May 3

0 comments

Inglês para Mestrado: Dicas, Estratégias e Cursos que Irão te Levar a Aprovação

By Gordon Gaffney

May 3, 2021


Inglês para Mestrado: Dicas, Estratégias e Cursos que Irão te Levar a Aprovação

Para muitos profissionais, depois de graduados, a etapa mais importante para alcançar uma ótima oportunidade de trabalho é o mestrado, então faz sentido que o inglês para mestrado também seja muito importante.

A pós-graduação é relevante por ressaltar o empenho em pesquisas mais aprofundadas em determinada área. Isto também garante mais credibilidade ao profissional da área, pois mostra o quanto de dedicação existe para sua formação pessoal e profissional.

Neste momento tão importante de sua formação, uma das etapas para a iniciação no mestrado é a prova de língua estrangeira, então você pode precisar de inglês para um mestrado.

Nesta hora, muita gente que deseja fazer a prova se preocupa por não ter um nível avançado de inglês. Mas qual será o nível exigido de fluência para realizar esta prova?

Inglês para Mestrado: Dicas, Estratégias e Cursos que Irão te Levar a Aprovação

Será que você só se sairá bem se tiver um nível avançado ou pelo menos intermediário em inglês? Fique calmo, pois não precisa. Porém você precisa saber mais detalhes do que é necessário para se sair bem nesta avaliação.

Se você está interessado neste assunto, fique por aqui e leia um pouco mais sobre como se preparar para a prova de inglês para mestrado.

Inglês para Mestrado: Qual nível de inglês é preciso para fazer a prova?

Primeiramente, não precisa se preocupar em relação a ter um nível avançado na língua inglesa. O importante nesta prova de mestrado é entender o sentido global do texto e saber interpretar as perguntas. Na maior parte das vezes, as perguntas e respostas são dadas em português.

Desta forma, você precisa ter foco em algumas palavras-chave do texto, entender a mensagem principal e também o gênero textual. Logo mais iremos abordar algumas técnicas de leitura que poderão te ajudar a economizar tempo lendo textos longos das questões mais elaboradas.

É claro que é preciso ter algum domínio sobre normas gramaticais de língua inglesa. Por exemplo, saber identificar um verbo importante no texto. Identificar se o texto retrata dados de passado, presente ou futuro faz toda a diferença no entendimento também.

Algo importante e necessário é entender o que significam prefixos e sufixos, preposições e outros termos essenciais da gramática. Porém, se você procurar um bom curso preparatório específico em inglês para mestrado, todas essas regras serão pontuadas e bem explicadas.  Outra informação relevante para quem irá fazer a prova de inglês para mestrado é que o uso de dicionário é permitido, pois em alguns casos podem surgir termos muito técnicos que não fazem parte do dia a dia. Por exemplo, veja este site.   O gênero textual também é uma informação importantíssima para entender quase que a totalidade da mensagem passada para o leitor. Através do entendimento do gênero textual, já sabemos qual é a intenção do autor e isto já ajuda em noventa por cento para seu entendimento geral.  Por exemplo, se o gênero é receita, sabemos que algo será ensinado sobre culinária. Se é um texto publicitário, sabemos que algo está escrito para persuadir o leitor a realizar uma aquisição. Se o gênero é jornalístico, alguma notícia será dada, de forma imparcial e narrativa.

Algo importante e necessário é entender o que significam prefixos e sufixos, preposições e outros termos essenciais da gramática. Porém, se você procurar um bom curso preparatório específico em inglês para mestrado, todas essas regras serão pontuadas e bem explicadas.

Outra informação relevante para quem irá fazer a prova de inglês para mestrado é que o uso de dicionário é permitido, pois em alguns casos podem surgir termos muito técnicos que não fazem parte do dia a dia. Por exemplo, veja este site.
 
O gênero textual também é uma informação importantíssima para entender quase que a totalidade da mensagem passada para o leitor. Através do entendimento do gênero textual, já sabemos qual é a intenção do autor e isto já ajuda em noventa por cento para seu entendimento geral.

Por exemplo, se o gênero é receita, sabemos que algo será ensinado sobre culinária. Se é um texto publicitário, sabemos que algo está escrito para persuadir o leitor a realizar uma aquisição. Se o gênero é jornalístico, alguma notícia será dada, de forma imparcial e narrativa. 

Saber identificar as palavras-chave de um texto também é uma estratégia que irá ajudar na interpretação do texto e entendimento da narrativa. 

Uma boa notícia é que, para esta prova, você não será testado na fala ou audição. Então, basta ter um pouco de noção sobre leitura e escrita que você já terá as ferramentas necessárias para realizar uma boa prova. E entraremos nestes assuntos sobre técnicas de leitura nos seguintes tópicos.

Mais uma dica importante: muitas pessoas que estão se preparando para a prova de inglês para mestrado estudam as provas anteriores para ter uma base de como fazer a prova atual. Porém a prova de inglês instrumental não é como uma prova de vestibular, que segue um padrão todos os anos.

Então, não perca tempo. Vale muito mais a pena você focar em um curso de inglês para fins específicos como o inglês instrumental do que estudar provas antigas de assuntos que podem nem voltar a ser abordados no futuro. 

Não sabe como colocar seu nível de inglês no currículo? Clique aqui para saber mais.

Inglês para Mestrado: As principais técnicas de leitura

Para que você tenha uma boa leitura e interpretação do texto de sua prova de inglês para mestrado, duas técnicas de leitura são fundamentais. Elas são:

Skimming

Esta técnica de leitura se baseia na leitura rápida do texto. Através do skimming, você terá uma percepção sobre o conteúdo abordado na leitura, tipos de informações que o autor busca passar, gênero textual a ser percebido e também o formato do texto. 

Ou seja, nesta etapa de ler através do skimming, você busca apenas ter uma visão geral sobre o assunto do texto.

Scanning

A partir desta técnica, você busca informações mais detalhadas no texto. Por exemplo, pode haver uma questão na prova que peça para identificar que marca de perfume a pessoa X estava usando no dia em que foi ao encontro com Y.

A fim de buscar esta informação, o leitor não irá ler novamente todo o texto. O foco está em apenas um trecho específico e é apenas neste trecho que o leitor irá colocar sua atenção.

Desta forma, através do scanning, fazemos uma busca detalhada atrás de uma informação específica dentro do texto. Porém, para que eu possa fazer isto com rapidez, devo já ter feito a técnica de skimming e ter conhecido um pouco sobre a divisão do texto.

Para resumir de uma vez por todas, temos skimming como uma leitura global e entendimento do texto. Scanning seria a busca por uma informação detalhada, como um raio-x do texto.

Estas duas técnicas devem ser utilizadas de forma que o candidato não perca muito tempo na prova de inglês para mestrado, uma vez que o tempo de prova é controlado. 

Inglês para Mestrado: Cursos de inglês instrumental

Você sabe o que significa Inglês Instrumental? Caso não saiba, o inglês instrumental é também conhecido como Inglês para fins específicos (ESP- English for Specific Purposes). 

É o estudo de língua inglesa voltado para fins acadêmicos. Ou seja, usar ferramentas necessárias para entender um texto em inglês e saber identificar as principais informações que o texto está passando.

Em outras palavras, Inglês Instrumental serve para dar suporte específico para quem deseja ler e entender uma mensagem. Se você busca aprender a gramática, falar bem, ouvir bem e se comunicar em inglês, este não é o melhor curso a se fazer.

Por isso que as pessoas que precisam de inglês para mestrado correm atrás dos cursos de Inglês Instrumental.

Vamos listar a seguir alguns cursos e detalhar como são as aulas para quem deseja fazer a prova de inglês para mestrado. 

English Pós

English Pós é um site de cursos online destinados a fins acadêmicos. O curso oferece preparação de inglês para mestrado e doutorado. 

Para o aluno que deseja se aprofundar, eles oferecem foco em leitura de artigos em inglês, preparação para exames de proficiência ou escrita. O English Pós ainda oferece materiais gratuitos no blog do curso. O investimento no curso de Inglês para mestrado está por volta de R$ 647,00.

Curso Marta Garcia

Curso de inglês instrumental online para mestrado. Este curso também é desenvolvido com o foco específico em provas de mestrado e doutorado. É um curso fundado há mais de quinze anos em Fortaleza e oferece aulas tanto online quanto presenciais. 

Então, se você não mora em Fortaleza, não se preocupe. Você pode se matricular e assistir às aulas de forma remota e garantir seu certificado que é aceito em diversas universidades.

O investimento para o curso de inglês para mestrado no Curso Marta Garcia é de R$ 397,00.

Pensar Cursos

Este é um curso totalmente gratuito, porém, você paga apenas pelo certificado. Ou seja, se você não está em um momento de grandes gastos financeiros, dá para investir no seu futuro sem gastar nada! 

O site do Pensar Concursos não oferece apenas o curso de inglês para mestrado. Existem inúmeros cursos que você pode fazer das mais diversas áreas de ensino.  Basta ter foco e se matricular para garantir uma boa formação. 

Você pode clicar aqui para saber mais sobre como aprender inglês com filmes, para te ajudar a aprender ainda mais. Ou caso você queira aprender inglês para trabalho, clique aqui.

Está pensando em fazer um inglês para mestrado? Deixe nos comentários suas dúvidas e dicas!

Gordon Gaffney

Sobre o autor

Professor nativo de inglês da Irlanda com mais de 3.500 horas ensinando falantes de português. Criador de curso em video online: "Fluência em Inglês".

você pode gostar também

Elogios em Inglês
Apelidos Carinhosos em Inglês
Anúncios Publicitários em Inglês
deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}