March 5

0 comments

Como Aprender Inglês do Zero

By Gordon Gaffney

March 5, 2021


Como Aprender Inglês do Zero


Seja para ter um novo hobby para passar o tempo livre, subir na carreira, melhorar nos estudos ou apenas poder assistir suas séries e filmes sem legenda… O conhecimento do inglês se torna importantíssimo.


É verdade que vivemos em um mundo globalizado, sendo sempre bombardeados de culturas diferentes vindo de todos os lados. Consumimos filmes americanos, músicas francesas, livros alemães, pinturas e desenhos italianos a todo momento.

Para onde quer que se olhe, há um novo povo com distintos hábitos e ideias para nos ensinar.

Mas, no meio de toda essa mistura colorida, um idioma se sobressai sobre todos eles: o inglês. A língua inglesa se faz presente em quase toda a nossa vida, desde as músicas que ouvimos aos rótulos dos produtos que compramos.

E neste artigo, você entenderá como aprender o inglês do zero de uma vez por todas!

4 Motivos Para Você Aprender o Inglês


É a língua mais falada do mundo

De acordo com o Ethnologue: Languages of the World publicado em 2019, o inglês, entre uma lista com outros 33 idiomas, é a língua mais falada do mundo inteiro, somando mais de 1.200 bilhões de falantes ao todo (contando tanto os que o possuem como língua materna e aqueles que o aprenderam como uma segunda língua).

Sabia que há diversos países que utilizam o inglês como segunda língua oficial? 


A compreensão da língua inglesa lhe trará oportunidades de estudo

Diversos conteúdos (livros, documentários, teses, etc) para estudo muitas vezes estão disponibilizados apenas em inglês ou, quando são traduzidos, acabam perdendo parte de seu material no caminho.

Como Aprender Inglês do Zero-Canada

Canadá

Mas não para por aí. Tem interesse em estudar fora? Talvez no Canadá, França, Estados Unidos, Japão, etc? A maior parte das escolas e universidades pedem que seus alunos estrangeiros tenham o conhecimento da língua inglesa para poderem ingressarem, e algumas até disponibilizam bolsas de estudo para tal.

Com o conhecimento do idioma, não haverá barreiras na sua jornada de aprendizado!

Abrirá portas para novos e melhores empregos na sua carreira

Está cada vez mais e mais difícil conseguir empregos melhores no mercado atual, e o empregado precisa sempre trazer algo de bom e novo à mesa para poder se sobressair dos demais.

Muitos anúncios de emprego hoje em dia, por exemplo, pedem o conhecimento em inglês como diferencial ou até mesmo muitas vezes como obrigatório.

Caso você não saiba, leia aqui como colocar corretamente o seu nível de fluência em seu currículo e veja as oportunidades na sua carreira crescerem!


Aprender um novo idioma mantém o cérebro saudável e melhora a memória

De acordo com diversos experimentos e estudos, o conhecimento de um novo idioma ou mais causam imensos resultados positivos no cérebro humano, independente da idade do indivíduo.

Os riscos de Alzheimer, por exemplo caem drasticamente pois sua memória será fortalecida. Sua capacidade de concentração e multitarefa também crescem. 

Como Aprender Inglês Do Zero Sozinho(a)

Saiba o porquê de estar estudando

Embora pareça bobo, essa dica é de extrema importância em tudo que necessita de um longo período de trabalho duro para se ver os resultados desejados. Sem um motivo forte e pré-estabelecido, com o tempo, você perderá a motivação e deixará seus planos de estudos de lado.

Para que isso não aconteça, saiba exatamente o porquê de estar aprendendo inglês do zero sozinho. É para estudar fora? Conseguir trabalho ou subir de cargo? Aprender um novo hobbie?

Seu motivo será sua estrela guia durante sua jornada de estudo, lembre-se sempre dela quando a motivação começar a falhar.


Aprofunde seus conhecimentos e cerque-se de conteúdos em inglês diariamente

Para que seu cérebro se acostume e aprenda um novo idioma, você deverá se cercar com essa nova língua no seu dia-a-dia. Claro, se puder fazer um intercâmbio e/ou morar em um país com a língua que deseja aprender, será o melhor. Mas obviamente isso muitas vezes não está ao alcance de todos.

Ainda assim, há maneiras rápidas e fáceis de estudar sem sequer sair de casa e/ou gastar muito dinheiro e que lhe trarão os mesmos resultados caso praticados com afinco.

Algumas dicas simples são:

1. Troque o idioma dos seus dispositivos eletrônicos (celular, computador, tablet, etc) para o inglês. Isso te forçará a se acostumar com palavras comuns, mas que muitas vezes ignoramos, e as fixar mais rapidamente.

Caso você goste de jogar, procure também deixar o idioma dos seus jogos em inglês.

2. Ative as legendas! Passe a assistir seus filmes e séries apenas em inglês e com as legendas em português ativas, com o tempo, troque também a legenda para inglês e eventualmente assista sem nenhuma das duas.

3. Passe a seguir youtubers, blogueiros e/ou influenciadores nativos da língua e preste atenção, por exemplo, na maneira como pronunciam as palavras.

4. Leia livros, poemas, contos, receitas em inglês. Isso lhe mostrará palavras e expressões novas, além de melhor fixar a estrutura de muitas frases comumente usadas no dia-a-dia e o fazer se acostumar com a leitura em inglês.

Estudo passivo X Estudo ativo

Embora muitas vezes pensamos que apenas ler alguns parágrafos do livro ou ouvir alguns minutos de áudio em inglês já é o suficiente, a verdade é que esse tipo de estudo passivo apenas compromete todo os nossos esforços e será, no fim das contas, um tempo gasto em vão.

Para que isso não aconteça, você deverá passar a estudar da maneira ativa.

Mas o que isso quer dizer? Significa que você precisa remover o hábito de sentar para estudar, apenas gravar algumas coisas na mente e jamais pôr-las em prática. Você precisará encaixar o estudo passivo na sua jornada, e algumas das maneiras são:

  1. Repita em voz alta as palavras e frases novas que você ouvir. Uma boa dica é gravar a si mesmo falando cada dia por alguns minutinhos. Escolha um tema para conversar, recite um poema, repita o que o seu cantor favorito falou em uma entrevista…

    2. Estruture e crie frases por conta própria e, de preferência, escreva em um papel e as repita em voz alta logo após.

    3. É sempre muito importante que você force a integrar à sua rotina e pôr em prática tudo o que você estudou, por isso procure amigos ou colegas para conversar em inglês (de preferência, nativos da língua) e receber feedback de volta sempre que necessário. Há sites, por exemplo, que conecta estudantes de idiomas do mundo inteiro para juntos praticarem e aprimorarem seus conhecimentos.
Como Aprender Inglês do Zero David-Bowie-entrevista

Entrevista com cantor David Bowie 1999


Os Desafios Que Aparecerão Na Sua Jornada de Estudos - E Como Enfrentá-los!

É verdade que nem tudo é sempre um mar de rosas, e isso inclui os estudos de um novo idioma. Quando iniciamos em algo totalmente novo e diferente para nós, acabamos por sempre cair em um vale de desafios e inseguranças. Algumas delas são:

Medo de não ter o inglês perfeito

Todos nós, em algum momento de nossas vidas, sentimos o medo e a vergonha de falhar em algo. E com a jornada de aprendizado de uma nova língua isso não é diferente. Você terá medo de pronunciar as palavras de maneira errada, estruturar suas frases de maneira errada, não entender o que está sendo dito… E tudo isso é normal!

Todos passamos por essa fase quando estamos aprendendo algo do zero, mas essa fase acabará e você precisará ter determinação para não desistir e poder alcançar suas metas no inglês.

Caso queira aprimorar o seu conhecimento, clique aqui para saber 6 dos mais importantes verbos usados e 3 erros comuns para você evitar.

Não ter um plano de estudos

Se não há um objetivo claro, passos que deverá tomar, então você encontrará diversos obstáculos no seu caminho e provavelmente acabará andando em círculos. Tire um tempo inicialmente para planejar como será sua rotina de estudos. 

Você prefere estudar gramática nas segundas-feira e vocabulário nas quartas-feira? Quanto tempo do seu dia irá dedicar a aprender inglês? Cinco minutos, quinze minutos, duas horas?

Obs: lembre-se de não se forçar a passar cinco horas por dia estudando se isso não for comum no seu cotidiano. Adote uma rotina que funcione para você. Seja por apenas 5 minutos ou 1 hora, o mais importante é o quão você irá conseguir extrair e aprender de cada aula.


Não estudar diariamente

Para chegar no nível de fluência que você deseja, precisará ter compromisso e determinação para estudar todo dia. Isso lhe fará ter cada vez mais familiaridade com o idioma e consequentemente aprender e fixar mais rápido o conteúdo estudado.

Como Aprender Inglês do Zero


Entenda que levará tempo

Aprender uma nova língua não irá acontecer da noite para o dia. Pense na sua língua nativa, o português. Você foi cercado por esse idioma durante a sua vida inteira - e provavelmente ainda está. Você e nem ninguém nasceu sabendo falar perfeitamente bem, pois isto leva tempo.

Por isso nunca acredite nas mentiras de “aprenda inglês em 3 meses ou menos”. Não há fórmula mágica. Você não alcançará a fluência de um nativo em tão pouco tempo.

Apenas o foco, a dedicação e o tempo te levará a ter grandes resultados.

Conclusão:

Aprender inglês, nos dias de hoje, se torna quase que uma obrigação. São imensas as oportunidades que aparecerão na sua vida com esse idioma no currículo. Além das vantagens que o estudo de uma nova língua em manter nosso cérebro saudável.

Entretanto, alcançar a fluência em um idioma novo, independente da sua idade, leva tempo e muita dedicação envolvida. Com determinação e um plano de estudos que encaixe na sua rotina, você enfrentará todos as dificuldades que aparecerão no seu caminho e verá imensos resultados.

Também poderá se interessar pelo nosso curso em vídeo online à venda na Udemy por €29.99/69.99R$: "Elimine os Erros que as Pessoas Que Falam Português Cometem em Inglês". 4 horas de vídeo exclusivamente para pessoas que falam português. Você pode ler mais sobre isso e assistir a vídeos gratuitos aqui.


Você pode aprender como separar as sílabas em inglês aqui

Como você aprendeu inglês do zero? Você pode deixar uma dica nos comentários.

Gordon Gaffney

Sobre o autor

Professor nativo de inglês da Irlanda com mais de 3.500 horas ensinando falantes de português. Criador de curso em video online na Udemy: "Eliminate the Mistakes Portuguese Speakers Make in English/Elimine os Erros que as Pessoas Que Falam Português Cometem em Inglês", e eBook de 2016 "Elimine os 63 Erros Mais Comuns que as Pessoas Que Falam Português Cometem em Inglês".

você pode gostar também

deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}