August 13

0 comments

Poemas Fáceis Para Aprender Inglês

By Gordon

August 13, 2020


Poemas Fáceis Para Aprender Inglês


Seja por lazer ou até mesmo por estudo, a poesia sempre será capaz de atingir em cheio naquela ferida que muitas vezes nem sabíamos que estava lá. Mas calma! Os poemas não servem só para lhe fazer sonhar acordado: eles também podem ser uma ferramenta poderosa ao aprender inglês.

A poesia é conhecida por fazer muitos apaixonados suspirarem e, muitas vezes, tida como algo mais “erudito” e “intelectual”. Talvez ela seja tudo isso, sim. Mas talvez você não tenha pensado em uma outra funcionalidade para esses textos poéticos: aprender inglês de maneira fácil e prazerosa.

Se você quiser falar mais como um nativo, então nosso curso em vídeo online à venda na Udemy por €29.99/69.99R$: "Elimine os Erros que as Pessoas Que Falam Português Cometem em Inglês". 4 horas de vídeo exclusivamente para pessoas que falam português. Você pode ler mais sobre isso e assistir a vídeos gratuitos aqui.


Versos de um poema (por mais longos ou curtos que sejam, ou sobre o tema que abordam) podem te ensinar um idioma de uma maneira que você jamais pensaria.

Você provavelmente está se perguntando algumas coisas, como:

Mas Porque Aprender Inglês Com Poemas?

Ter o hábito de ler poesia pode trazer incontáveis benefícios para a sua vida, a lista é imensa, mas cito aqui algumas delas:

  • Na Universidade de Exeter, neurocientistas descobriram que a poesia é capaz de ativar áreas do cérebro humano que nenhum outro tipo de leitura consegue, ajudando também a aguçar nossa memória.
  • Um escape do nosso cotidiano. Com a poesia, podemos sonhar e conhecer o mundo por outras lentes além das nossas próprias.
  • Tem a capacidade de trazer reflexões sobre a vida de uma maneira bastante única. Seja o texto com muitas ou poucas palavras, o resultado sempre será uma leitura rica em novo conhecimento e uma lição aprendida.
  • A poesia produz mais prazer e relaxamento do que comparado a música, como aponta um estudo feito pelo Instituto Max Planck de Estética Empírica.
  • Você vai aprender a se comunicar e se expressar melhor, quando adquirir o gosto por ler (mesmo que só alguns) poemas.


Como Aprender Inglês Com Poemas?


Em 100% do texto, não importa a quantidade de linhas, você vai precisar exercitar a sua interpretação do que o autor está tentando lhe dizer através daqueles versos. Os textos poéticos sempre pediram uma atenção extra em sua leitura. Isso por que, apenas lê-lo de uma só vez não estamos desfrutando dele verdadeiramente (como quando bebemos água em um gole só) e, consequentemente, não entendemos a intenção por trás da poesia.

Só ler os poemas não é a maneira certa para ajudar na sua jornada de aprendizado do idioma? Não. Para isso:

Você irá precisar de alguns métodos e dicas de estudo, tais como:

  • Repita o poema lido em voz alta. Preste atenção nas rimas que acontecem ao longo poema que, quando pronunciado da maneira incorreta, podem destruir completamente as rimas.
  • Procure sempre não apenas ler, mas ouvir o poema pela voz de um nativo. Preste redobrada atenção na maneira com que as palavras são pronunciadas e em suas entonações.
  • Você ainda pode treinar seu writing ao reescrever o poema lido em seu caderno. Fazendo isso, conseguirá memorizar muito mais rápido a maneira correta como cada palavra é escrita.
  • Fique alerta as palavras novas que encontrar ao ler o poema em inglês. Encontrou alguma que não conhece? Corra atrás do significado e anote em seu caderninho!
  • Empenhe-se em gravar o poema em sua memória (comece pelos curtinhos e avance aos poucos). Será que daqui a alguns dia você ainda irá se lembrar dele?
  • Por último, se arrisque a escrever seu próprio poema (em inglês!), sem se preocupar com quantas linhas por ou sobre o que falar. Divirta-se!


Agora que todas as suas dúvidas foram respondidas, preparei uma lista dos melhores poetas e de alguns dos seus melhores poemas para dar um boost no seu inglês de maneira rápida e fácil:


Spike Milligan

Poemas-Faceis-Para-Aprender-Inglês-Spike-Milligan-no-televisao-iralndais

Spike Milligan no programa de televisão irlandês "The Late Late Show"


Tendo um talento nato pela música, escrito e atuado um programa de rádio para a BBC (o famoso e clássico The Goon Show), desenhado charges para a revista Private Eye, servido na Segunda Guerra Mundial (e sendo afastado por um ferimento sério em sua perna), o britânico-irlandês Terence Alan "Spike" Milligan (1918-2002) tem muito o que dizer em seus poemas.

Spike Milligan, como gostava de ser chamado, conseguia fazer plateias inteiras caírem na gargalhada com apenas algumas poucas palavras e, com mais algumas, as emocionava. Por causa disso, Milligan possui poemas para todos os gostos: de comédia à sentimentalismo, longos ou curtos, fantasiosos ou não.

O pai de Spike Milligan nasceu em minha cidade natal, Sligo. A prefeitura colocou esta placa na parede da casa onde o pai de Spike nasceu na Holborn Street.

Poemas-Faceis-Para-Aprender-Inglês--a-casa-do-pai-de-spike-milligan-em-Sligo,-Irlanda-2


On The Ning Nang Nong foi um dos poemas que Milligan escreveu para seus os filhos, e por isso fez (e ainda faz!) o maior sucesso entre as crianças. É um poema rápido e engraçado, e você pode ouvi-lo pela voz do próprio Milligan: 

Ou ouvir uma versão animada:


Outro que fazia sucesso por entre os pequenos era o The ABC, pela maneira como Milligan consegue fazer com que riamos do alfabeto e da maneira inteligente que ele cria uma pequena intriga entre as letras. Você pode ouvi-lo: 


Outros dois ótimos e bem curtinhos para se ler rápido são o Pussy-cat e o There Are Holes In The Sky.

Por último, caso você seja dos fãs de um humor mais satírico e maduro e esteja procurando algo assim, então Have A Nice Day precisa entrar na sua lista de leituras.

Roald Dahl

Livros Faceis de Ler em Inglês Roald Dahl


Você pode até não se lembrar do nome dele ou de seus poemas, mas com certeza conhece ou já ouviu falar em "Charlie and the Chocolate Factory" (A Fantástica Fábrica de Chocolate)  e “Matilda”, que povoou muitas infâncias e ambos se mantém como um clássico emocionante para todos.

As obras de Roald Dahl (1916-1990) estiveram presentes na vida de muitas crianças (além dos clássicos citados acima, há outros como "Fantastic Mr. Fox" (O Fantástico Sr. Raposa), "The Witches" (As Bruxas), "The BFG" (Bom Gigante Amigo), e muito mais…, e seu currículo é extenso. Escreveu literatura infantil, contos adultos, poesia, roteiros para longas metragens (como em James Bond - You Only Live Twice) e ainda conseguiu arrumar tempo para ajudar em ações de caridade em campos como a hematologia e a neurologia.

Como Milligan, Roald Dahl também serviu à guerra, pilotando aviões. Em 1940, por um acidente, seu avião despencou e Dahl teve lesões gravemente sérias, saindo vivo por um triz. Após a sua total recuperação, voou por mais algum tempo até entregar sua vida de vez às letras e aos contos.

Alguns dos seus poemas mais conhecidos costumam girar em torno de contos de fadas famosos, mas de uma maneira que nunca vimos antes. Como este The Three Little Pigs, que traz a tão conhecida história dos Três Porquinhos e, ainda, mescla com o problema com lobos da famosa menininha do capuz vermelho.

Outro seu envolvendo porquinhos como protagonistas e um final totalmente inesperado, é o The Pig, com um humor satírico aguçado.  

Em Cinderella, Dahl entrega um final completamente novo e inesperado para o final do conto conhecido por muitos.

Agora, se estiver procurando algo mais curtinho para ler, aposte nos poemas em inglês como Mary, Mary, Quite Contrary e I Had A Little Nut-tree.

Roald Dahl também escreveu alguns livros excelentes que são fáceis de ler.

Robert Frost

Por seu talento e paixão pela poesia, Robert Frost (1874- 1963) manteve sempre seu status por entre os famosos poetas da época, tais como W. B. Yeats e Ezra Pound.

É com orgulho que Frost ostente, mesmo após sua morte, o título de um dos maiores poetas do século. Seus poemas são lido e citados por todo o mundo, em escolas, universidades e até mesmo em filmes como Sociedade dos Poetas Mortos.

Se estiver procurando por um poema mais rápido para ler, os famosos Fire And Ice (com opção de áudio) e o Fireflies In The Garden são excelentes.

Já o The Road Not Taken (com opção de áudio) é uma leitura quase que obrigatória para os estudantes ou apaixonados por poesia.

William Butler Yeats (W. B. Yeats)

Poemas-Faceis-Para-Aprender-Inglês-WB-Yeats

Filho do artista John Butler Yeats, William sempre esteve em contato com pintores e escritores da época que influenciaram a família inteira, se tornando todos conhecidos mundialmente por seus feitos artísticos.

Muitos de seus poemas foram escritos ou eram sobre minha cidade natal e condado de Sligo, por exemplo "The Lake Isle of Innisfree". E ele está enterrado na Igreja Drumcliffe cerca de 7 km ao norte da cidade de Sligo.

Poemas-Faceis-Para-Aprender-Inglês-sepultura-de-WB-Yeats-

Em 1885, a Dublin University Review publica os primeiros poemas (e um ensaio) de W. B. Yeats.

Um completo místico, as poesias de Yeats giravam em torno de lendas e mitos mas, por bastante influência de alguns artistas da época, seus últimos trabalhos passaram a relatar os problemas contemporâneos que sofriam.

Ele foi um dos fundadores (junto com, por exemplo, a Augusta, Lady Gregory) dos Abbey Theatre e Irish Literary Theatre. Além de ganhar um Prêmio Nobel de Literatura em 1923.

O poema de Yeats que eu recomendo é o bastante famoso Leda and the Swan. Além de outros, como, When You Are Old (com opção de áudio).

Agora, se estiver pronto para se arriscar em algum um pouquinho mais longo, arrisque nos Adam’s Curse, Lapis Lazuli e em On a Political Prisoner.


Walt Whitman

Poemas-Faceis-Para-Aprender-Inglês-Walt-Whitman


Em 1863 e 1864, o norte-americano trabalhou voluntariamente para o Exército, em hospitais militares durante a guerra. Foi também um ensaísta, jornalista e poeta mundialmente conhecido.

Era considerado o “pai do verso livre” e, como Robert Frost, foi citado também no filme A Sociedade dos Poetas Mortos e por outros como no poema de Fernando Pessoa.

Walt Whitman (1819-1892)  alcançou feitos incríveis, como em seu livro de poesia intitulado de Leaves of Grass (No Brasil, “Folhas de Relva”. E em Portugal, “Folhas de Erva”), tido como “a bíblia para os poetas americanos”.

Em Leaves of Grass, pela vasta quantidade de poemas, você pode livremente escolher qual lhe interessa ou não, alternando entre eles.

Whitman abraçava e celebrava a natureza humana e uma visão celestial do Eu, representado em poemas como Kosmos e O Me! O Life!.

Ainda mais, O Pai do Verso Livre era apaixonado pelo o seu país e pela ideia de crescimento e avanço que a América poderia ter, representados em I Hear America Singing.

Seamus Heaney

Poemas-Faceis-Para-Aprender-Inglês-Seamus-Heany

Robert Lowell, um poeta americano, o descreveu como sendo “o poeta mais importante desde Yeats”. E não é à toa: com nove premiações nas mãos (duas delas, por exemplo, são o Prêmio Nobel de Literatura e o T. S. Eliot Prize for Poetry), Seamus Heaney é conhecido mundialmente por seus poemas.

Mas, além de poeta, Heaney (1939-2013) ainda era dramaturgo e tradutor. Suas obras continham um traço mais naturalista, que era bastante influenciado pela sua vida na fazenda dos pais, em Bellaghy, Irlanda do Norte.

Algumas de suas obras mais famosas são o seu livro de poesia Door Into the Dark e o poema Death of a Naturalist.

Aprendi Mid-Term Break (Intervalo de meio semestre) na escola primária, um poema poderoso sobre a morte do irmão mais novo de Heaney quando ele estava na escola.

Outras ótimas recomendações são os poemas em inglês Diggin (com opção de áudio), Follower e North.

Pode haver muitas palavras em inglês nesses poemas que você não entende, leia sobre algumas ótimas ferramentas de tradução online gratuitas aqui e também minhas dicas sobre como estudar o vocabulário inglês em casa aqui.

Você também pode ler sobre de 7 desenhos animados para assistir na Netflix para ajudá-lo a aprender inglês.

Você também pode gostar de nossa postagem em Sonhar Falando Inglês (Por que isso acontece?)

Você tem algum poema favorito em inglês? Você pode deixar um comentário abaixo.  

Sobre o autor

Professor nativo de inglês da Irlanda com mais de 3.500 horas ensinando falantes de português. Criador de curso em video online na Udemy: "Eliminate the Mistakes Portuguese Speakers Make in English/Elimine os Erros que as Pessoas Que Falam Português Cometem em Inglês", e eBook de 2016 "Elimine os 63 Erros Mais Comuns que as Pessoas Que Falam Português Cometem em Inglês".

você pode gostar também

deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}