March 16

0 comments

O Que É Inglês Técnico?

By Gordon Gaffney

March 16, 2021


O que é inglês técnico?

Se você procurar por cursos de inglês na internet vai encontrar algumas centenas de opções presenciais ou não. Existe uma oferta enorme para isso porque a demanda é igualmente alta.

As pessoas querem aprender inglês por hobby, pelo desejo de querer morar ou viajar para um país onde a língua inglesa vai facilitar a comunicação e etc.

Como toda essa oferta, é fácil se perder e optar por uma forma pouco eficiente de aprender inglês. Isto é um problema ainda mais sério quando se fala em inglês técnico. Por isso, neste artigo, nós responderemos a pergunta o que é inglês técnico?

A importância do inglês para a sua vida profissional

O Que É Inglês Técnico

Livro de David Bonamy

 
A essa altura você provavelmente já sabe que o inglês é essencial para qualquer pessoa que almeja uma carreira promissora. Cada vez mais empresas fazem questão de exigir pelo menos conhecimentos básicos do idioma.

O motivo para isso é que o inglês é o idioma mais falado do mundo e os países onde o inglês é o idioma oficial tem uma forte influência no mundo. No dia a dia do mercado de trabalho você lida com termos em inglês o tempo todo.

Ao ligar o computador, você acessa o desktop, não a área de trabalho. Quando precisa enviar documentos para uma empresa, você usa o e-mail e não o correio eletrônico e por aí vai.

Você pode ler sobre a importância do inglês no mercado de trabalho e na sua carreira em uma postagem de blog clicando aqui.

O que é o inglês técnico e que diferença ele faz na sua carreira

Inglês técnico, conhecido por alguns como inglês instrumental, é o tipo de inglês usado em uma área especifica de atuação. Por exemplo, existe inglês jurídico, inglês para a medicina, inglês para a tecnologia da informação, inglês para escritório e etc.

Em algumas áreas, ser fluente em inglês não é o bastante, é necessário conhecimentos específicos. Pense na medicina, trata-se de uma área bastante delicada onde não há espaço para erros.

Um médico que quer atuar em uma país de língua inglesa ou apenas consultar livros e outros materiais em inglês precisa do inglês técnico, já que confundir uma palavra pode trazer consequências graves. 


Iniciando sua jornada para aprender e dominar o inglês técnico

 Se você tem interesse em aprender o inglês técnico é porque certamente esse interesse vem de uma necessidade profissional. Isto é, a sua área de atuação exige esse nível de conhecimento.

Então, onde exatamente começar? A melhor maneira de começar é seguindo os conselhos da pessoa da sua área.

Por exemplo, um advogado que precisa aprender inglês jurídico simplesmente precisa falar com os seus professores da faculdade sobre o assunto e pedir orientação, provavelmente eles já passaram pelo o que você está passando e já conhecem os melhores cursos, professores e instituições dedicadas ao assunto. 


Aprender por conta própria ou com cursos?

 
Com a popularização da internet vimos o surgimento dos cursos de inglês online. Há literalmente centenas deles por aí. Encontrar um curso ótimo pode ser mais complicado do que parece, online ou presencialmente.

Você pode aprender muito inglês técnico sozinho usando material estático. O que seria material estático, você pode estar se perguntando, são aulas gravadas, livros, apostilhas e etc.

Esse tipo de material é apenas suplementar. Para aprender inglês técnico, você também pode estudar um curso dinâmico, onde é possível testar seu aprendizado com o tempo.


Estabelecendo sua rotina 


Para aprender inglês técnico será necessário o comprometimento de algumas horas semanais. Portanto, uma das coisas que você precisa fazer é começar a se planejar de modo que as suas aulas possam se encaixar na sua vida e não atrapalhar.

Para alguns isso quer dizer que alguns sacrifícios serão necessários. Talvez reduzir o tempo com a família, desistir de atividades sociais e etc. O importante é levar o aprendizado a sério e não tentar fazer as coisas de qualquer forma.

Se você é do tipo que tem uma rotina corrida e dorme 5,6 horas por dia, tentar encaixar os estudos numa rotina como essa é um erro.

Para esses casos é necessário mudanças ao adiamento do processo de aprendizado. Aprender inglês técnico não é uma tarefa fácil e sacrificar sua saúde para isso é não é produtivo.

Você pode verificar nosso ótimo guia sobre como criar uma rotina de estudos aqui.


Verifique suas habilidades de tempos em tempos

 

Uma das atividades que vão fazer a diferença no seu aprendizado é verificar suas habilidades, isto é, se submeter a testes constantes. Isto é válido não só para o inglês técnico, mas para qualquer outra habilidade que você esteja tentando dominar.

O problema é que nem todos os cursos oferecem um número significante de testes e avaliações, mas você pode fazer algo a respeito de forma fácil. Há testes disponíveis online sobre o assunto e você também pode pedir para a instituição de ensino onde você estuda os testes das turmas passadas.

Dessa forma você vai ter todo o material necessário para pôr suas habilidades a prova. Mas é importante não se cobrar muito, nada de fazer testes avançados se você acabou de começar e muito menos fazer testes a cada aula feita.

Inglês por áreas 

Inglês para a medicina

A medicina é uma das áreas onde o inglês é essencial. Por mais que não seja necessariamente obrigatório o inglês fluente para os profissionais da saúde brasileiros, o inglês para a medicina faz a diferença.

Para começar, o inglês é o idioma mais utilizado nos estudos e pesquisas médicas. O profissional da medicina que domina o inglês vai ter mais facilidade de se manter atualizado. Em segundo lugar, o Brasil é um ponto turístico importante, milhares de estrangeiros entram aqui anualmente, ao menos é assim quando não estamos em período de pandemia.

Dominar o inglês pode fazer a diferença entre conseguir realizar um atendimento ou não. Por último, o profissional da medicina tem várias opções de mobilidade internacional, seja para trabalho, estudo, residência ou algo do tipo. O domínio do inglês é o que vai permitir que essa experiência seja proveitosa. 

Inglês para o mundo dos negócios

Agora que temos a internet até as pequenas empresas podem se beneficiar do domínio do inglês para os negócios. Desde negociações diretas com empresas estrangeiras até a contratação de software como serviço que vão ajudar na produção da empresa, o domínio do inglês para negócios pode resultar em uma enorme vantagem competitiva.

O inglês para negócios é uma das formas de inglês técnico mais comuns. E aí vem um desafio, há uma quantidade enorme de informação disponível, livros, apostilhas e etc. Para realmente dominar o inglês para negócios você precisa ser bastante seletivo com o material que vai usar para aprender.

Você pode ler minha análise dos livros de inglês para negócios chamados “Market Leader” aqui.

Inglês jurídico

O inglês jurídico se assemelha ao inglês médico. Há inúmeros artigos acadêmicos e livros escritos em inglês que podem ajudar na formação de um profissional da área. Há também inúmeros estrangeiros vivendo no Brasil que podem precisar de assessoria jurídica. E por último, há possibilidades para um profissional da área fora do Brasil.

Você pode descobrir como validar seu diploma nos EUA aqui.

Conseguir um visto de trabalho em países de língua inglesa está longe de ser uma tarefa impossível. Sobre está última afirmação, vamos levar em conta os períodos normais, sem levar em conta a pandemia que estamos passando no momento, que realmente atrapalhou o processo de viagem.

Inglês para a tecnologia da informação

A área da tecnologia da informação é o tipo de setor em que não se vai muito longe sem o domínio do inglês. Para começar, as principais linguagens de programação, Java, Python, e etc. são desenvolvidas em inglês.

Países de língua inglesa são destaques no setor da tecnologia, basta lembra do Vale do Silício, Apple e Microsoft. Portanto, não há dúvidas de que um profissional da tecnologia da informação precisa dominar o inglês técnico não só para avançar na carreira, mas para sobreviver. 

Inglês para escritório

O inglês para escritório não é necessariamente o mesmo que o inglês para negócios. Trata-se de um segmento com apelo mais forte para as atividades do dia a dia no mundo empresarial, apesar de muitas vezes ser tratado como inglês para negócios.

É ideal para secretárias e pessoas que trabalham supervisionando os funcionários na empresa, já que muitas vezes, quando o funcionário não domina o inglês, eles vão recorrer para seus supervisores. 

Conclusão

Bom, agora você conhece o bastante sobre o inglês técnico, sua importância, como aprender e quais são os principais tipos. Não chegamos a mencionar todos os tipos de inglês técnico existentes porque isso seria levaria muito tempo, mas você só precisa saber que existe praticamente inglês técnico para toda área de atuação.

O que é interessante é que com o passar dos anos o inglês vem se tornando mais e mais importante, essa é uma tendência que aparentemente vai continuar pelos próximos anos. Portanto, agora que você está ciente disso, é hora de tirar proveito e se preparar de acordo.

Clique aqui para aprender mais sobre os termos financeiros mais usados em inglês.

E você, que carreira gostaria de seguir com a ajuda do inglês técnico?

Gordon Gaffney

Sobre o autor

Professor nativo de inglês da Irlanda com mais de 3.500 horas ensinando falantes de português. Criador de curso em video online: "Fluência em Inglês".

você pode gostar também

Elogios em Inglês
Apelidos Carinhosos em Inglês
Anúncios Publicitários em Inglês
deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}