August 20

1 comments

Como Aprender a Ler em Inglês? (10 Dicas para Lembrar)

By Gordon

August 20, 2020


Como Aprender a Ler em Inglês?


Pois então, todos sabemos a importância de aprender a ler a língua inglesa em um mundo globalizado e marcado pela rapidez da Internet.

Todo dia em algum país de língua não inglesa milhares de pessoas perseguem o sonho de proficiência em um segundo idioma, na maior parte das vezes o inglês. A língua de Shakespeare nos cerca em nosso dia-a-dia, músicas, nomes de produtos, marcas. Estamos tremendamente expostos ao inglês no Brasil e em muitas partes do mundo.

Assim, quem não desenvolve sua capacidade de leitura em inglês corre o risco de ficar para trás.


Tá, mas e agora?


Como iniciar com os primeiros passos no caminho da liberdade de ler bem o Inglês e ainda, por que focar inicialmente na leitura, qual sua importância?

Então, a habilidade de ler um texto em inglês de forma fluida é algo que devemos desenvolver de forma prioritária. Os países de língua Inglesa, Reino Unido, Estados Unidos, Irlanda, Canadá, dentre outros estão na vanguarda de muitos campos de pensamento.  

Podemos dizer sem medo de errar que na maioria das profissões, ler livros técnicos e “papers” em inglês é primordial para estar atualizado com as melhores e mais modernas teorias.

Um médico por exemplo tem que consultar jornais acadêmicos norte americanos como o The New England Journal of Medicine, PubMed ou a revista Britânica The Lancet, para estar por dentro dos estudos e promessas mais importantes da atualidade.

Como-Aprender-a-Ler-em-Inglês-the-Lancet

Esperar traduções que podem demorar meses ou até não ficarem disponíveis vai limitar muito sua capacidade de se manter atualizado.


Algumas dicas para aprender a ler em inglês que são bastante úteis nessa jornada, confira:

1º - Comece devagar e identifique seu nível de inglês

O primeiro passo é sempre começar, dar o primeiro passo. Identificar em que estágio do aprendizado também é bastante importante pois pode indicar que caminho seguir num primeiro momento. 

Se exponha o máximo possível ao inglês, leia de tudo um pouco, principalmente temas que sejam do seu interesse.

Estudar temas que gostamos é sempre mais fácil. Ler algo que já leu em português pode ser uma boa estratégia também. Assim você pode comparar os textos e construir em sua mente um processo de compreensão da língua.


2º - Faça Anotações

Ao passo que for fazendo suas leituras, use e abuse das anotações. Marque as palavras novas e o modo de construção das frases.

Está mais do que provado que anotar e marcar acelera a fixação das novas informações e permite ter um panorama mais concreto.

Fique atento a palavras que se repetem bastante, e, se possível, indique as variações como tempos verbais e gêneros diferentes.

Busque outras frases que utilizem as novas palavras que você aprendeu, isso vai ampliar o alcance do teu conhecimento.

Vocabulario e Palavras ingles e portugues

Você pode ler meus conselhos sobre como fazer anotações e como estudar vocabulário em casa aqui.


3º - Use os dicionários corretamente

Faça bom uso dos dicionários. O investimento em um bom dicionário é muito importante. Inicialmente um dicionário bilíngue pode ser interessante, mas não o use como uma muleta, se force a tentar compreender o máximo antes de apelar para ele. 

Assim que possível passe a usar um dicionário monolíngue, isso vai te obrigar a compreender diferentes contextos e descobrir outros exemplos para usar o novo termo.

Não vá direto ao dicionário cada vez que se deparar com uma palavra nova, tente compreender o contexto e só depois busque o apoio para ver se acertou.

Existem também boas ferramentas de dicionário online para ajudá-lo, as quais você pode ler aqui.


4° - Acesse novos modelos de mídia

Hoje temos acesso a diversos tipos de mídia para aprender a ler em inglês. 

Por exemplo, há meu curso em vídeo online à venda na Udemy por €29.99/69.99R$: "Elimine os Erros que as Pessoas Que Falam Português Cometem em Inglês". 4 horas de vídeo exclusivamente para pessoas que falam português. Você pode ler mais sobre isso e assistir a vídeos gratuitos aqui.



Uma sugestão interessante é assistir filmes em inglês com legendas no mesmo idioma, esse processo de ouvir e ler o mesmo texto que está sendo falado pode certamente acelerar a formação de conexões sobre esse novo aprendizado. Você pode ler sobre as séries de TV que acho que você deve evitar aqui.

Acompanhe o texto de áudio books lendo o original. Letras de músicas também podem ser um ótimo aliado no processo de desenvolver a capacidade de leitura.

Músicas que gostamos nos marcam facilmente e são fáceis de gravar e de fazer sentido, portanto lembre das músicas em inglês que marcaram sua vida e as estude aproveitando para curtir o som.

Como-Aprender-a-Ler-em-Inglês-palavras-cruzadas

Faça palavras cruzadas em inglês, pode parecer difícil, mas vai ser uma ferramenta muito efetiva para melhorar sua proficiência na língua.


5º - Leia em voz alta

Ler em voz alta é um hábito que vai te ajudar bastante a aperfeiçoar seu nível de leitura em inglês.

Quem lê em voz alta se envolve mais com o texto, você pratica usando três formatos do idioma ao mesmo tempo.

Vai usar os olhos, a boca e os ouvidos. Isso vai permitir que sua mente compreenda melhor e criará uma referência visual, oral e auditiva das novas informações.

Uma dica para complementar essa dica e se gravar lendo, isso vai indicar em que pé anda seu sotaque ou a forma com que pronuncia as letras.


6º - Quebre frases grandes em menores

Essa dica serve para praticamente tudo na vida. Tem uma tarefa muito grande? Quebre em tarefas menores e vá resolvendo micro tarefa de cada vez.

Uma frase muito grande pode significar uma dificuldade ainda maior para sua compreensão. Portanto, vá dividindo em pedaços menores uma frase grande, e vá entendendo parte por parte.

Após “digerir” as pequenas partes da frase maior no texto em inglês releia o texto para ter certeza que compreendeu a mensagem.


7º - Vá aumentando gradativamente a dificuldade dos textos

No começo é normal buscarmos textos mais simples.

Com o passar do tempo e à medida que vamos nos apropriando das novas habilidades na leitura, é ideal que possamos aumentar cada vez mais a dificuldade dos textos. Tente estudar textos cada vez mais complexos.

É quase como uma musculação, aos poucos vamos aumentando o peso e desenvolvendo músculos.

O mais indicado é escolher textos de temas que sejam do nosso interesse, assim o processo de leitura será mais fácil.

Você pode ler sobre quais livros famosos em inglês são fáceis de ler aqui.


8° - Use os famosos “flashcards” para palavras novas

O uso de “flashcards” é um método bastante interessante para gravar e revisar palavras ou frases novas em inglês.

Mas afinal, o que são “flashcards”? De modo resumido, são cartões onde você coloca frases de um lado e a tradução do outro.

Simples, olhe um lado com a frase nova e diga em voz alta a tradução ou significado. Depois vire o cartão e veja se acertou.

Você pode fazer os “flashcards” em papel ou utilizar um programa em seu celular, existem vários programas grátis disponíveis, basta buscar na loja de aplicativos do seu celular.

A grande vantagem dos “flashcards” é que você pode usá-los em qualquer lugar: no transporte público, antes de dormir, no intervalo do teu programa preferido.


9° - Faça exercícios

Busque livros com exercícios de leitura e compreensão, é muito importante ter um “feedback” dos teus acertos e erros para aprender a ler em inglês.

Esses exercícios apresentam pequenos textos e fazem perguntas para saber se você compreendeu bem o contexto.

Existem sites com esses tipos de exercício, basta fazer uma busca no Google.


10° - Persista e seja consistente

Como toda nova habilidade existe uma curva de aprendizado para ser vencida. Você vai começar com uma certa dificuldade, mas com afinco e dedicação suas habilidades vão aumentar e seu avanço vai ser visível.

Crie um hábito de leitura, hoje em dia é muito fácil encontrar textos e livros interessantes online e gratuitos.

Lembre-se que nossos antepassados tinham que comprar livros caros ou ir até uma biblioteca para acessar conteúdo.

Se quiser ser mais consistente em seus estudos, saiba como usar um cronograma para estudar inglês sozinho(a).


Resumindo, como aprender a ler em inglês?

O importante é começar o quanto antes. Aproveite essas dicas e entre de cabeça nesse processo de aprendizado.

A língua inglesa é a mais influente dos nossos tempos e aumentar sua capacidade de leitura vai abrir novas portas em sua vida. 

Aproveite para se diferenciar e acessar as informações mais atualizadas em diversos campos.

Mãos à obra!

Sobre o autor

Professor nativo de inglês da Irlanda com mais de 3.500 horas ensinando falantes de português. Criador de curso em video online na Udemy: "Eliminate the Mistakes Portuguese Speakers Make in English/Elimine os Erros que as Pessoas Que Falam Português Cometem em Inglês", e eBook de 2016 "Elimine os 63 Erros Mais Comuns que as Pessoas Que Falam Português Cometem em Inglês".

você pode gostar também

deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  1. oi, Aprender inglês sozinho, tudo bem? gostei muito do seu conteúdo !!
    Existe um curso o qual você aprende inglês rápido e de forma barata
    com certificado incluso e 7 dias para experimentar caso não goste devolvemos seu dinheiro vai perder?

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}