descrever a felicidade. Há diversas expressões importantes, como em “[…] feel like a room without a roof” e em “can’t nothing bring me down”. Procure entender o que cada uma significa.


Ótima música para treinar o que você entendeu da letra apenas de ouvir. Shape Of You conta uma história sobre o encontro de um homem e uma mulher em um bar, e em como o relacionamento entre os dois vai se progredindo pouco a pouco.


“Cause the players gonna play, play, play, play, play.”… Preste atenção em como a cantora repete as palavras várias e várias vezes ao longo da música. Com uma letra repetitiva, é perfeita para treinar seu speaking ao repetir as palavras e cantar junto. Além também de ter termos e expressões importantes.


Com um tema forte e bonito para passar, Halo também é ótimo para treinar o seu entendimento do que a cantora está querendo mostrar, de como ela está se sentindo.

As primeiras estrofes valem a pena ficar de olhos bem abertos com elas, pois estão cheias de palavras e frases interessantes.


Como em Halo (Beyoncé), é muito importante ficar de olho nas primeiras estrofes dessa música. Separe alguns minutos para (sem a tradução) entender o que a cantora quis dizer com seus versos, em como ela se sentia antes e em como ela passou a se sentir depois.

Outra música com uma historinha para ser contada dentro dos versos. Ouça-a e procure entender o que está acontecendo. O que o cantor está querendo dizer?

Outro ponto positivo desta música são as contrações muitos usadas, como no trecho do refrão “why you gotta be so rude?”. Eles são extremamente comuns em conversas comuns, por isso treine suas pronúncias ao cantar junto.


Super recomendada para quem está procurando treinar seu speaking de forma fácil e rápida, pois os versos nessa música muitas vezes se repetem, quase que uma única estrofe para a música inteira. Solte a voz e cante junto (treinando sua pronúncia também!).

Você também pode gostar de ler de 10 músicas com Past Continuous, algumas boas músicas para aprender inglês aqui, sobre as 7 músicas com phrasal verbs ou clicando aqui para saber 7 músicas com modal verbs.

Gordon Gaffney

Sobre o autor

você pode gostar também

deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}