August 14

0 comments

Países que Falam Inglês como Segunda Língua

By Gordon

August 14, 2020


Países que Falam Inglês como Segunda Língua


A língua inglesa é uma das mais faladas línguas do mundo. Com cerca de 400 milhões de falantes nativos, de acordo com o livro de 2006 de David Crystal "English Worldwide", e mais 500 milhões que falam como segunda língua, o inglês fica atrás apenas do Espanhol e Mandarim na dominância mundial de idiomas. 

Além disso, por muitos, é chamada de língua universal, usando como intermédio para pessoas que falam idiomas diferentes. Também tem muita presença no mundo dos negócios, usada para fechar acordos entre empresas e instituições.

Mas por que existem tantos falantes dessa língua ao redor do mundo?

  • Um dos fatores é a colonização por países que falavam essa língua originalmente.
  • Outro é a questão de oportunidades: em países em desenvolvimento que não tem essa língua como nativa, pessoas que falam inglês ganham mais que outras pessoas. Isso se deve ao fato da dominância capitalista do mundo ocidental e de sua influência em negócios de países menores.

Sobre a colonização inglesa ao redor do mundo: no seu auge, foi o maior império da história e foi também a maior potência mundial. Sem precisar voltar muito no passado, vamos olhar a situação desse império no século passado: em 1920, o Império Britânico dominava cerca de 458 milhões de pessoas (um quarto da população da época) e 35.500.000 quilômetros quadrados (24% do planeta).

Devido à essa dominância, seu legado tanto político, mas principalmente cultural e linguístico, é generalizado. Prova disso, é que existem países que falam inglês espalhados por todo o globo terrestre. Da América do Norte à África e da Europa à Ásia.

Com o fim da Segunda Guerra e com a partilha da África, o Império passou por um processo de descolonização. Enfim, no ano de 1997, chegou ao fim o Império Britânico. Porém seu legado é inegável.

Inclusive, devido a todo esse legado e como prova do impacto deixado no mundo por esse Império, existe um termo designando todos os países falantes de Inglês ao redor do mundo: a anglofonia. Dentro deles, não estão incluídos países que tem essa língua como secundária. 

Países que Falam Inglês como Segunda Língua:

  • Camarões (África)
  • Índia (Ásia)
  • Lesoto (África)
  • Mali (África)
  • Malta (Europa)
  • Namíbia (África)
  • Nauru (África)
  • Filipinas (Ásia)
  • Singapura (Ásia)
  • África do Sul (África)
  • Suazilândia (África)
  • Tanzânia (África)
  • Tonga (África)
  • Samoa Ocidental (Oceania)

Desses países, vamos falar dos mais conhecidos e procurados por brasileiros: Singapura, África do Sul e Malta.

Se você planeja fazer um intercâmbio de inglês em um desses países, é uma boa ideia melhorar seu inglês o máximo possível antes de partir.

Nosso curso em vídeo online à venda na Udemy por €29.99/69.99R$: "Elimine os Erros que as Pessoas Que Falam Português Cometem em Inglês". 4 horas de vídeo exclusivamente para pessoas que falam português. Você pode ler mais sobre isso e assistir a vídeos gratuitos aqui.

Confira um exemplo de vídeo abaixo e você pode ler mais aqui.

Agora, se o seu objetivo é aumentar a sua imersão em inglês, você pode ficar sabendo mais sobre aqui.


Países que Falam Inglês como Segunda Língua: SINGAPURA


Singapura é um país asiático localizado na parte inferior da Península da Malásia, que conta com cerca de 6 milhões de habitantes, distribuídos num pequeno território.

Com um PIB de 446 bilhões de dólares, Singapura é um dos países mais ricos do mundo, atrás apenas do Qatar, Luxemburgo e Macau, tomando como base o poder de compra de seus habitantes. 

O ganho médio anual (PIB per capita) de alguém que mora em Singapura está na faixa de 82.000 USD. Para comparar um pouco, o dos EUA é de 63.000 USD, enquanto o do Brasil é de 9.000 USD.


Para os brasileiros, a notícia boa é que nesse país dispensa visto se você for turista e for ficar por 30 dias no país. Para quem quer ser estudante ou trabalhar por lá, o visto é necessário.

Mas pode ficar tranquilo que o processo não é muito demorado, caso você tenha motivos concretos para o governo te legalizar.

Países-que-Falam-Inglês-como-Segunda-Língua-Singapura


Por ser um país muito rico, o custo de vida por lá é um pouco salgado. Quem pretende morar por lá, tem que estar disposto a desembolsar um dinheiro legal por coisas do dia a dia, como roupas e alimentação.

Além disso, carros são bem caros por lá. A título de comparação, um Golf 1.4 em Singapura custa na faixa de 90.000 dólares, enquanto no Brasil, ele sai por menos de 20.000 dólares.

Se torna bem mais vantajoso dessa forma usar o transporte público, que, vale ressaltar, é de muita qualidade.

Uma das coisas que os brasileiros reclamam de Singapura é a inflexibilidade da população local. Pela educação deles, principalmente escolar, eles não são bem preparados para lidar com situações do dia a dia. 

Porém, para aqueles que não desejam a educação de lá, existem várias escolas com currículos internacionais da França, China e Reino Unido. Lá, as crianças terão acesso à educação de primeira qualidade além de poderem aprender outras línguas.


Segurança em Singapura


Diferentemente do Brasil, Singapura é um país extremamente seguro. É bem famoso, inclusive, pelas suas leis rigorosas e baixa criminalidade. A capital é conhecida como “cidade das multas” pela quantidade delas que são aplicadas por lá.

Apesar disso, você pode andar em qualquer horário nas ruas sem se preocupar com assaltos ou coisas do tipo, já que o país é bem vigiado por câmeras de segurança.

Para quem vai do Brasil, o clima também não é problema. Com temperaturas anuais que variam de 25 a 35 graus celsius, a temperatura é bem agradável e inclusive parecida com a do Brasil.

Países-que-Falam-Inglês-como-Segunda-Língua-Sinapora-Chinatown


Uma boa notícia para estrangeiros (mas não tão boas para autoridades locais) é que 40% das pessoas que vivem em Singapura são estrangeiras. Isso torna o convívio mais fácil além de deixar o país com uma grande multiculturalidade. Esse é um dos motivos para se ter tantos colégios internacionais por lá.

Todos esses fatores deixam a morada nesse país mais fácil e diversa. Com tamanha multiculturalidade num território tão pequeno, não é difícil para se acostumar com a vida em Singapura. Inclusive por questões linguísticas. Lá,  é raro encontrar alguém que fale apenas uma língua.


Países que Falam Inglês como Segunda Língua: ÁFRICA DO SUL


A África do Sul é o sonho de consumo de muitos viajantes ao redor do mundo. Com muita presença da natureza, esse país impressiona por suas belezas únicas. Mas, nem tudo são flores: esse país é um dos mais desiguais do mundo.

Países-que-Falam-Inglês-como-Segunda-Língua-safari-africa-do-sul

Em aspectos geográficos, a África do Sul é um país bem interessante. Apesar da cidade mais populosa ser Joanesburgo, ela tem três capitais distintas: Pretória (capital executiva), Cidade do Cabo ou Cape Town (capital legislativa) e Bloemfontein (capital judiciária).

Além disso, outro fato interessante é que ela engloba o país de Lesoto, um enclave totalmente rodeado por terras sul-africanas.


Moeda da África do Sul


Para estudantes do mundo inteiro, esse país é bastante procurado para se aprender inglês. Várias agências de intercâmbio, inclusive, levam jovens brasileiros todos os anos, para passar temporadas por lá aprendendo inglês. Uma vantagem é que o Real brasileiro vale mais que o Rand.


Devido a essa vantagem na conversão na moeda, o custo para brasileiros é mais atrativo. Após a conversão, os custos de moradia, alimentação e itens básicos de consumo são bem parecidos nesses dois países.

Outro fator que torna bastante atrativo o intercâmbio para lá é a facilidade com documentos. Devido a proximidade dos dois governos, brasileiros podem permanecer por até três meses nesse país sem precisar de um visto. Então, muitas pessoas acabam aproveitando essa grande janela para ficar por lá e aprender uma nova língua.

Apesar de ser um destino bastante popular, a África do Sul tem um problema: a segurança. A África do Sul tem sequelas até hoje do Apartheid, sistema de segregação racial.

Até hoje existem muitos lugares que se assemelham a favelas e que são cheias de problemas devido a desigualdade social. Mas, elas são localizadas longe dos centros urbanos. Para turistas não existe muito problema nesse sentido. Na maioria dos centros urbanos, é bem seguro andar na rua.


Países-que-Falam-Inglês-como-Segunda-Língua-little-brazil-cape-town-africa-do-sul

Little Brazil, Cape Town

Para quem é brasileiro, pode ter certeza que você não sairá de lá sem encontrar outra pessoa falando português. Existem comunidades de brasileiros em toda África do Sul. Uma das mais famosas é o “Little Brazil” em Cape Town. Além disso, não é difícil encontrar restaurantes e bares brasileiros por lá.

Mas caso você precise se comunicar com não-falantes do português, saiba exatamente como aprender o idioma inglês totalmente do zero sozinho(a) aqui.


Países que Falam Inglês como Segunda Língua: MALTA

Países-que-Falam-Inglês-como-Segunda-Língua-Malta

O último país que vamos falar é Malta, um pequeno país insular europeu que tem cerca de 450.000 habitantes. A ilha de Malta é localizada no Mar Mediterrâneo e se tornou independente do Reino Unido em 1964, porém, só entrou na União Europeia em 2004.


Malta é um destino procurado por pessoas do mundo inteiro para se fazer intercâmbio e se aprender inglês. Diversos brasileiros vão para lá passar um tempo e aprender um novo idioma enquanto se aventuram na Europa.

Uma facilidade é que esse país não requer visto para estudantes que fazer até três meses de curso. Basta o passaporte e você já está apto a entrar lá.


Custo de vida de Malta


Apesar de o custo de vida de Malta para quem mora na ilha ser bem mais alto comparado com o do Brasil, se você pretende estudar por lá, os preços não são tão ruins assim. Malta, se comparado a outros países da Europa, apresenta custos baixos para estudantes. Assim, espera-se que o aluno gaste pouco com estudo e mais com coisas que ele comprará na ilha, como comida, roupas e itens necessários.

Se você vai para Malta, fique tranquilo quanto a diversões. Malta é um país de beleza natural única e praias belíssimas. Pode ficar tranquilo também com o clima. Esse país é bem quente, e quem mora no Brasil não precisa fazer esforço para se acostumar.


Outra vantagem é que Malta tem voos baratos para países da Europa. Você pode dar um pulinho no final de semana em Roma ou Atenas, por exemplo, por cerca de 250 reais. Um luxo que só quem está na Europa tem. Para título de comparação, um voo de São Paulo para Roma custa cerca de 3000 reais. 12 vezes mais!

Algo que você não precisa se preocupar em Malta é a segurança. Em pesquisas recentes, Malta aparece em 1º na lista de países de Europa mais seguros. Malta aparece ainda em 2º lugar entre os países onde acontecem menos crimes violentos na Europa. Lembrando que na Europa existem países modelos em segurança pública, como Noruega, Suíça e Finlândia.

Países-que-Falam-Inglês-como-Segunda-Língua-Malta-2

Apesar de poucos brasileiros morarem de maneira fixa em Malta, milhares vão todos os anos até esse país para fazer intercâmbio, e por isso, não se encaixam na categoria de residentes fixos.

Outras nacionalidades tem bem mais representantes pela ilha, inclusive de refugiados. A Líbia, por exemplo, que está em guerra há alguns anos, é a nacionalidade mais presente por lá. Também migram para lá sérvios, filipinos e britânicos.


O Transporte Público de Malta


Algo que muita gente reclama por lá é o transporte público. No verão, período turístico, não tem frota de ônibus suficiente para todos. Assim, a demora é grande e muitas vezes os ônibus ficam cheios. No inverno, com menos gente, eles diminuem as frotas e o tempo entre ônibus é bem grande.

Malta também tem uma vida noturna bem agitada. Nos bares e baladas, estudantes do mundo todo se encontram e curtem bastante principalmente nos fins de semana. Malta é a combinação perfeita: praia de dia e balada de noite!

Mais Quatro Países da África Que Falam Inglês

A África é um continente diverso, com cinquenta países de culturas extremamente diferentes, que sofre de muita pobreza. Porém, ele também é um continente repleto de oportunidades para pessoas que querem viagens acessíveis com custos de vida baixo para experimentar novas culturas e, ao mesmo tempo, aprender inglês.

Por ser tão grande e tão diverso, é difícil escolher qual é o lugar da África que tem mais a sua cara. Para te ajudar nesse processo, preparamos um guia para apresentar mais quatro países da África que falam inglês.

Estes países que podem prover uma experiência confortável e única para a pessoa que deseja aprender inglês com vivência.



Países da África Que Falam Inglês: QUÊNIA

O Quênia é considerado o “berço da humanidade” possui diversos ambientes naturais exóticos de encher o olho, com um clima temperado que o brasileiro já está acostumado. É um lugar ótimo para fazer trilhas, safaris e excursões naturais.

O povo do Quênia é amigável, constantemente sorrindo e animados. A cultura culinária lá não é muito diferente da brasileira, e vários alimentos do nosso dia a dia estão presentes nela: arroz, feijão, milho, batata, cebola, tomate, couve.

As duas línguas oficiais do Quênia são o inglês e o kiswahili, sendo que a maioria dos falantes de inglês estão localizados nos centros urbanos. Nas áreas rurais é menos comum ter cidadãos bilingues. O inglês do Quênia é o inglês britânico, o que pode ser interessante para quem deseja aprender essa variante específica do idioma.

Além disso, existem também várias variantes do inglês e do kiswahili em comunidades espalhadas pelo país, proporcionando uma variedade grande de experiências linguísticas.

Quatro Países da África Que Falam Inglês - Quénia


A maior cidade do Quênia e sua capital é Nairóbi. É a terceira maior cidade do continente e é um lugar maravilhoso para se fazer tudo e encontrar todo tipo de pessoa. Se as metrópoles são onde você se sente mais confortável, essa é sua cidade destino.
Para entrar no Quênia é necessário visto, independente do motivo.

Entretanto, o governo queniano é muito rígido com a concessão de vistos para trabalho, pois a taxa de desemprego lá é de 40%. Encontrar um emprego lá não será fácil, ainda mais considerando alguns problemas étnicos presentes no país.

Além disso, o custo de vida lá é salgado, então não é uma boa opção para quem vai com um orçamento menor.


A moeda do Quênia é o Xelim Queniano, e 1 real equivale a cerca e 20 xelins quenianos no dia que este texto foi escrito. Abaixo estão alguns dos custos de coisas do cotidiano no Quênia, em Real:


Lanche no McDonalds: R$34

Jantar para dois num restaurante: R$160

Dúzia de ovos: R$8,50

Passagem de ônibus: R$4

Eletricidade, água e etc em um apartamento de 85m²: R$219

Aluguel de um apartamento com um quarto no centro da cidade: R$1.551

Aluguel de um apartamento com um quarto longe do centro: R$770

O Quênia abriga imensas comunidades de todos os lugares do mundo, inclusive brasileiros. Se você for para lá, não estará sozinho.


Para descobrir cursos de inglês no Quênia, visite  esse site aqui.

E para mais informações sobre viajar para o Quênia, confira essa página. 


Países da África Que Falam Inglês:NIGÉRIA


O gigante da África, a Nigéria é um dos maiores países do continente, com quase 200 milhões de habitantes. É um país de belezas naturais incríveis, com savanas, praias e florestas lindas, e diverso em suas culturas e povos. Se você gosta de um povo alegre, musical, e uma comida picante, está indo para o lugar certo.


A língua oficial do país é o inglês, e é também a língua mais usada, o que é um atrativo para pessoas que estão indo para o país em busca de experimentar a língua inglesa no seu cotidiano.

Há também outras línguas faladas lá, como o Naijá, que é uma mistura do crioulo e do inglês, mas a única oficial é o inglês, ao contrário de outros países da África que podem ter outras línguas oficiais.

Quatro Países da África Que Falam Inglês - Nigéria

Economicamente, a Nigéria é um país em desenvolvimento, assim como o Brasil. De fato, o custo de vida lá é relativamente parecido com o que o povo brasileiro está acostumado, sendo a principal diferença o preço do aluguel, que é bem alto: em média 270% maior do que o aluguel encontrado no Brasil.

O preço varia dependendo da cidade, sendo que as cidades principais são as mais caras, como Lagos e a capital Abuja. Existe também dificuldade em se encontrar coisas nos mercados, dependendo da região, como carnes de qualidade, e alguns itens que se consomem normalmente no Brasil talvez não sejam comuns lá.

 
A moeda do país é a Naira Nigeriana. Um real equivale, no momento em que esse artigo foi escrito, 70 Nairas (NGN). Aqui estão alguns preços de coisas do cotidiano na Nigéria, em real:

Lanche no McDonalds: R$28

Jantar para dois num restaurante: R$114

Dúzia de ovos: R$7

Passagem de ônibus: R$3

Eletricidade, água e etc em um apartamento de 85m²: R$118

Aluguel de um apartamento com um quarto no centro da cidade: R$4.000

Aluguel de um apartamento com um quarto longe do centro: R$2.775

Seja para viagem turística ou a trabalho, é necessário ter um visto para viajar para a Nigéria. Levando em consideração que a taxa de desemprego no país é de 27%, mais que o dobro do Brasil, é mais recomendável ir para lá pensando no turismo e não no trabalho.

Existe uma comunidade forte de brasileiros na Nigéria que pode ser encontrada por grupos de Facebook, especialmente em cidades grandes como Lagos, então na sua viagem você terá boa companhia!


Na Nigéria, existem diversas escolas de inglês em diferentes regiões onde é ensinado inglês, como a Language Skill Development & Consulting.

Esse site oferece uma lista de escolas de inglês, organizada por cidades, na Nigéria.

 
Mais informações sobre viagens para a Nigéria podem ser encontradas aqui.


Países da África Que Falam Inglês: MALAWI


O Malawi é conhecido como o “coração caloroso da África” pela maneira carinhosa com a qual eles tratam os turistas de lá, sempre dispostos a ajudar. Lilongwe, sua capital, é uma linda cidade que se divide entre Cidade Velha e Cidade Nova, e entre as duas há várias trilhas onde é possível ver diversas espécies de pássaros, crocodilos, e vários mamíferos em jaulas.

O enorme Lago Malawi é famoso por seu encanto e as tribos que vivem perto dele. Os meses entre maio e novembro são os melhores para se visitar, onde o clima estará mais seco, as paisagens mais verdejantes, e a temperatura mais fresca.

Quatro Países da África Que Falam Inglês - Malawi

As línguas oficiais do país são o inglês e o chichewa. Apesar disso, somente 26% das pessoas com 14 anos ou mais sabem falar o inglês, e, portanto, talvez seja mais difícil aqui encontrar oportunidades de falar a língua.

Conhecer um grupo de pessoas que falam a língua e andar com eles pode ajudar nesse quesito e também a conhecer o país e todas as suas qualidades.


Kwacha malawiano é a moeda local, e cada um real equivale a 140 desses. Aqui estão alguns preços que você pode encontrar, em média, no país:

Lanche no McDonalds: R$38

Jantar para dois num restaurante: R$216

Dúzia de ovos: R$10

Passagem de ônibus: R$3,60

Eletricidade, água e etc em um apartamento de 85m²: R$365

Aluguel de um apartamento com um quarto no centro da cidade: R$2.325

Aluguel de um apartamento com um quarto longe do centro: R$1.615


Países da África Que Falam Inglês: GANA

Gana é a criança dourada do oeste da África, e é um país que está aproveitando um enorme crescimento nos últimos anos devido a sua democracia estável. É um país pacífico com um povo batalhador. Afinal, “Gana” quer dizer “guerreiro”. 

Acra, sua capital, é o centro de uma enorme metrópole que abriga 4 milhões de pessoas, e pode ser considerada o coração de Gana, com vários lugares para se visitar, além de outras regiões naturais mais distantes da capital que também são de encher o olho.

Acra também é o lugar onde provavelmente você terá mais chances de encontrar brasileiros no país. A língua oficial do país é o inglês, e mais de um terço da população o fala, sendo que os não-falantes de inglês estão geralmente localizados em zonas rurais.

Se você se manter na cidade, provavelmente vai encontrar bastante oportunidade para praticar a língua com os nativos.

Quatro Países da África Que Falam Inglês - Gana

O visto em Gana é exigido para turismo e para trabalho. O desemprego tem diminuído bastante nos últimos anos, e, visto que é um país em crescimento, é possível que você encontre algum lugar para trabalhar enquanto passa o tempo lá.

 
Em Gana, você só pode levar até cinco mil dólares para dentro do país, então tenha isso em mente quando você estiver planejando uma viagem mais longa. A moeda oficial de Gana é o cedi, e ele equivale a mais ou menos a mesma coisa que o real.

Aqui estão alguns preços que você talvez encontre no dia a dia em Gana: 

Lanche no McDonalds: R$40

Jantar para dois num restaurante: R$188

Dúzia de ovos: R$10

Passagem de ônibus: R$3,75

Eletricidade, água e etc em um apartamento de 85m²: R$415

Aluguel de um apartamento com um quarto no centro da cidade: R$3.488

Aluguel de um apartamento com um quarto longe do centro: R$794

Das escolas de inglês de Gana, uma que se destaca é a Ace School of Languages, que ganhou prêmios a indicando como melhor escola de Gana para aprender inglês.

Outras escolas podem ser encontradas através desse site.

Outras informações sobre viagens para Gana podem ser encontradas aqui.


Dicas importantes para qualquer um desses países da África Que Falam Inglês


Sempre traga a moeda local ou dólar. Na maioria dos países não se troca real.
Compre passagem de ida e de volta, pois geralmente não se permite entrar num país sem a passagem de volta.

 
Esteja com as vacinas em dia! Ambientes diferentes trazem doenças que talvez não sejam comuns no Brasil.

 
Todos os países discutidos nesse guia possuem níveis de criminalidade comparáveis com os do Brasil, e possuem seus próprios problemas políticos e de criminalidade organizada. O brasileiro que viaja para fora deve exercer o mesmo cuidado que exerce no Brasil, levando em consideração as particularidades de cada país.

Mais informações podem ser encontradas nos links do Portal Consular presentes no texto.

 
Por mais que a realidade das pessoas de cada um desses países seja parecida com a dos brasileiros, estes países têm culturas diferentes e leis únicas. Se informe antes de viajar para qualquer um deles!


Se tiver problemas dentro do país, é recomendado que entre em contato com a embaixada brasileira respectiva em cada país.


Independente de onde você decidir aprender inglês, aproveite a experiência única que cada país te proporciona e fique imerso na cultura, no povo, e na língua. Boa viagem!

Também poderá se interessar pelo nosso curso em vídeo online à venda na Udemy por €29.99/69.99R$: "Elimine os Erros que as Pessoas Que Falam Português Cometem em Inglês". 4 horas de vídeo exclusivamente para pessoas que falam português. Você pode ler mais sobre isso e assistir a vídeos gratuitos aqui.


Se estiver curioso(a) sobre a influencia da língua inglesa, você pode conferir como ela afeta o Brasil ou por que o inglês é uma língua internacional.

Claro que os EUA ainda são provavelmente o país mais popular que fala inglês para os brasileiros visitarem. Você pode ler sobre as curiosidades de como eles constroem suas casascomo é o Natal lá e também 6 coisas importantes que você precisa lembrar para validar seu diploma nos Estados Unidos.

No entanto, talvez você queira visitar o Canadá,
que tem alguns hábitos e costumes curiosos, ou talvez a Nova Zelândia, que tem um salário mínimo alto e um emprego onde você pode ganhar um bom dinheiro.     


E aí? Moraria em algum desses países?

Qual você escolheria para fazer intercâmbio?

Conte-nos aqui nos comentários!

Sobre o autor

Professor nativo de inglês da Irlanda com mais de 3.500 horas ensinando falantes de português. Criador de curso em video online na Udemy: "Eliminate the Mistakes Portuguese Speakers Make in English/Elimine os Erros que as Pessoas Que Falam Português Cometem em Inglês", e eBook de 2016 "Elimine os 63 Erros Mais Comuns que as Pessoas Que Falam Português Cometem em Inglês".

você pode gostar também

deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}