July 3

0 comments

Inglês para Aviação

By Gordon

July 3, 2020


Inglês para Aviação


Inglês é a língua internacional da aviação, assim como ela é em outras indústrias como a engenharia.

Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO), que é a agência especializada das Nações Unidas, foi estabelecida em 1994 pelas para gerenciar a administração e regulamentação da Convenção Internacional de Aviação Civil (Convenção de Chicago).

Em 2008 essa organização anunciou que a língua inglesa deve ser usada na aviação. Disseram “Com a aviação crescendo com quase 100.000 vôos diários hoje em dia e para 2030 espera-se 200.000 vôos, é imperative que a ICAO continue a aprimorar e refinar suas ferramentas de auxílio a segurança. Isso garante que os passageiros ao redor do mundo continuem a ver viagens aéreas como o meio mais seguro de rápida conexão global."  Você pode ler a versão original em inglês aqui.

A ICAO disse que todos os pilotos operando em rotas internacionais e todos os controladores de tráfego aéreo que se comunicam com pilotos estrangeiros devem ser capazes de se comunicar tanto com inglês básico e os modos básicos de expressão da ICAO. 

Se você é um falante nativo de português e quer garantir que suas bases de inglês incluindo o present perfect estão corretas, então você pode checar nosso curso de vídeo online feito exclusivamente para falantes de português: “Fluência em Inglês” aqui você pode assistir 7 vídeos gratuitos, basta se registrar aqui no nosso site.

Também devem ter sua proficiência na língua inglesa avaliada formalmente.

Isso levou a produção de exames, órgãos credenciadores, cursos e material para estudantes.


ICAO Inglês para Diretrizes de Aviação


A ICAO tem 6 níveis de proficiência linguística:

  • ICAO Nível 6: Especialista
  • ICAO Nível 5: Avançado
  • ICAO Nível 4: Operacional
  • ICAO Nível 3: Pré-operacional
  • ICAO Nível 2: Básico
  • ICAO Nível 1: Pré-básico
    O nível mínimo de proficiência pra a licenciação da ICAO é Nível 4. Para ser avaliado como Nível 4 ICAO, um piloto ou controlador de tráfego aéreo deve alcançar Nível 4 em todas 6 aréas de competência da ICAO:
  • Pronúncia
  • Estrutura
  • Vocabulário
  • Fluência
  • Compreenção
  • Interações

Os 12 assuntos identificados para estudos são:

  1. Invasão da pista 
  2. Combustível 
  3. Pouso
  4. Tecnologia
  5. Gravidade
  6. Pressão 
  7. Saúde
  8. Fogo
  9. Animais
  10. Meteorologia
  11. Perda  
  12. Segurança


Todos os cursos e materiais de qualidade vão cobrir esses tópicos.

É importante lembrar que ser piloto ou controlador de tráfico aéreo não são os únicos cargos que você irá precisar de Inglês pra aviação, há muitos outros, cada um com diferentes vocabulário. 

Por exemplo, existem também atendentes de vôo, mecânicos, tripulação terrestre de linha aérea e etc.

Falantes nativos de inglês não precisaram provar sua proficiência, mas a Autoridade Internacional de Aviação Civil os instruiu para garantir que eles podem ser compreendidos e para evitar “o uso de ditados, coloquialismos e outros jargões”.


Por que é tão importante ter uma língua oficial, como o inglês, na aviação?


O motive é para aprimorar os padrões de segurança. A ICAO tem trabalho juntamente com o principal órgão da indústria de aviação, a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), no programa.

A IATA decidiu que o ingles deverá ser usado para comunicção entre todos os pilotos e controladores e também sera usado nos principais aeroporto internacionais.

Isso se dá porque muitas aeronaves de linhas aéreas de muitos países podem estar na mesma frequência de radio, sendo assim, é crucial que os pilotos entendam o que está acontecendo em volta deles.

Não sabe por onde começar?

Inscreva-se no nosso curso de vídeo online GRATUITO

7 ótimos vídeos para melhorar seu inglêsfeitos exclusivamente para falantes de português.

Depois de se registrar no site para você deve verificar seu e-mail clicando no link para concluir o processo e assistir aos vídeos.


Estudando Inglês para Aviação


Cursos de Inglês para Aviação


Existem muitos cursos de inglês para aviação ao redor do mundo em cidades como Cidade do Cabo e no meu próprio país, a Irlanda.

Na Irlanda a Welcome Ireland School, localizada em Dublin, leciona suas aulas de inglês para aviação na famosa rua comercia Grafton Street. 

Um curso bisemanal custa €1185 e um curso de 4 semanas custa €2300. http://welcomeireland.ie/courses/aviation-english-training-in-ireland/

A famosa organização Berlitz, que tem escolas de linguagem por todo o mundo, também oferece cursos de aviação em Dublin. Você pode ler sobre o Curso de Inglês par Aviação da Berlitz de Dublin aqui.


Material de Inglês para Aviação


Há, também, uma variedade conteúdos para que você possa estudar independentemente, que é o que queremos fazer com esse website.

Foi publicado pela primeira vez quando os novos requerimentos foram introduzidos em 2008.  A estrutura do livro sera bem familiar para qualquer um que tenha usado o English for Engineering ou o Market Leader series de livros da Business English. Você poder ver o índicie aqui.  A escala de valiação da ICAO é explicada a fundo, novamene isso pode ser familiar para pessoas que já tenham feito o IELTS ou TOEFL.

Primeiro nós temos o "Aviation English" (Inglês para Aviação) conforme a ICAO por Henry Emery e Andy Roberts que foi publicado por Macmillan.

Foi publicado pela primeira vez quando os novos requerimentos foram introduzidos em 2008.

A estrutura do livro sera bem familiar para qualquer um que tenha usado o English for Engineering ou o Market Leader series de livros da Business English. Você poder ver o índicie aqui:

O livro foi escrito para ser usado em aulas com vários estudantes, por exemplo “trabalhe em duplas…” mas está tudo bem se você estiver estudando sozinho(a). O livro contém 12 unidades, 1 para cada um dos doze assuntos mencionados nas diretries da ICAO. Cada unidades tem 4 assuntos, cada um desses assuntos tem 2 páginas de comprimento.
O format de cada assunto é bem similar aos livros mencionados acima. Primeiro o assunto é introduzido na seção 1, talvez lendo um artigo sobre aviação ou descussão em sala, depois tem-se alguns exercícios em gramática e vocabulário e a chande de fazer alguma prática de fala.


A escala de valiação da ICAO é explicada a fundo, novamene isso pode ser familiar para pessoas que já tenham feito o IELTS ou TOEFL.

O livro foi escrito para ser usado em aulas com vários estudantes, por exemplo “work in pairs.../trabalhe em duplas…” mas está tudo bem se você estiver estudando sozinho(a).

O livro contém 12 unidades(acima), 1 para cada um dos doze assuntos mencionados nas diretries da ICAO. Cada unidades tem 4 assuntos, cada um desses assuntos tem 2 páginas de comprimento.

Seções 2 e 3 tem exercícios práticos mais completes, frequentemente pra grupos, junto com mais prática em gramática, fala e escuta. Seção 4 é para desenvolvimento de linguagem, onde você faz exercícios padronizados como preencher as lacunas, reorganizar as letras para formar uma palavra, descrever partes de um diagrama e etc.


O format de cada assunto é bem similar aos livros mencionados acima.

Primeiro o assunto é introduzido na seção 1, talvez lendo um artigo sobre aviação ou descussão em sala, depois tem-se alguns exercícios em gramática e vocabulário e a chande de fazer alguma prática de fala.

Seções 2 e 3 tem exercícios práticos mais completes, frequentemente pra grupos, junto com mais prática em gramática, fala e escuta.

Seção 4 é para desenvolvimento de linguagem, onde você faz exercícios padronizados como preencher as lacunas, reorganizar as letras para formar uma palavra, descrever partes de um diagrama e etc.

Ao fim do livro tem uma seção de trabalho em dupla com exercícios que você pode praticar com um parceiro, junto com as transcrições de todas as seções de listening.

Naturalmente o livro prepara o estudante para o exame ICAO e todo o vocabulário essencial e as situações comuns de aviação também são abordadas.

Um grande ponto negative é que a editora não fez o melhor uso da tecnologia moderna.

Infelizmente o livro ainda vem com um CD-ROM, quando vários computadores não têm um drive de CD ou DVD e várias residencies também não têm um aparelho de CD ou DVD. 

Seria melhor se esses arquivos estivessem disponíveis para download no site da editor. 

Aviation English por Henry Emery e Andy Roberts 

Vantagens
  • 12 unidades, 1 para cada um dos doze assuntos mencionados nas diretries da ICAO
  • Muito bem organizado
  • Muitas situações de gramática, vocabulário e dramatização de papéis são necessárias para passar no exame
Desvantagens
  • Somente CDROM, nenhuma opção para fazer o download no site dos editores
Conclusão

Apesar disso essa ainda é uma ótima escolha de uma editor com um ótimo histórico em conteúdo educacional.


A estrutura é ligeiramente diferente já que ele contém 30 unidades de 2 páginas ao invés de seguir os 12 assuntos da ICAO. Cada unidade tem atividades para praticar as habilidades em ouvir e falar e para desenvolver os vocabularies chave.

Outra fonte similar dos mesmos editores é "Test Your Aviation English" (Verifique seu inglês de aviação)

Isso é outro pacote de livro e CD que você pode estudar independentemente, novamente seria melhor se os arquivos de audio estivessem disponíveis para downlad.

Ele também foca em assuntos e estruturas linguísticas necessárias para pilotos e controladores de tráfico aéreos se preparando para receber nível 4 de requisitos linguísticos da ICAO.

A estrutura é ligeiramente diferente já que ele contém 30 unidades de 2 páginas ao invés de seguir os 12 assuntos da ICAO. Cada unidade tem atividades para praticar as habilidades em ouvir e falar e para desenvolver os vocabularies chave.

Cambridge é um nome mundialente famoso na educação e eles produzem livros técnico-especialistas em inglês, você pode lever minha avaliação no livro English for Engineering aqui.

é outro curso para pilotos e controladores de tráfego aéreo que você pode estudar independentemente. O livro é para aqueles que precisam do nível 4 de inglês da ICAO para trabalhar na indústria

O livro inglês de aviação deles é chamado "Flightpath" e é outro curso para pilotos e controladores de tráfego aéreo que você pode estudar independentemente. 

O livro é para aqueles que precisam do nível 4 de inglês da ICAO para trabalhar na indústria.

Ele cobre toda variedade de habilidades de comunicação necessárias pelos profissionas de aviação para se comunicarem em situações for a da rotina.

O livro foca na avaliação da ICAO, aprendizes recebem total suporte para alcançar os padrões da idústria. Inclue estudos de caso, análise das habilidades de counicação, exposição a comunicações em vôo autênticas e trabalhos de comunicação.

Flightpath inclue vídeos autênticos de treinamento da indústria, e já foi avaliado e corroborado por um grupo de profissionais líderes em comunicação e segurança na aviação

Flightpath por Cambridge

Vantagems
  • Cobre toda variedade de habilidades de comunicação necessárias
  • Vídeos autênticos de treinamento da indústria
  • Corroborado por um grupo de profissionais líderes em comunicação e segurança na aviação
Desvantagems
  • Também somente CDROM, nenhuma opção para fazer o download no site dos editores
Conclusão

Outra boa opção ao estudar inglês para aviação.

Provas de Inglês para Aviação

Os testes de linguagem em English for Aviation são um processo contínuo e a ICAO está desenvolvendo uma Página inicial da ICAO para o Programa de Proficiência em Língua Inglesa (I-HELPP), para auxiliary Nações Estado na implementação dos seus Requisitos de Proficiência Linguística (LPRs) assim como o Serviço Fornecedor de Testes no desenvvolvimento e implementação de testes efetivos de linguagem.

E por isso, o AELTS está atualmente suspenso até que um novo serviço seja lançado.

Enquanto isso o único teste reconhecido que eles têm é o seguinte:

(ELPAC) Proficiência em Língua Inglesa para Comunicação Aeronáutica é um teste para avaliar Proficiência em Língua Inglesa da ICAO para pilotos e controladores de tráfego aéreo. O teste é organizado através da Eurocontrol, que é uma organização civil-militar e pan—europeia dedicada ao suporte  da aviação europeia.

Até o momento 22.000 estudantes já prestaram esse teste, existem 300 examinadores da ELPAC e você pode procurer um centro de testes no website deles aqui.


YouTube/Blog/Websites


Uma procura simples no youtube “English for Aviation” trará vários vídeos ótimos.

Também há um blog especialista muito interessante do Brasil chamado Global Aviation English. O site é dividido em seções para pilotos, executivos e comissários de bordo. Também tem algumas tática de entrevista e artigos.

No entanto, o ultimo post do blog foi em setembro de 2015, a página do facebook nao está mais ativa e o ultimo tweet foi em dezembro de 2017.

No entanto, vale a pena dar uma olhada em qualquer blog especializado como este

Sobre o autor

Professor nativo de inglês da Irlanda com mais de 3.500 horas ensinando falantes de português. Criador de curso em video online: "Fluência em Inglês".

você pode gostar também

​deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}