Como Aprender Inglês

Como aprender ingles

Como Aprender Inglês

Muitos alunos querem saber a melhor maneira de aprender inglês, especialmente como aprender inglês sozinho. Sou professor de inglês desde 2013, lecionando inglês no Uruguai por 7 meses e depois no Brasil por 3,5 anos. Naquela época, ganhei uma boa experiência em como ensinar a língua, mas também aprendi espanhol e português ao longo do caminho. Eu sei o que é ser um aluno e um professor, então aqui estão as minhas dicas ao tentar aprender inglês.

Aprenda Inglês Sozinho no Início

Se você é um iniciante, você pode aprender inglês por conta própria gratuitamente hoje em dia, com muitos sites incríveis, aplicativos como o Duolingo e livros. Você pode encontrar material em sua língua nativa que ajudará. Você não precisa gastar dinheiro em aulas ainda, você pode se quiser, mas não é necessário.

No entanto, como a maioria dos meus alunos, você provavelmente já estudou inglês na escola, mas talvez o seu inglês não seja tão bom. Eu entendo completamente, eu estudei francês por 6 anos na escola e é terrível, mal consigo falar meia dúzia de palavras.

livros para aprender ingles

No entanto, eu ainda digo que você deve estudar sozinho em casa, encontre seus antigos livros escolares de vocabulário e gramática em inglês. Pode ler sobre 2 livros para parender gramatica de inglês aqui. Agora que você está mais velho e mais motivado, leia-os para refrescar um pouco sua memória. Estude o básico até que você possa formar frases simples. Quando você puder fazer isso, aí sim deve buscar uma aula. Acredito que as aulas particulares com um professor particular são o melhor método para a maioria dos alunos e eu o recomendo fortemente.

Descubra que Tipo de Aula de Inglês Funciona Melhor para Você

Há duas opções:

  1. Em uma sala de aula com outros alunos
  2. Ou aulas particulares individuais com um professor

Algumas pessoas aprendem melhor em uma sala de aula em um grupo grande, outras preferem aulas particulares. Em geral, a maioria dos meus alunos está insatisfeita com o progresso em um ambiente de sala de aula tradicional e decide contratar um professor particular como eu. Se você decidir ir a uma escola, aqui estão algumas coisas a serem observadas. Se você decidir contratar um professor particular, aqui estão algumas dicas.

Vantagens de Um Professor Particular de Ingles

  • Pela minha experiência, o método de ensino tradicional usado nas escolas não funciona de forma eficiente, embora eu acredite que tenha melhorado nos últimos 20 anos, à medida que mais pesquisas sobre aprendizado e educação são realizadas.
  • Em geral, é melhor pagar por 1 ou 2 (ou mais) aulas de 1 hora, individuais, com um professor particular em vez de ir para uma escola e sentar-se em uma turma de 16 ou mais alunos durante 4 horas por dia 5 dias por semana.
  • Isso dá a você tempo para estudar fora da aula também, o que é muito importante, para que seu inglês melhore muito mais rápido, embora eu entenda que é muito mais fácil falar do que fazer.
  • Ambientes de sala de aula podem ser frustrantes, chatos e ineficientes. O professor pode estar ensinando o que você já sabe e você não tem escolha sobre o que quer fazer na aula. Você pode estar fazendo algo que você não está interessado ou pode ser que suas perguntas não estejam sendo respondidas ou mesmo que vocês não falem tanto em inglês.

Vantagens de Uma Sala de Aula de Ingles

  • No entanto, outras pessoas preferem o ambiente de sala de aula
  • Elas acham que aprendem melhor assim
  • Gostam de conhecer novas pessoas
  • Já que aprender uma língua pode ser tratado como um passatempo divertido em vez de algo sério.

Pratique a Fala Inglês

Eu acredito, e a maioria dos meus alunos acredita, que falar é a área mais importante quando se aprende uma língua e, infelizmente, o modelo tradicional de ensino é terrível.

Esse é o modelo que eu tive na escola secundária de quando eu tinha 11 até 17 anos. O professor escrevia gramática ou vocabulário no quadro, você copiava no seu caderno, então você fazia alguns exercícios preenchendo lacunas e semelhantes usando sua gramática e seus livros didáticos. Você nunca formava as palavras e frases em sua cabeça naturalmente e quase nunca falava na aula.

No meu caso, isso me levou a odiar aprender uma língua na escola. Nós também fazíamos muitos trabalhos de casa e passávamos a maioria das aulas corrigindo exercícios. Nós não usávamos a língua de verdade, mas era difícil em uma turma com 32 alunos.

Saí da escola no final dos anos 90 e quando comecei a ensinar inglês em escolas na América do Sul, fiquei feliz em ver que as coisas haviam mudado.

Houve mais interação com o idioma, foi mais dinâmico com os alunos participando mais da aula, o que o tornou mais interessante e divertido.

No entanto, acredito que ainda não seja a maneira mais eficiente de aprender a língua.

Você ensina a língua à si mesmo, um bom professor não ensina ela a você mas sim o orienta enquanto você se ensina. Isso me surpreendeu, mas é a verdade. Acredito que os melhores professores de idiomas por aí fazem muito pouco ensino “real” de uma língua em sala de aula. Eles não ficam lá enviando o idioma para o seu cérebro enquanto você se senta passivamente. Pode ler sobre uma típica aula de inglês comigo aqui. 

Use Estratégias

Aprender através de listas de regras é uma maneira terrível de aprender um idioma. Em vez disso, eu sempre tento usar estratégias como auxílios visuais, gráficos e diagramas e, talvez, memorizar algumas palavras-chave para nos ajudar.

Nas minhas aulas eu tento permanecer em silêncio tanto quanto possível, o foco está no aluno falando. Também evito interromper um aluno, mas posso apontar e fazer gestos sem falar que ajudarão a corrigir ou orientá-lo.

Alguns recursos visuais para ajudá-lo são bem mais simples do que ler 6 unidades de gramática e tentar lembrar as regras. Um ótimo exemplo disso é o triângulo de preposição, que está no meu livro, comparado com as unidades em um livro de gramática.

Prepositions in English

Clique aqui para baixar uma versão em alta resolução

Motivação

Este é o fator mais importante ao aprender uma língua. Eu ensino principalmente inglês para adultos, então todos estavam motivados em aprender a língua. Contudo, nem todos eles estudavam em casa fora das classes, o que era uma pena.

Se você paga pelas aulas e depois não estuda fora dela, não está fazendo valer o seu dinheiro, já que não vai melhorar o mais rápido possível. Para obter o melhor custo-benefício, você também deve estudar fora da aula, apesar de ser mais fácil falar do que fazer.

Conversação em Inglês

Você aprende a falar falando. Então fale! Tenha uma conversa natural com seu professor, sei que isso pode ser difícil para as pessoas tímidas, por isso é importante ter um bom relacionamento com seu professor. Mas mesmo em níveis mais iniciantes, você pode falar sobre o clima, depois sobre o seu dia, o que você fez antes da aula, como você chegou a aula, o que você fará depois dela. Eu gosto de ler as notícias, então eu sempre acho interessante falar sobre assuntos atuais. Mas você pode falar sobre fofoca, esporte, filmes, livros, não importa! O importante é que você fale sobre o que você está interessado.

Outro grande recurso para isso é buscar aulas de conversação em sua área, onde as pessoas podem praticar seu inglês num bar ou num café.

Use as Ferramentas on-line

Existem muitas ferramentas on-line gratuitas disponíveis para ajudá-lo. Você pode usar o TransOver para ler coisas de seu interesse e isso também irá ajudá-lo a aprender vocabulário em casa.

Prepare-se Antes da Aula de Inglês

Esteja com as suas perguntas preparadas para o seu professor, se as escrever num documento do word, pode enviá-las ao seu professor antes da aula. Os professores ficarão felizes em lê-las antes da aula, para que estejam preparados.

Se você quiser fazer algo específico em aula, envie um e-mail ou uma mensagem de texto para seu professor antes da aula. Nós não gostamos de surpresas! Além disso, não sabemos TUDO sobre a língua de cabeça. Então, dê-nos algum tempo para nos prepararmos, além disso, os professores sempre ficam felizes quando um aluno faz uma sugestão. Dessa forma, sabemos que o aluno está motivado para aprender e obterá grandes benefícios com a aula, é o que queremos.

Não Leia ou Ouça na Aula de Inglês

Eu digo que, em geral, não leio ou passo áudio nas aulas. Eu vejo isso como preguiça do professor. Se o seu aluno estiver lendo ou escutando, você, como professor, não está fazendo nada. Você está sonhando acordado, decidindo o que terá para o jantar depois da aula. Se um aluno está pagando você por uma aula individual, então o mínimo que você pode fazer é dar a ele algo digno de seu dinheiro, para que ele aprenda mais e continue voltando até você.

O aluno pode ler em casa usando o TransOver, adicionar notas ao vocabulário e fazer anotações para a próxima aula. Você não precisa disso com um professor sentado ao seu lado.

Da mesma forma com a audição, há muitos vídeos do YouTube de professores ensinando para que você possa ouvir o idioma sendo falado. Depois, há a opção de assistir a alguns programas de TV ou filmes, embora haja alguns programas de TV que você deve evitar. Isso é ótimo, pois não “parece” estudo. Novamente, você não precisa de um professor por perto pra fazer isso.

Diga ao Seu Professor o que Você Quer Aprender

Seja muito claro com o que você gosta e não gosta. O que você quer fazer em aula e o que você não quer. Se você vem para a aula com uma ideia do que você quer, então informe o seu professor antes da aula, no dia anterior seria perfeito. Os professores ficarão felizes pois não terão que pensar em uma aula! Além do fato que você estar feliz, deixa eles felizes.

Que tipo de aula você prefere? Como você estuda inglês? Por favor, como, compartilhar e fique à vontade para deixar um comentário abaixo

 

Click here to add a comment

Leave a comment: