March 8

1 comments

Como Aprender Inglês Com Friends

By Gordon Gaffney

March 8, 2021


Como Aprender Inglês Com Friends

Nunca pareceu tão simples aprender uma nova língua apenas assistindo séries. Nesse artigo, te mostrarei como aprender inglês com Friends de maneira fácil e divertida.

Talvez você tenha começado a sua jornada de aprendizado da língua inglesa, mas desistido diversas vezes no meio do caminho por falta de motivação.

 Estar restrito apenas a imensos livros de gramática e vocabulário, além de horas e horas de pesquisa podem ser exaustivos para a sua mente e aquela vontade toda que você tinha de aprender o novo idioma pode acabar indo embora.

Como Aprender Inglês Com Friends

Nem sempre conseguimos nos manter focados apenas lendo livros e vendo aulas, nossas mentes precisam de um certo entretenimento de vez em quando.

Agora, já pensou que seria ótimo se pudesse assistir a séries divertidas e aprender ao mesmo tempo?

Com Friends, isso é possível! Você aprenderá o inglês com alguns poucos minutos de cada episódio sem nem perceber, enquanto se diverte com alguns dos personagens mais favoritos do público.

Um Pouquinho Sobre A Série

Com 10 temporadas e milhões de fãs ao redor do mundo, Friends conseguiu ser uma das sitcoms americanas mais adoradas de todo o tempo.

É um bom programa, especialmente das temporadas 1 a 4. Parei de assistir por volta da 5ª temporada, mas ainda continua muito popular.

A série conta a história de seis amigos bem diferentes uns dos outros: 

Rachel Green 

Interpretada por Jennifer Aniston, é uma mulher riquinha mimada que precisa amadurecer e aprender a ser mais independente da família.

Monica Geller 

Interpretada por Courteney Cox, é uma chef de cozinha obcecada por limpeza. É também irmã de Ross, namora e então se casa com Chandler.

Phoebe Buffay

Interpretada por Lisa Kudrow, tem um passado trágico morando nas ruas antes de conhecer seu grupo de amigos. Trabalha como massagista e musicista.

Joey Tribbiani 

Interpretado por Matt LeBlanc, é um ator famoso que adora tentar conquistar as mulheres que conhece. Foi apaixonado por um tempo pela Rachel.

Chandler Bing 

Interpretado por Matthew Perry, nutria um ódio imenso pelo seu emprego. Com um humor sarcástico e sua sexualidade sendo questionada o tempo todo, Chandler é um dos personagens mais queridinhos dos fãs.

Ross Geller 

Interpretado por David Schwimmer, é o irmão paleontólogo de Monica. Possui um histórico de casamentos fracassados e acumula um amor imenso por dinossauros e pela Rachel.

Juntos, esses amigos aprendem a amadurecer através das mais diversas e loucas situações, enquanto arrancam muitas risadas do público.

Porque Começar A Aprender Inglês Com Friends?

Embora muitos ainda não saibam, é possível aprender bastante de uma nova língua assistindo a diversas séries no idioma almejado.

Com as séries, você poderá enfim se aprofundar no inglês sem sair do seu sofá. Seu conhecimento das pronúncias, dos comportamentos, da nova cultura… Tudo será estudado com apenas 20 minutos por episódio.

Mas claro, há diversos outros motivos para aprender inglês com Friends, tais como:


Vocabulário de fácil compreensão

Um dos maiores atrativos para quem está interessado em estudar inglês com a série Friends é a facilidade de compreensão do que está sendo dito.

Em momento algum os personagens começaram a falar com um vocabulário rebuscado e difícil de se entender, mas caso façam, o contexto todo da cena explicará ao telespectador o que estão tentando transmitir.

Na verdade, o programa era tão popular no final dos anos 90, no início dos anos 2000, que conheci pessoas que costumavam fazer piadas da mesma forma que os personagens de Friends faziam piadas como "could you BE any more honest? (você poderia SER mais honesto?)". Aquele tipo de humor sarcástico e o ênfase em 'ser', como Chandler disse.

Tédio Nunca Mais, Diversão Sempre!

Com a Monica, Chandler, Phoebe, Rachel, Joey e Ross você nunca mais estará sozinho ou entediado. Os personagens te farão companhia, te divertirão e, ao mesmo tempo, te ensinarão a língua inglesa.


Assistindo aos episódios, você não sentirá como se estivesse estudando algo chato e/ou cansativo. Pelo contrário, você nem perceberá que está estudando e sim só se divertindo.

Dicas Extras de Estudo


Quando usar e quando enfim dar adeus às legendas?

Se você ainda é iniciante, é uma boa começar a assistir à Friends em inglês e com as legendas em português ativadas.

Quando começar a ficar acostumado a ouvir a série sem precisar de uma tradução 100% do tempo, ative dessa vez as legendas em inglês.

Agora, se você já está com um vocabulário bem estruturado e um bom entendimento do inglês falado, aposte em assistir Friends sem nenhuma legenda - se guiando completamente apenas pelo ouvido.


Assista com um(a) amigo(a)!

Não há nada melhor do que dividir risadas com nossos melhores amigos. Então porque não juntar esse momento divertido para aprender o idioma inglês juntos?
Estudar com uma companhia pode trazer diversos benefícios para ambos.

Vocês poderão ajudar um ao outro na hora que precisar de feedback e ainda poderão conversar juntos em inglês sobre a série. 


Como Aprender Inglês Com Friends?

Este método de aprender inglês é popular há alguns anos. Eu tinha alunos em 2015 fazendo isso. Aprender inglês não deve ser um trabalho árduo, é sempre melhor que você goste para que sua motivação continue alta.

Talvez você possa estar pensando que apenas sentar e passar horas e mais horas consumindo todas as temporadas disponíveis da série possa te ajudar a alcançar o tão desejado nível de proficiência em inglês de uma vez por todas.

Se for isso mesmo que está pensando, pare nesse instante! Antes de se jogar de cabeça no próximo episódio e gastar seu precioso tempo, lembre-se que apenas consumir o seriado estudando de maneira passiva (ou seja, sem de fato estar aprendendo algo) não trará benefício algum para o seu aprendizado.

Como dito acima, se você não estiver estudando inglês com Friends da maneira correta, você apenas estará gastando seu tempo em vão e não conseguirá extrair todo o conhecimento que necessita.

Como Aprender Inglês Com Friends


Primeiro, escolha um episódio

Para começar a sua jornada de estudos da língua inglesa com Friends, você deve começar pelo básico: escolher seu episódio favorito.

 
É de extrema importância que escolha um episódio com bons diálogos ou que já esteja familiarizado com ele (está liberado assistir aquele seu episódio favorito pela milésima vez!).

 
Assista aos episódios com áudio em inglês

Para conseguir melhorar seu entendimento da língua falada, você precisa procurar por mais chances de se emergir no idioma e ouvir nativos falando o idioma.

Por isso, configure o áudio da série para o idioma original e passe a ouvir os seus personagens favoritos falando inglês.

 
Use as legendas ao seu favor

Caso não se sinta tão confortável excluindo por completo as legendas na hora de assistir a série, você pode optar por deixá-las ativas.

Se for iniciante completo, use-as na sua língua nativa. Depois de se acostumar um pouco mais em ouvir nativos falando, aposte nas legendas em inglês.

Lembre-se de quando usá-las, prestar atenção em como as palavras se diferenciam de quando estão faladas ou escritas.

Procure pelas palavras que não conhece ou que não consegue lembrar das suas traduções. Anote-as em um caderno e procure o seu significado depois!

Uma outra dica é criar suas próprias frases com essas novas palavras (você pode usar algum tema ou personagem da série para te ajudar na hora de escrever).


Faça um pequeno resumo rápido a cada episódio

Acabou de terminar o episódio? Tire alguns minutinhos para escrever um resumo do que aconteceu naquele episódio, das melhores cenas ou melhores diálogos que aconteceram durante aqueles vinte minutos.

Preste atenção às palavras que você irá escolher para usar como descrição e, ao terminar de escrever, cheque se a gramática e o vocabulário estão corretos e então passe para o próximo episódio!


Imite os personagens

Assistindo à série em seu idioma original, preste atenção em como os personagens se comportam uns com os outros.

Foque nas diferenças de tom de voz, em como eles pronunciam cada palavra, nos gestos que fazem ao falar… E então passe a imitar tudo!

Use a mesma postura, a mesma entonação na voz, e tente ao máximo se aproximar das pronúncias corretas. Seguindo essa dica, tanto o seu speaking quanto o seu listening irão melhorar imensamente.


Procure pelas expressões mais comuns

Encontrou uma frase que o Chandler usa muito? Ou uma gíria muito comum usada pela Rachel? Anote-as, procure pelo significado e tente pronunciar o mais próximo possível.

Sempre fique de olhos (e ouvidos) bem atentos para aquelas frases que se repetem muito, pois elas podem ser importantes no dia-a-dia. 


Os Melhores Episódios Para Estudar Inglês Com Friends

Se você estiver em dúvida por onde começar ou por ter muitos episódios favoritos que chega a ser difícil escolher apenas um só para estudar, aqui está uma lista dos melhores episódios de Friends para você aprender inglês.

 

Aquele com o blecaute (episódio 7, temporada 1)

Após a cidade sofrer uma falta de luz geral, o grupo de amigos se vêem presos juntos no apartamento de Monica, esperando as luzes voltarem.

Os amigos então decidem passar o tempo conversando sobre assuntos banais, como relacionamentos passados de cada um, enquanto Chandler fica preso em um caixa eletrônico com uma modelo famosa.

Por conta disso, é um ótimo episódio para se aprofundar mais em diálogos comuns e com tópicos realistas.

como-aprender-ingles-com-friends-ep7s1.jpg


Aquele com a nova namorada do Ross (episódio 1, temporada 2)

Nesse episódio, Rachel está determinada a se declarar ao Ross assim que ele chegar ao aeroporto. Mas ao chegar lá, o encontra com Julie, sua nova namorada.

Os próximos vinte minutos estão recheados de referências a expressões comuns. Como a cena em que Phoebe diz “Oh my god. This is huge. This is bigger than huge… What's bigger than huge?”.

como-aprender-ingles-com-friends-ep1s2


Aquele com todos os dias de Ação de Graça (episódio 8, temporada 5)

Pelos próximos vinte minutos, o grupo de amigos irá conversar sobre os piores feriados de ação de graça que tiveram em suas vidas.

Esse episódio está recheado de piadas e referências com o feriado mais conhecido dos Estados Unidos.

Se você tiver interesse em saber mais sobre Thanksgiving day clique aqui.

como-aprender-ingles-com-friends-ep8s5


Aquele do Unagi (episódio 17, temporada 6)

Nesse episódio, Joey passa por dificuldades financeiras e procura por soluções que possam trazer dinheiro para ele.

Chandler e Monica decidem comemorar (com duas semanas de atraso) o dia dos namorados dando presentes feitos à mão um para o outro.

Enquanto isso, Ross tenta ensinar o conceito de karate “Unagi” para Rachel e Phoebe, que não lhe dão muita atenção.

como-aprender-ingles-com-friends-ep17s6


Aquele em que Joey namora Rachel (episódio 12, temporada 8)

Com Rachel e Joey juntos em um encontro em um restaurante, essa é sua chance para aprender algumas expressões e frases usadas na hora de pedir comida.

Você também terá várias expressões comuns usadas pelo recente casal Chandler e Monica, enquanto eles se divertem (e se atrapalham) com a máquina de Pac-man que ganharam de Phoebe. 

como-aprender-ingles-com-friends-ep12s8


Conclusão

Embora pouco comentado, é sim possível aprender e/ou aprimorar seus conhecimentos em um novo idioma assistindo séries de TV enquanto se diverte no processo.

Com alguns poucos minutos do seu dia, você poderá então aprender inglês com Friends, uma das maiores sitcoms americanas da história.

Rindo com Rachel, Phoebe, Chandler, Joey, Monica e Ross você poderá estudar sem nem mesmo perceber. Aprimorando o seu listening, writing e até mesmo o seu speaking assistindo aos episódios de uma das maiores séries americanas da história.

Se você gostou deste artigo, então você também pode gostar 7 dos melhores desenhos animados da Netflix para aprender inglês aqui e também como aprender inglês com filmes aqui.

Também poderá se interessar pelo nosso curso em vídeo online à venda na Udemy por €29.99/69.99R$: "Elimine os Erros que as Pessoas Que Falam Português Cometem em Inglês". 4 horas de vídeo exclusivamente para pessoas que falam português. Você pode ler mais sobre isso e assistir a vídeos gratuitos aqui.



Você gosta de Friends? Qual é a sua cena ou episódio favorito? Você pode deixar um comentário abaixo.

Gordon Gaffney

Sobre o autor

Professor nativo de inglês da Irlanda com mais de 3.500 horas ensinando falantes de português. Criador de curso em video online na Udemy: "Eliminate the Mistakes Portuguese Speakers Make in English/Elimine os Erros que as Pessoas Que Falam Português Cometem em Inglês", e eBook de 2016 "Elimine os 63 Erros Mais Comuns que as Pessoas Que Falam Português Cometem em Inglês".

você pode gostar também

deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  1. Finalmente alguém explicando como aprender de fato utilizando a série como recurso e não somente jogando no ar que a série pode te ajudar. Gostei das dicas e do conteúdo completo. Muito obrigado!!

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}