June 5

0 comments

Elogios em Inglês

By Gordon Gaffney

June 5, 2021


Elogios em Inglês

Elogios são uma boa maneira de agradar alguém ou mostrar às pessoas que elas possuem boas qualidades. Você já parou para pensar se sabe fazer elogios em inglês?

Existem várias formas de elogiar uma pessoa. Podemos elogiar a aparência, podemos elogiar o caráter, a inteligência e qualquer outra qualidade que a pessoa venha a ter.

Além de elogiar qualidades pessoais, podemos exprimir elogios aos objetos que as pessoas possuem. E ainda podemos elogiar a nós mesmos, não é verdade? 

Neste artigo iremos falar sobre elogios em inglês e abordaremos todos os diferentes aspectos citados acima. 

Para começar, vamos te fazer uma pergunta: Você sabe como dizer a palavra “elogio” em inglês? A resposta é “compliment”.

Elogios são sempre bons de fazer e ainda mais de ouvir, não é mesmo? Vamos começar a praticar elogios em inglês neste artigo e até o final dele, tente fazer um elogio para uma pessoa que você admira muito. 

Elogios em Inglês nas Canções

A maneira mais fácil e divertida de aprender alguns elogios em inglês é através de músicas famosas. Iremos mostrar alguns trechos de músicas que também podem ser usadas como elogios a seguir:

“You are amazing just the way you are” (Bruno Mars - Just the way you are) - Você é maravilhosa apenas do jeito que é.

Neste elogio podemos ver o quanto a pessoa que fala está encantada com a outra. Quem não ficaria muito feliz ao receber um elogio desses? Esta frase da música denota admiração a uma pessoa.

Parece que esta pessoa elogiada encanta a pessoa que fala de uma forma muito especial. 

Aqui está um vídeo oficial: 

E uma versão com letras:

“You look wonderful tonight” (Eric Clapton - Wonderful tonight) - Você está magnífica/maravilhosa/fantástica esta noite.

Um elogio digno de um amante apaixonado ao elogiar o ser amado. Este é um ótimo elogio para se ouvir quando passamos o dia nos preparando e arrumando aquela produção para sermos vistos em alguma celebração, festa, etc.

Aqui está um vídeo oficial:

E uma versão com letras: 

“Even when you’re crying, you’re beautiful too” (John Legend - All of me) - Até quando você está chorando você é bonita.

Este é um tipo de elogio que enaltece a beleza. Mesmo chorando a pessoa ainda fica bonita! Sabemos que quando estamos chorando, não fazemos uma cara muito boa. Ficamos com a pele toda enrugada e com os músculos da face contraídos como se estivéssemos comendo um limão bem azedo.

Então, se alguém disser que você é bonito ou bonita até mesmo quando está chorando, sinta-se muito elogiado! 

Aqui está um vídeo oficial: 

E uma versão com letras: 

“You are a shooting star” (Rihanna - Diamonds) - Você é uma estrela cadente”


Ao comparar uma pessoa a uma estrela cadente, você quer dizer que ela brilha, que ela é luz, ou mesmo que ela traz luz à sua vida. Este é um tipo de elogio que podemos fazer a quaisquer pessoas que iluminem nossa vida e que nos trazem coisas boas de uma maneira muito especial, como amigos, familiares queridos e pessoas amadas. 


Aqui está um vídeo oficial: 

E uma versão com letras:

Elogios em Inglês no Cotidiano

Agora que já vimos alguns exemplos de formas de elogios nas músicas, vamos ter um pouco mais de contato com frases que podemos usar no dia a dia e de forma mais natural.

Aproveite para se aprofundar ainda mais nas diversas formas de elogios que você pode aprender na língua inglesa.

Top-notch - Top de linha. Indica que algo está classificado como sendo o melhor da sua categoria. O melhor carro, a melhor equipe, a melhor banda, etc.

Exemplos:

The orchestra holds top-notch performances, with great soloists.
(A orquestra realiza concertos de primeiro nível, com grandes solistas.)

A1 - Geralmente significa a nota mais alta em um teste ou prova. Mas além deste significado primário, também pode significar algo muito bom.

Exemplos:

That food was a1! (Esta comida estava muito boa!)

Top drawer - A gaveta do topo? Sim, mais ou menos isso! Sabe a expressão em português que usamos “A última bolacha do pacote”? Então, “top drawer” é mais ou menos a mesma coisa. Quer dizer algo tão bom que é único, muito bom, que não se encontra algum outro que se compare a este. 

Exemplos:

Where did you buy this T-shirt? It is top drawer!
(Onde você comprou esta camisa? Ela é o máximo!)

Elite level - Nível elite, ou seja, algo do mais alto nível, como o próprio nome já diz.

Exemplos:

That new football player is elite level. (Esse novo jogador de futebol é de nível elite.) 

Best of the best - O melhor dos melhores. A expressão também é o nome de um filme sobre artes marciais bem conhecido dos anos 80.

Exemplos:

These awards recognise 'the best of the best' eco-innovative companies which have already won prizes at the national level. (Estes prémios reconhecem "as melhores de entre as melhores" empresas eco-inovadoras já premiadas a nível nacional.)

Big fan - Esta frase expressa admiração e elogios a uma pessoa enaltecendo o trabalho que esta pessoa realiza. É uma boa forma de elogiar e apreciar o talento do próximo.

Exemplos:

I am a big fan of your work. (Sou um grande fã do seu trabalho.)

Great shape - Este é um elogio que as pessoas adoram ouvir. Principalmente aquelas pessoas que se preocupam com a saúde e com a forma física. 

Exemplo:

You look in great shape - Você está em ótima forma. 

Look fit - Assim como o último item, este elogio se refere à forma física e enaltece a boa forma da pessoa. 

Exemplos:

You look fit. (Você está em forma.)

Stylish - Este tipo de elogio em inglês se refere ao estilo visual da pessoa. Quando dizemos stylish, queremos dizer que a pessoa se veste bem, usa combinações descoladas e modernas. Stylish é uma referência muito boa e ótimo elogio para quem se importa com a aparência!

Exemplos:

You look very stylish. (Você está muito estiloso/estilosa.)

Glamorous - Glamuroso/Glamurosa

Glamuroso é um elogio que traz sofisticação e um toque de modernidade. Glamour é uma boa característica.

Exemplo: 

You look glamorous (Você está parecendo glamurosa).

Sweet - Doce

Às vezes, as pessoas dizem exatamente aquilo que precisamos ouvir em determinado momento. Principalmente nos momentos difíceis, ouvir um elogio amável e doce é tão bom, não é mesmo?

Exemplo:

That’s very sweet of you to say. (Isto que você disse foi tão amável (tradução aproximada).

Nice - Bom/Boa

Assim como o elogio anterior, este vale a pena ressaltar para dizer a alguém que o que ele/ela disse foi muito valioso.

Exemplo:

That’s very nice of you to say. (É muito legal você dizer isto.)

Made my day - Fez meu dia

Este é um ótimo elogio! Pois além de receber um elogio, a pessoa sabe que fez bem para alguém e isso mudou o dia de alguém!

Exemplo:

You just made my day! (Você fez o meu dia!)

Thank you for the compliment. - Obrigado/Obrigada pelo elogio.

Não podemos esquecer de agradecer quando recebemos um elogio. 

I appreciate the compliment. - Eu aprecio o elogio.
 
I appreciate the kind words. - Eu aprecio as palavras amáveis. 

Elogiar Ações

Existem alguns elogios em inglês que podemos fazer com frases prontas que praticamente todo mundo usa.

Estes elogios nem sempre podem ser traduzidos ao pé da letra, pois alguns possuem um sentido mais figurado do que literal.

Então, é necessário prestar atenção às expressões como um todo e não palavra por palavra. 
 
You knocked it out of the park = expressão usada em jogos de baseball quando a bola sai do campo para bem longe. Esta expressão quer dizer: Fazer algo muito bem ou melhor do que o que era esperado. Convenhamos que este é um elogio e tanto!

You knocked it out of the park (Você superou as expectativas.)

You smashed it = uma gíria, popular no Reino Unido e uma expressão bem usada no meio online e entre os mais jovens.

You smashed it (Você se saiu muito bem.)

You crushed it = assim como a expressão “you smashed it”, este quer dizer a mesma coisa, sendo apenas uma variante.  

You aced it = esta expressão de elogio se deve ao A’s do baralho, que é uma carta de excelência. Desta forma, se a pessoa “aced it”, quer dizer que ela executou uma tarefa muito bem.

You blitzed it = esta expressão é uma gíria, ou seja, classificada como fala bem informal na língua inglesa. Quer dizer “Você arrasou”, “Você fez algo muito bom”. 

He flew it / he flew the exam = este elogio em inglês indica que alguém alcançou uma boa pontuação em algo ou alcançou um bom resultado. 

Bring down the house = esta expressão é um ótimo elogio para um artista, cantor, ator receber. Significa “levar a platéia ao delírio”. Isto quer dizer que a performance exibida foi tão fantástica que a audiência gostou muito. 

He brought the house down (Ele levou a platéia ao delírio.)

To be far and away the best = este é um tipo de elogio que demonstra que a pessoa foi além das expectativas e superou qualquer comparação possível, se destacando como a melhor em algum determinado quesito. 

He was by far and away the best (Ele foi disparado o melhor.)

To be head and shoulders above everyone else = assim como o último elogio, este aqui também indica uma superação de uma pessoa em relação a todos os outros. Sugere que um é o melhor ou que se destaca dentre os demais. 

He was head and shoulders above everyone else (Ele estava com a cabeça e os ombros acima de todos.)

To be light years beyond = esta expressão significa “estar anos luz além de algo ou alguém”. Este elogio sugere que alguém supera todos em algum requisito particular.

Quando dizemos que alguém está anos luz à frente de algo, isto significa que esta pessoa é capaz de solucionar problemas de uma forma que jamais imaginaríamos de forma espetacular. 

She was light years beyond everyone else. (Ela estava anos luz além de todos.)

A man of his word ou A woman of her word = esta expressão de elogio significa “ser um homem de palavra” ou “ser uma mulher de palavra”. Este elogio é referente ao caráter da pessoa. Ser uma pessoa de palavra quer dizer que esta pessoa honra com tudo o que fala e não volta atrás em suas atitudes.

A stand up guy = ser considerado “a stand up guy” é ser considerado honesto, direito e sincero. Este é um tipo de elogio também referente ao caráter e ao bom modo de ser.

I trust Tim because he is a stand up guy (Eu confio no Tim porque ele é um rapaz honesto.)

Elogios Rápidos

Às vezes não precisamos elaborar um texto enorme para expressar nossa admiração por alguém. Às vezes bastam apenas poucas palavras para mostrarmos o quanto apreciamos um certo comportamento ou atitudes das pessoas. Para este tipo de elogios, podemos também usar as frases curtas a seguir. 

Well done!Bem feito!

Geralmente, este elogio é dado quando alguma tarefa é finalizada com sucesso. Ouvir “well done!” quando entregamos um tipo de tarefa é muito prazeroso e reconfortante. Nos faz ver que valeu a pena nosso esforço para ganhar este elogio. ]

Good for you! = Bom pra você!

Este é um tipo de elogio que também nos impulsiona a seguir no caminho que decidimos tomar. Ainda mais quando ouvimos este elogio de algum superior. Sabemos que estamos indo pelo caminho certo e agradando de alguma forma ou fazendo aquilo que é certo para nós.

Nice one! = Legal! / Muito bom!

Aqui também recebemos um elogio do tipo que indica uma boa tomada de decisão. 

Good job! = Bom trabalho!

Assim como na expressão de elogio recentemente mencionada, “Well done”, o “Good job” também expressa que a tarefa ou trabalho realizado é de grande agrado. Ou seja, o que foi entregue foi o esperado e foi realizado de forma que agradou.

Receber um elogio como “Good job!” é uma ótima recompensa para quem batalhou e trabalhou duro para poder entregar um trabalho de qualidade.

Elogios são uma ótima recompensa no geral. É bom ouvir elogios depois de termos  doado nosso tempo em algum tipo de tarefa árdua. Porém, também é legal ouvir elogios apenas pelo tipo de roupa que estamos usando em um dia, por exemplo.

Qualquer tipo de elogio é bem vindo. Seja um elogio pelo caráter, pela aparência, pela inteligência.

Elogiar também é uma ação muito bonita e reconfortante, pois sabemos que ao elogiar alguém, podemos mudar o dia desta pessoa. E agora que você já viu inúmeros tipos de elogios aqui neste artigo, que tal começar a colocar em prática um pouco do que você aprendeu aqui?

Aproveite para entrar em contato com uma pessoa muito especial que você admire muito. Faça um elogio em inglês. Use o que você aprendeu hoje. O importante é fazer um elogio sincero para não soar falso, ok? 

Também poderá se interessar pelo nosso curso em vídeo online à venda na Udemy por €29.99/69.99R$: "Elimine os Erros que as Pessoas Que Falam Português Cometem em Inglês". 4 horas de vídeo exclusivamente para pessoas que falam português. Você pode ler mais sobre isso e assistir a vídeos gratuitos aqui.

Descubra aqui como usar apelidos carinhosos em inglês, e clicar aqui para sentimentos e emoções em inglês ou aprender sobre palavras em inglês com acento aqui.

Você também pode descobrir algumas frases de amor em Inglês aqui.

Qual é o seu elogio favorito? E qual o que você menos gosta? Deixe nos comentários!

Gordon Gaffney

Sobre o autor

Professor nativo de inglês da Irlanda com mais de 3.500 horas ensinando falantes de português. Criador de curso em video online na Udemy: "Eliminate the Mistakes Portuguese Speakers Make in English/Elimine os Erros que as Pessoas Que Falam Português Cometem em Inglês", e eBook de 2016 "Elimine os 63 Erros Mais Comuns que as Pessoas Que Falam Português Cometem em Inglês".

você pode gostar também

deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}