October 7

0 comments

Como Colocar seu Nível e seu Curso de Inglês no seu Currículo?

By Gordon

October 7, 2020


Como colocar seu nível e seu curso de inglês no seu currículo?


As pessoas costumam exagerar suas conquistas nessa situação, então como colocar seu nível e seu curso de inglês no seu currículo

Exagerar o que você fez em sua vida pode ser uma má ideia e pode ser "to backfire/um tiro saindo pela culatra" para um candidato em uma entrevista, ou seja, terá um efeito negativo ao invés de efeito positivo esperado.


Entrevistas em inglês


CURSO-EM-VÍDEO-FLUÊNCIA-EM-INGLÊS entrevista

Atualmente, muitas empresas no Brasil conduzem suas entrevistas em inglês e ter uma avaliação precisa do nível dos candidatos nessa língua pode ser muito importante.

Algumas vezes as empresas contratam um falante nativo de inglês, geralmente um professor de inglês, para "to sit in/participar" da entrevista.

Esse profissional estará lá principalmente para ouvir e observar, provavelmente não falará na reunião ou entrevista, a menos que seja solicitado a fazê-lo. No entanto, sua opinião pode ser importante.

Quando morei no Brasil, conheci um professor de inglês nativo da Nova Zelândia que foi contratado para fazer isso em São Paulo.

Ele disse que seu trabalho era apenas informar aos brasileiros da empresa, que estavam ativamente conduzindo a entrevista através das perguntas, para avaliar o nível de inglês do candidato e confirmar se a informação dele no currículo estava correto.

Ele disse que, quando os candidatos o viram, percebeu que alguns deles pensaram “Oh não, um gringo!”. Assim, evidenciou-se (ou “turned out/veio à tona”) que o nível correto de inglês dos candidatos estava muito abaixo do que eles tinham em seus currículos.

Isso foi ruim para os candidatos, refletindo de maneira ruim para eles durante o processo de entrevista. Portanto, tome cuidado com o nível de inglês que você coloca em seu currículo.

Se você está preocupado em cometer erros em inglês, então você precisa de um curso desenvolvido exclusivamente para falantes de português ao invés de material geral.

Leve o seu inglês para o próximo nível com nosso curso em vídeo online à venda na Udemy por €29.99/69.99R$: "Elimine os Erros que as Pessoas Que Falam Português Cometem em Inglês". 4 horas de vídeo exclusivamente para pessoas que falam português. Você pode ler mais sobre isso e assistir a vídeos gratuitos aqui.



Como indicar seu nível de inglês no seu currículo: Fluent?


Por exemplo, muitos estudantes colocam “fluente” ou “fluent” em seu currículo. O que é interessante sobre isso é que “fluent” não aparece no CEFR, o Quadro Europeu Comum de Referências para Línguas, que é o padrão internacionalmente reconhecido para validação de habilidade no idioma. 

Freqüentemente, os empregadores não estão cientes do CEFR e, especialmente em países onde o inglês é falado nativamente, há uma falta de conhecimento sobre como aprender uma língua estrangeira.

Isso ocorre porque pode haver falta de motivação, já que o inglês é considerado a língua internacional. Você pode descobrir mais de porquê isso acontece clicando aqui.

Eu diria que ser “fluent” significa que você pode se expressar muito bem e não precisa que as pessoas repitam o que estão dizendo, entretanto sua gramática pode não ser 100% perfeita, sem problemas.

O CEFR foi originalmente usado para línguas europeias, incluindo o inglês, mas agora é aceito em todo o mundo.


Os níveis de CEFR são os seguintes:


CEFR

A

Basic user (básico)

B

Independent user (independente)

C

Proficient user (proficiente)

Mas as nomenclaturas a seguir são mais comuns para alunos e professores:


CEFR

A1

Beginner (Iniciante)

A2

Elementary (Elementar)

B1

Intermediate (Intermediário)

B2

Upper Intermediate (Acima de Intermediário)

C1

Advanced (Avançado)

C2

Proficient (Proficiente)

Se você não tem certeza do seu nível, seu professor de inglês deve ser capaz de lhe dizer, além de existirem também alguns testes para avaliar com precisão sua classificação.

Como já mencionei, falantes nativos de inglês provavelmente não saberão o que “A1/A2/B1” significa, mas se você escrever ou "put down/colocar" “Intermediate” ou “Upper Intermediate”, eles entenderão.


Como colocar seu curso de inglês no seu currículo


Na sua forma mais simples pode-se colocar o nome da instituição, nome do curso, datas e duração do curso, qualificação obtida se houver.


Por exemplo:

Oct 2018 - May 2019, DCU, Advanced English, 24 weeks


Como indicar seu nível de inglês no seu currículo: testes de inglês


Testes de inglês IELTS, TOEFL e TOEIC

ielts

Os dois exames com os quais eu e meus alunos estamos mais familiarizados são o IELTS e o TOEFL, e essas provas são mais comumente usados para testar o nível de inglês do aluno para fins acadêmicos. 

A pontuação/nota nesses exames é usada se você deseja estudar no exterior e o inglês é o primeiro idioma nesse país, como EUA, Canadá, Nova Zelândia, Reino Unido, Irlanda, Austrália.

No entanto, muitos outros países onde o inglês não é a língua nativa conduzem alguns de seus cursos universitários em inglês.

Tenho um amigo que estudou "Business and International Relations / Business e Relações Internacionais" na Holanda e todo o curso foi realizado em inglês.

Você pode ler sobre a diferença entre os exames TOEFL e IELTS clicando aqui e, se quiser fazer os exames, recomendo que leia meu guia para IELTS clicando aqui, e meu guia para TOEFL clicando aqui.

Também escrevi análises de materiais especializados, incluindo livros e softwares que você precisará para os exames, o material do IELTS está aqui e o material do TOEFL está aqui.

Há também o Test of English for International Communication/Teste de Inglês para Comunicações Internacionais (TOEIC), que não é tão popular como IELTS ou TOEFL e ainda não preparei os alunos para esse teste, mas você pode ler mais sobre ele clicando aqui.


Testes de inglês Cambridge

Cambridge English (também conhecido como “ESOL”) é um departamento da Universidade de Cambridge. Seus exames de Proficiência em Inglês (English exams Proficiency - CPE), Advanced (CAE), First (FCE), Preliminary (PET) and Key (KET) são reconhecidos em todo o mundo por diversos empregadores, universidades e instituições governamentais com prova de habilidade em inglês.

Existe também o Cambridge FCE First Certificate of English, um teste muito bom e reconhecido em todo o mundo. Se você for um estudante mais jovem, este pode ser o único exame que você disponível, e geralmente é necessário para trabalhar em países de língua inglesa.

Quando eu morava em Dublin, dividi casa com uma colega da Espanha que estudou inglês para obter o Cambridge First Certificate, porque muitos empregos em escritórios em Dublin naquela época exigiam que o candidato tivesse pelo menos esse certificado.

Se você não tivesse o esse certificado, talvez suas opções estariam restritas a funções não relacionadas ao "customer facing roles/atendimento ao cliente", talvez trabalhando como faxineiro ou como "Kitchen Porter/auxiliar de cozinha".


Como colocar seu curso de inglês no seu currículo: aula particular


Se você está atualmente estudando inglês em uma escola ou com um professor particular, então você pode colocar isso no seu currículo. Leia mais sobre minhas aulas particulares clicando aqui.

Nesse caso, é possível colocar “ongoing/contínuo” em seu currículo.

Private Classes - Ongoing

Isso mostra que você está tentando melhorar suas habilidades e mostra motivação e desejo de desenvolvimento pessoal que muitos empregadores gostariam de ver em um candidato.


Como indicar seu nível de inglês no seu currículo: morar no exterior


Se você já passou algum tempo no exterior, em um país de língua inglesa, também pode incluir isso em seu currículo.

É claro que quanto mais tempo for sua estadia lá, melhor, e você também pode falar sobre isso na entrevista.

Na seção “Hobbies and Pastimes/Hobbies e Passatempos” você pode colocar que gosta de viajar:

“Travel/Viajar” or “travel to English speaking countries/viajar para países de língua inglesa”, or “have lived in Ireland for 6 months/morei na Irlanda por 6 meses" etc.


Como indicar seu nível de inglês no seu currículo: “English Meeting”

English-Meeting-BH-conversação-em-inglês


Os “English Meeting” estão se tornando cada vez mais populares no Brasil, embora, infelizmente, costumam acontecer apenas nas grandes cidades.

O melhor lugar para saber sobre esses eventos é no site meetup.com. A ideia é “encontrar-se para tomar um drink, comer e conhecer pessoas”, tudo isso em inglês.

Mais uma vez, para a seção de “Hobbies and Pastimes” em seu currículo, você pode dizer que gosta de participar dessas reuniões.

Você pode ler um pouco mais sobre essas reuniões e como melhorar sua conversa em inglês clicando aqui.

Estou escrevendo este artigo em outubro de 2020, durante a pandemia de Covid 19, e recentemente tive alguns alunos que concluíram o teste do Duolingo English ao invés dos exames tradicionais IELTS / TOEFL / TOEIC antes de serem aceitos em um “third level course", nível educacional na Irlanda que abrange o ensino superior em universidades e faculdades.

Você pode ler neste link, em inglês, ou nesse link, em português.

A pontuação/nota exigida depende do curso para o qual você se inscreve, mas o teste é gratuito e pode ser feito quantas vezes você quiser. Isso o torna atraente para empregadores e candidatos.


Como colocar seu nível e seu curso de inglês no seu currículo?: Vocabulário

To backfire

Significa que uma ação efeito negativo ao invés do efeito positivo esperado. Em português usamos a expressão “o tiro saiu pela culatra”.

To sit in on

Participar de algo como uma entrevista de emprego ou reunião. Significa que você estará lá, principalmente, para ouvir e observar. Você provavelmente não falará na reunião ou entrevista, a menos que seja solicitado a fazê-lo. No entanto, sua opinião pode ser importante.

To turn out

Veio à tona, uma história que terminou de uma maneira diferente do que se esperava.

Customer facing roles

Empregos em que você lida diretamente com atendimento ao público, isso pode ser pessoalmente, como um café ou restaurante, ou talvez apenas por telefone ou por e-mail.

Ongoing

Em andamento, contínuo.

To put down

Escrever informações, geralmente em algum tipo de formulário ou documento.

Nesse artigo, você saberá como aprender inglês de maneira fácil e prática, totalmente do zero.

Caso você queira  se tornar mais seguro, saiba as frases básicas importantes em inglês. Ou aprender inglês para mestrado aqui e como escrever emails formais em inglês aqui.

Você pode comentar ou fazer uma pergunta abaixo.

Sobre o autor

Professor nativo de inglês da Irlanda com mais de 3.500 horas ensinando falantes de português. Criador de curso em video online na Udemy: "Eliminate the Mistakes Portuguese Speakers Make in English/Elimine os Erros que as Pessoas Que Falam Português Cometem em Inglês", e eBook de 2016 "Elimine os 63 Erros Mais Comuns que as Pessoas Que Falam Português Cometem em Inglês".

você pode gostar também

deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}