April 29

0 comments

O Sistema Solar, o Nome dos Planetas e as Fases da Lua em Inglês

By Gordon Gaffney

April 29, 2021


O Sistema Solar, o Nome dos Planetas e as Fases da Lua em Inglês

No momento em que escrevo este artigo, um novo Mars Rover pousou no Red Planet e enviou de volta algumas imagens incríveis. A missão vai durar muitos anos, então agora é um bom momento para aprender sobre o sistema solar, o nome dos planetas e as fases da lua em inglês.

O Sistema Solar, o Nome dos Planetas e as Fases da Lua em Inglês

Acima da nossa atmosfera, a mais de 400km de altura, está a ISS: a Estação Espacial Internacional (International Space Station), uma enorme estrutura com 73m de altura, 109m de comprimento, e mais de 400 toneladas.

Neste momento, sete astronautas (astronauts) de diferentes nacionalidades vivem dentro dela orbitando o planeta (planet) em que vivemos numa velocidade que não parece ser possível para uma estrutura tão grande: 28.000km/h.

Viajando tão rápido assim pelo vácuo do espaço (space), a ISS consegue dar uma volta na terra em 92 minutos. Isso quer dizer que os sete astronautas da ISS conseguem ver o nascer do sol (sunrise) e o por do sol (sunset) 16 vezes por dia.

Nessa estação espacial, longe de tudo que acontece aqui na Terra, a língua oficial é o inglês. O inglês é uma língua franca – ou seja, é uma língua que é comum e usada para diferentes povos se comunicarem, pois muitos deles tem falantes de inglês.

O inglês é a língua mais falada do mundo, com 1.27 bilhões de falantes. Mas ser uma língua franca é mais que isso. 

O mandarim, por exemplo, tem 1.12 bilhões de falantes, mas a maioria deles estão localizado na China, então essa não pode ser uma língua franca, usada para pessoas de diferentes lugares do mundo se comunicarem.

Por isso, em qualquer lugar que você vá para na Terra, e até mesmo fora da Terra, dentro da ISS flutuando na vastidão do espaço, é muito provável que a língua que você vai usar é o inglês.

Entretanto, nem sempre foi assim, e muitas das palavras que usamos para falar sobre os planetas e as estrelas (stars) têm uma origem muito mais antiga do que o inglês.

Diferentes povos da antiguidade praticavam astronomia (astronomy), o estudo das estrelas, como os da Mesopotâmia, do Egito, da China, da Índia. Mas quem nomeou os planetas, pelo menos cinco deles, foram os romanos.

O Sistema Solar, o Nome dos Planetas e as Fases da Lua em Inglês

Os gregos e romanos acreditavam que os planetas eram estrelas que vagavam pelo céu. Afinal, todas as constelações de estrelas ficavam paradas, e estas “estrelas” – que na verdade eram planetas – se moviam todo dia.

Eles não deram nomes de deuses para os planetas – eles realmente achavam que aqueles pontos brilhantes no céu eram deuses.

Os romanos só conseguiam ver cinco planetas, e os outros foram descobertos mais recentemente e nomeados com seres mitológicos romanos para manter a tradição. Como os nomes vem do latim, eles não mudam muito do português para o inglês, geralmente só troca uma letra, ou tira um acento.

Veja a seguir a tabela com os planetas do Sistema Solar (Solar System):


Solar System Planets:

português

inglês

Mercúrio

Mercury

Vênus

Venus

Terra

Earth

Marte

Mars

Júpiter

Jupiter

Saturno

Saturn

Urano

Uranus

Netuno

Neptune

Epa, tem algo estranho aí! E o planeta em que vivemos, a Terra (Earth)? Por que ele não foi nomeado como um deus, e por que o nome é tão diferente?

Na época em que os romanos nomearam os planetas, eles acreditavam que estes eram estrelas que vagavam em volta de um ponto fixo: a Terra. Mas o que eles não sabiam é que a Terra em si também é um planeta, vagando na imensidão do espaço em volta do Sol.

Por isso, a palavra “Terra” tem uma origem diferente, e muito mais complexa, pois ela foi usada para se referir como a terra debaixo de nossos pés, a terra como um planeta, a terra como um espaço entre o céu e o plano inferior.

Mas uma dessas origens vem do inglês antigo, da palavra erthe, e por não ter vindo do latim, é uma palavra mais difícil de pronunciar. Você pode ler um pouco sobre o inglês antigo em nosso artigo sobre  a origem da língua inglesa aqui.

A língua mais popular do mundo também tem em sua herança a origem do nome desse mundo.

A palavra “Sol” (Sun) vem tanto do latim “Sol” como do inglês antigo “sunne”, uma origem diversa que é esperada para uma estrela tão importante para todos nós. O Sol sozinho contém 99% da massa de todo o sistema solar.

Apesar de sua imensidão, o Sol é apenas uma estrela dentro de uma galáxia (galaxy) muito maior de estrelas que chamamos de Via Láctea (Milky Way).

Mas o sistema solar não é composto somente de planetas e uma estrela. Existem também os satélites (satellites), corpos celestes menores que circulam em volta de alguns planetas.

Mercúrio e Vênus não tem nenhum satélite, Marte possui dois, Júpiter e Saturno possuem mais de 75 satélites cada, por serem planetas maiores e, por isso, terem uma força de gravidade (gravity) maior.

A Terra, como todos sabem, tem somente um satélite: a Lua (Moon). A origem dessa palavra é um pouco mais difícil porque ela é totalmente diferente em inglês. A palavra Lua vem da deusa romana Luna, e até mesmo em inglês essa origem pode ser vista em termos como “fases lunares” (lunar phases). 

Porém, a palavra Moon é derivada do inglês antigo, e vem de palavras para designar a passagem de tempo. A lua era usada para observar quanto tempo passou, há muito tempo atrás, e por isso muitas palavras sobre passagem de tempo estão associadas à lua, como por exemplo a palavra para mês (month).

O Sistema Solar, o Nome dos Planetas e as Fases da Lua em Inglês

Apesar de podermos ver ela relativamente de perto, a Lua na verdade está muito longe do nosso alcance, muito mais longe do que a Estação Espacial Internacional. Como ela faz uma elipse em volta da Terra, e não um círculo, existem momentos em que ela está mais perto e momentos em que ela está mais longe.

No geral, ela fica entre 363.000km e 405.000km de distância da Terra. Ou seja, mil vezes mais longe do que a ISS. Se tivesse uma estrada entre a Terra e a Lua, e você estivesse dirigindo a toda velocidade à 120km/h, ainda assim levaria, em média, mais de 3 mil horas para você chegar na Lua.

Ou seja, mais de quatro meses de viagem sem parar para comer ou ir ao banheiro, em alta velocidade. Mas isso não é nada perto da distância entre a Terra e o Sol: mais de 150 milhões de quilômetros.

A Lua tem diversas fases baseadas em que posição ela está em relação ao Sol. Essa tabela mostra as diferentes fases da Lua em Português e Inglês.


Lunar Phases:

Português

Inglês

Lua Nova

New Moon

Crescente Côncavo

Waxing Crescent

Quarto Crescente

Third Quarter

Crescente Convexo

Waxing Gibbous

Lua Cheia

Full Moon

Minguante Convexo

Warning Gibbous

Quarto Minguante

First Quarter

Minguante Côncavo

Warning Crescent

O universo (universe) é muito vasto, e existem diversos fenômenos diferentes acontecendo nele. Asteroides (asteroids) colidem contra planetas e satélites, deixando enormes crateras em suas superfície, ou então passam perto o suficiente que acabam ficando presos em sua órbita, como os anéis de Saturno.

Buracos negros (black holes) puxam para dentro deles tudo que chega próximo, até mesmo a luz, e por isso ninguém sabe o que tem dentro. Supernovas (supernovas) tão poderosas que destroem tudo ao seu redor, a morte de uma estrela que pode ser vista à milhares de anos luz (light-years) de distância.

O Sistema Solar, o Nome dos Planetas e as Fases da Lua em Inglês

Nós somos comparativamente pequenos, mas também somos únicos. Conseguimos construir telescópios (telescopes) para ver coisas que nossos olhos sozinhos não conseguiriam, e espaçonaves (spacecraft) que nos levam até onde nossos veículos normais não permitiriam.

E isso tudo é possível porque conseguimos ajudar uns aos outros, nos comunicar uns com os outros, e a língua que usamos para isso é, principalmente, o inglês.

Em 1977, duas sondas espaciais (probes) foram lançadas no espaço sem nenhum destino final específico: Voyager 1 e 2. Cada um deles carrega um disco de vinil de ouro que contém informações gravadas em áudio e imagem que representem a diversidade cultural na Terra.

Os discos têm saudações gravadas em mais de 50 línguas, tanto antigas quanto recentes, além de sons de passos e risadas, música, obras de arte famosas. Existem até mesmo mensagens em código Morse. Por ser fruto de um programa espacial americano, é natural que boa parte das mensagens tenha sido feita em inglês.

Os Voyagers ainda estão vagando no espaço, e já saíram do sistema solar. Devido ao material utilizado na construção do disco, é muito possível que ele se fique funcional por milhares de anos. Talvez esses discos sejam, algum dia, a última prova de que a raça humana se quer existiu no universo.

E muito depois do fim de todos nós e de todas as línguas terem sido extintas, talvez alguma vida inteligente encontre esses discos. E a primeira coisa que eles vão ouvir, muito provavelmente, vai ser alguém falando em inglês.

Confira em breve um artigo sobre os melhores dicionários de inglês para você estudar.

Enquanto isso, você pode conferir aqui mais sobre como montar um cronograma de estudos  ou clicar aqui para aprender sobre as estações do ano e os dias da semana em inglês. 

Você também pode ficar sabendo sobre emoções e sentimentos em inglês aqui.

Também poderá se interessar pelo nosso curso em vídeo online à venda na Udemy por €29.99/69.99R$: "Elimine os Erros que as Pessoas Que Falam Português Cometem em Inglês". 4 horas de vídeo exclusivamente para pessoas que falam português. Você pode ler mais sobre isso e assistir a vídeos gratuitos aqui.

Conseguiu aprender mais sobre o sistema solar, o nome dos planetas e as fases da lua em inglês? Comente aqui embaixo seus temas favoritos!

Gordon Gaffney

Sobre o autor

Professor nativo de inglês da Irlanda com mais de 3.500 horas ensinando falantes de português. Criador de curso em video online na Udemy: "Eliminate the Mistakes Portuguese Speakers Make in English/Elimine os Erros que as Pessoas Que Falam Português Cometem em Inglês", e eBook de 2016 "Elimine os 63 Erros Mais Comuns que as Pessoas Que Falam Português Cometem em Inglês".

você pode gostar também

deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}