September 25

0 comments

Por Que o Inglês é Considerado uma Língua Internacional?

By Gordon

September 25, 2020


Por que o inglês é considerado uma língua internacional?

Os britânicos passaram centenas de anos colonizando partes do mundo e esta é uma das principais razões pelas quais o inglês é considerado uma língua internacional

Este imperialismo fez com que o inglês se espalhasse pelo mundo. Países como Austrália, EUA, Irlanda, Caribe junto com a África do Sul e outros foram colonizados pelos britânicos, que impuseram sua língua nativa a cerca de meio bilhão de pessoas.


O inglês é considerado uma língua internacional por causa do império britânico


Na verdade, em um momento da história seu império cobriu aproximadamente um quarto da Terra. Havia uma expressão nesta época que dizia que o Império Britânico era “the empire on which the sun never sets/o império no qual o sol nunca se põe”.

Por que o inglês é considerado uma língua internacional Império Britânico

Como os domínios britânicos cobriam diversas regiões do mundo, então sempre era dia em alguma parte deste império.

Antes disso, o francês, o grego e o latim eram todos usados como línguas universais ao longo da história.


O inglês é considerado um língua internacional por causa dos Estados Unidos


No entanto, uma importante razão pela qual o inglês ainda é tão amplamente usado hoje é, sem dúvidas, devido aos Estados Unidos da América, considerada a maior superpotência do mundo. Se você deseja fazer negócios com empresas estadunidenses, faz sentido aprender inglês.

Por pelo menos 100 anos, a influência política, econômica e cultural dos Estados Unidos no cenário mundial garantiu que o inglês fosse considerado a primeira língua internacional. 

O inglês começou a se tornar a língua internacional há muitos anos, e à medida que mais pessoas o aprenderam, mais essa língua se difundia.

Sabia que, na verdade, o inglês não é a língua oficial dos Estados Unidos? Essa e mais curiosidades você pode descobrir aqui.

Esse ímpeto de aprendizado das pessoas garantiu que seu crescimento constante até hoje. 

O que torna um língua como o inglês um língua internacional?

Os 6 critérios usados para decidir isso são:

  1. Usado no comércio e finanças internacionais.
  2. Utilizado em atividades acadêmicas em todo o mundo.
  3. Usado nas relações diplomáticas em muitos países.
  4. Usado como uma linguagem de criação, processamento e transferência de conhecimento.
  5. Utilizado na indústria do entretenimento em todo o mundo.
  6. Idioma mais comum para comunicação internacional.


Inglês é uma língua internacional das Nações Unidas


As Nações Unidas reconhecem árabe, chinês (mandarim), inglês, francês, russo e espanhol como idiomas para suas atividades oficiais.

A ONU decidiu por esses idiomas devido ao papel crucial que eles desempenharam em todo o mundo, cumprindo algum ou todos os 6 critérios listados acima.

O jornal britânico Daily Telegraph estima o número de falantes de inglês em todo o mundo hoje em 1,5 bilhão, o que é aproximadamente 1 em cada 5 pessoas no planeta. O número total de falantes nativos é de cerca de 360 milhões.

Um total de 45 países dizem que mais da metade de sua população fala inglês e é o idioma oficial de mais de 60 nações.

Curiosamente, o inglês não é a língua oficial dos EUA, já que o país não possui idioma oficial, porém é falado por aproximadamente 80% de sua população nativa.

Se você estiver interessado em mais fatos curiosos sobre a língua inglesa, você pode clicar aqui e ler uma postagem em nosso blog em breve.

O inglês é ainda língua oficial de grandes organizações internacionais, como a União Europeia e as Nações Unidas.

Para comparar o inglês com o português, o idioma de origem latina é oficial em apenas 9 países e é falado nativamente por 250 milhões de pessoas, e por 24 milhões pessoas como segunda língua

Embora os portugueses tenham colonizado partes do mundo, sendo claro o Brasil o mais famoso, eles não o fizeram no mesmo nível que os ingleses, franceses ou espanhóis.


Inglês como língua internacional no entretenimento


Hollywood ainda produz os filmes mais populares do mundo. A indústria cinematográfica da Índia, comumente conhecida como Bollywood, é maior, porém seu público se limita principalmente à Índia e às pessoas de herança indiana. Portanto, não tem o mesmo apelo internacional que o sistema de Hollywood.


É o mesmo para a música

Cantores e bandas que cantam em inglês têm mais chances de serem reconhecidos internacionalmente. Isso não significa que você tenha que ser um falante nativo.

Na verdade, muitos músicos, cantores e bandas europeus optam por cantar exclusivamente em inglês ao invés de sua própria língua nativa.

Os países escandinavos são bem conhecidos por sua população ter proficiência em inglês, como Suécia, Noruega e Dinamarca, classificadas em segundo, terceiro e quarto lugar no mundo em proficiência em inglês, respectivamente, atrás da Holanda em número 1, de acordo com o último relatório anual de proficiência em inglês de Ef live.

Por que o inglês é considerado uma língua internacional Abba

Abba

Entre os exemplos de banda européias que cantam em inglês estão o Abba, provavelmente a banda sueca mais conhecida e bem-sucedida do mundo, vencedores do Eurovision, além de Roxette e Ace of Base.

Algumas das maiores bandas de países de língua inglesa, como U2 da Irlanda, The Rolling Stones da Inglaterra, Metallica dos Estados Unidos, são bem populares e fazem shows para grandes multidões em estádios em diversos outros países em países que não falam inglês, como fariam naqueles que têm o idioma de origem anglo-saxônica como primeira língua.

Isso não acontece tanto com músicos cantando em outras línguas, embora haja exceções.


Inglês como língua internacional na tecnologia


Muitos, mas não todos os principais avanços tecnológicos do século passado, foram feitos ou popularizados em países de língua inglesa, e talvez os mais importantes sejam o computador e a Internet.

Os avanços nos PC (personal computers, ou computadores pessoais) foram feitos principalmente no Vale do Silício, localizado fora de São Francisco, nos EUA, e a World Wide Web foi criada por Tim Berners-Lee, no Reino Unido.

Por que o inglês é considerado uma língua internacional Tim-Berners-Lee

Assim, os estágios iniciais de desenvolvimento dessas tecnologias foram em inglês, então era natural que esse desenvolvimento continuasse em inglês.

As empresas estrangeiras que queriam se envolver neste setor precisavam conduzir seus negócios e pesquisas em inglês, então isso significava que, se você não usasse esse idioma, teria dificuldades para obter reconhecimento por seu trabalho ou para atrair pessoas interessadas em seus produtos.


Inglês é a língua internacional dos jogos online

Nos últimos 20 anos, os jogos online significaram que jogadores de todo o mundo jogam videogames uns com os outros, geralmente usando fones de ouvido com microfone para ouvir e falar com outros jogadores.

Portanto, assim como a aviação e a engenharia, o inglês se tornou a língua padrão dos jogos online. A maioria dos jogos de computador é geralmente feito em inglês e esta é uma motivação brilhante para fazer os jovens aprenderem essa língua.

A motivação não vem através de seus pais, ou da escola, e também não é em razão de que adquirir a fluência no inglês vá beneficiá-los profissionalmente quando ficarem mais velhos, ou como algo que eles “deveriam fazer”.

Ao invés disso, os jogadores querem se juntar aos seus colegas para participar desses jogos.

Portanto, se você é um adolescente e não consegue falar e entender inglês, possivelmente você perderá muita diversão. Esta é provavelmente a melhor motivação que pode existir, sem precisar forçar os jovens a estudar.


Inglês é a língua internacional da academia


As universidades mais bem avaliadas do mundo geralmente vêm de países de língua inglesa, em particular dos EUA e do Reino Unido. A pesquisa é "carried out/realizada" todos os anos pelo Times Higher Education.

Existem 13 critérios usados para decidir sobre a classificação e incluem "teaching, research, knowledge transfer and international outlook/ ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectiva internacional"

Por exemplo, eles vão olhar para o número de artigos de pesquisa produzidos pela equipe da instituição e o número de citations/citações que a pesquisa tem. Uma citação é quantas vezes outras pessoas se referem a esta pesquisa.

ETH Zurique, em 13ª posição, é a primeira instituição localizada em um país cujo o inglês não é o idioma nativo, embora a Suíça esteja em 19º lugar na lista de proficiência da EF.

Universidade de Tsinghua da China em 23ª e Universidade de Pequim em 24ª são as mais altas classificação de instituições de um país onde o inglês não é tão amplamente falada ou compreendida.

Se você estiver na academia ou em pesquisa, é melhor escrevê-la em inglês, pois você tem mais chances de ser lido, reconhecido, referido, publicado e divulgado. Novamente, isso é uma "hangover/reverberação" dos dias em que o Reino Unido e os EUA eram os países mais poderosos do mundo que tinham dinheiro para investir em educação.


Por que o inglês é considerado uma língua internacional? Porque é fácil aprender!


Outro ponto importante de ser lembrado é que o inglês é uma língua fácil de aprender para muitas pessoas.

A afirmativa no presente e no futuro é direta, por exemplo:

I do - eu faço

you do - você faz

you will do - você irá fazer.

Apenas “he”, “she” e “it” no Presente são irregulares.

he does - ele faz

she does - ela faz.

it does - (isso) faz

O passado só tem 1 palavra para lembrar para verbos irregulares

I did - eu fiz

we did - nós fizemos

Compare isso com fazer em português!

Negativas e perguntas requerem um pouco mais de estudo com:

not - não

don’t - não

won’t - negativa no futuro

didn’t - negativa no passado

doesn’t - negativa no presente na terceira pessoa do singular

Algumas pronúncias de palavras não seguem um padrão e devem ser memorizadas, e memorizar nunca é bom para aprender um idioma. 

No nosso curso em vídeo online à venda na Udemy por €29.99/69.99R$: "Elimine os Erros que as Pessoas Que Falam Português Cometem em Inglês"mostramos erros comuns que os falantes de português cometem. Existem também estratégias importantes a serem aplicadas na maioria das situações. Este é um método muito mais eficaz de aprender um idioma ao invés de memorizar longas listas de regras.

O curso tem mais de 4 horas de vídeo exclusivamente para pessoas que falam português. Você pode ler mais sobre isso e assistir a vídeos gratuitos aqui.

Como diversos idiomas, o inglês também usa o alfabeto romano, que tem 24 caracteres. Não há o grande número de caracteres únicos, como no caso do mandarim, língua nativa de 910 milhões de pessoas, mas que, de acordo a BBC, não é falado por 400 milhões de chineses!

To carry out: “fazer algo”, mais especificamente pode significar “fazer algo que lhe pediram para fazer”.

Se tiver interesse em saber um pouco mais sobre a origem da língua inglesa, clique aqui.

Você pode ler sobre os países que falam inglês como segunda língua aqui ou clicar aqui para saber mais sobre anúncios publicitários em inglês.

Você concorda que o inglês é o língua internacional?


Sobre o autor

Professor nativo de inglês da Irlanda com mais de 3.500 horas ensinando falantes de português. Criador de curso em video online na Udemy: "Eliminate the Mistakes Portuguese Speakers Make in English/Elimine os Erros que as Pessoas Que Falam Português Cometem em Inglês", e eBook de 2016 "Elimine os 63 Erros Mais Comuns que as Pessoas Que Falam Português Cometem em Inglês".

você pode gostar também

deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}