November 11

0 comments

Qual é a Origem da Língua Inglesa?

By Gordon Gaffney

November 11, 2020


Qual é a Origem da Língua Inglesa?

A origem da língua inglesa é um tema muito interessante a ser debatido, portanto, vale a pena dar um mergulho cultural na história da humanidade a fim de descobrir vários segredos a respeito deste idioma.

Vamos abordar aspectos realmente curiosos, e claro, será de grande valia para o seu conhecimento.

Muitas pessoas se preocupam em aprender o inglês, mas poucos se preocupam com a origem do mesmo. Creio que a mesma situação se aplica aos nativos.

Eles falam a língua, mas pode ser que desconheçam a rica história do idioma. Está curioso em aprender? Leia com atenção!


Qual é a Origem da Língua Inglesa? Tudo Começou com os Celtas...

A humanidade é muito rica em histórias intrigantes, e a origem da língua inglesa não é diferente. De fato, o inglês possui influências variadas, mas ele nasceu na região da Grã-Bretanha.

Foram vários fatores políticos, sociais e religiosos que estavam em jogo, mas a Terra da Rainha sempre foi desejada por diversos povos. Vamos conhecê-los a partir de agora.

Tudo começou com os celtas. No ano de 1000 a.C, depois de diversas migrações, os dialetos tornaram-se idiomas distintos, e o celta foi um deles.

Por oito séculos os celtas habitaram a região europeia que compreende nos dias atuais a Inglaterra, Alemanha, Espanha e França. De fato, este foi o idioma mais importante da região.


A Introdução de Palavras Latinas no Inglês Com a Chegada do Império Romano

O império romano chegou na região e o imperador Júlio César invadiu a região britânica entre os anos 54 e 55 a.C.

No ano 44 d.C houve outra invasão sob o comando do imperador Claudius, na qual a mais importante ilha britânica foi anexada ao império romano. A partir de então, o latim se tornou uma língua importante na região.

No ano 410 os romanos abandonaram a região da Grã-Bretanha, e 39 anos depois (449), os anglo-saxões chegaram a região, e estes introduziram no idioma alguns vocábulos de origem latina.


Um Pouco Mais Sobre os Anglo-Saxões 

A-origem-da-língua-inglesa-anglo-saxons

Roma depois de passar por uma série de dificuldades e problemas durante o Império, decidiu sair da região britânica no ano 410 d.C.

Neste momento, os celtas ficaram sob o domínio de tribos nada amistosas que estavam situadas na região norte. Como solução, decidiram buscar ajuda nas tribos germânicas no ano 449.

Os anglo-saxões se aproveitaram da situação e se tornaram invasores, e transformaram a região sudeste do Grã-Bretanha em uma região rica.

Eles mataram muitas pessoas, os celtas sobreviventes e procuraram esconderijo na região oeste. Podemos afirmar que o idioma celta foi praticamente extinto naquela época.


Old English, Middle English e Modern English

Os dialetos germânicos foram responsáveis pela origem do inglês. Veja este exemplo:  ENGLAND – a origem da mesma é ANGLE-LAND que quer dizer TERRA DOS ANGLOS.

Com o passar do tempo, o inglês passou a ser dividido em três partes: OLD ENGLISH, MIDDLE ENGLISH e MODERN ENGLISH.


O Que Seria o OLD ENGLISH?

Este apareceu na segunda metade do século V. Esta primeira versão do idioma é praticamente incompreensível se formos comparar com o inglês atual.

No que se refere a gramática e a pronúncia, eram também totalmente diferentes. Diferenças gritantes eram observadas: os adjetivos antigamente possuíam gênero, ou seja, era possível diferenciar adjetivos masculinos dos femininos, além de outras características...

Vamos Falar Sobre o MIDDLE ENGLISH

Foi um período onde houve uma forte interferência da língua francesa no inglês. Este momento durou três séculos e, claro, novas palavras e expressões foram criadas, principalmente em áreas administrativas, sociais e políticas.


Algumas palavras de origem germânica com o passar do tempo foram desaparecendo também, dando entrada aos novos vocábulos franceses.


Conheça o MODERN ENGLISH

O tempo passou e novas tecnologias e inovações apareceram. A imprensa de Gutenberg surgiu em 1450, bem como os correios em 1516, e possibilitaram que novas palavras fossem criadas, principalmente a partir do dialeto de Londres, o qual comandava o principal centro administrativo e político da Inglaterra.

Além do mais, isto trouxe benefícios para a educação do país, melhorando a qualidade de ensino para a população.

Reformas ortográficas também fizeram parte deste processo, bem como o surgimento de dicionários (em 1755, Samuel Johnson).

A pronúncia sofreu grandes mudanças também por todo este período de evolução do idioma, bem como novos conceitos gramaticais, entre os quais podemos mencionar os verbos auxiliares do presente e do passado, e claro, os materiais impressos ajudaram e muito na padronização da língua inglesa.


Detalhes a Respeito do Idioma

Nos séculos XV e XVI houve uma radical mudança na pronúncia das vogais, e muitas consoantes deixaram de ser pronunciadas.

Os ditongos também sofreram alterações, tudo isso foi acontecendo de forma rápida e constante.

Claro que até hoje novas palavras surgem no inglês, tais como palavras oriundas dos jovens, gírias, expressões, abreviações, e as redes sociais influenciam e muito para o que acontece no mundo atual. Você pode ler sobre curiosidades da língua inglesa em uma postagem do blog em breve.

Desta maneira, a evolução é constante, e outras palavras ainda chegarão aos dicionários.

Como mencionamos, o francês teve uma grande influência na língua inglesa, e podemos mencionar alguns exemplos: o verbo ANSWER (origem anglo-saxão), teve como sinônimo o francês RESPOND. O anglo-saxão END e o francês FINISH, o anglo-saxão ASK e o francês QUESTION, são apenas alguns exemplos.

Na informática há diversos termos do inglês que são usados em diversos idiomas, tais como: HARDWARE, SOFTWARE, FIREWALL, MOUSE, SCANNER, e muito mais.

Podemos ver que com o passar dos anos, a globalização tomou conta, e o inglês se tornou o principal idioma do mundo.

Ele é usado no e-commerce, reuniões online e presenciais, importações, exportações, compras, conversas informais, e até mesmo nas mais tradicionais redes de sanduíches!

Conheça Um Pouco Sobre o Inglês Falado na Irlanda

Os celtas influenciaram e muito na língua inglesa da Irlanda. Um detalhe que talvez você não saiba: a Irlanda possui dois idiomas, o inglês e o gaélico. O gaélico já foi o idioma principal antes dos ingleses tomarem a ilha, fato este que ocorreu durante a Idade Média.

Atualmente, somente 2% da população irlandesa fala o gaélico nativamente e essas pessoas vivem principalmente em áreas muito rurais longe do alcance de Dublin, no leste.

A-origem-da-língua-inglesa-gaelico

Áreas onde os irlandeses falam gaélico


Sabe quando o inglês chegou até a Irlanda? No século XIII os ingleses trouxeram esta língua e quando os Tudors conquistaram a Irlanda no século XVII, o inglês passou a ser mais utilizado no meio comercial, administrativo e no judiciário.

Você sabia que dentro do país existem diferentes dialetos? Dependendo da região, o idioma pode ser diferente do tradicional inglês britânico.

Claro que o sotaque irlandês possui sua beleza, bem como o americano ou canadense, portanto, tudo é questão de se adaptar e conhecer o que aquele povo fala no dia a dia.

É necessário conviver no país todos os dias para conhecer a fundo não apenas a pronúncia e as inclinações gramaticais, mas também a cultura deste povo tão receptivo.

Você também pode saber como o Inglês influência outros países como o Brasil aqui.

Diferenças Entre O Inglês Britânico E Americano

O inglês chegou aos Estados Unidos através da colonização britânica. Depois da independência, em torno de 4 milhões de americanos possuíam descendência de colonos ingleses, o que levou o crescimento do idioma e a adoção do mesmo pela população.

Podemos falar que o inglês americano é tradicional por abreviações, tanto na linguagem falado quanto na escrita. O sotaque americano também é bem característico, fruto do contato de outros idiomas e dialetos.

A ortografia é outro fator que diferencia os dois países. Veja estes exemplos:

GRAY (Estados Unidos) – GREY – (Inglaterra)

TIRE (Estados Unidos) – TYRE – (Inglaterra)

ORGANISE (Estados Unidos – ORGANIZE (Inglaterra)

DEFENCE (Estados Unidos – DEFENSE (Inglaterra)

Estes são apenas alguns exemplos. A pronúncia também possui diferenças interessantes, e você pode saber mais sobre elas clicando aqui.

Podemos citar como exemplo a vogal A que é pronunciado com a parte de trás da boca na Inglaterra, enquanto na terra do Tio Sam, ele é falado com a parte da frente. 

A letra R é bem forte nos Estados Unidos em todas as palavras, mas na Inglaterra ela é falada antes de vogais, e nas consoantes, o som é mais breve.

Muitas pessoas consideram o britânico mais lento na hora de falar, enquanto o americano fala de forma mais rápida, mas claro que, como em qualquer país, os sotaques variam conforme a região.

Se você for ao Texas, escutará uma pronúncia bem diferente das pessoas que vivem na Flórida, por exemplo. 

O mesmo podemos dizer sobre a Grã-Bretanha – cada país possui uma característica própria. O ideal é conhecer cada região e aprender no dia a dia com eles e aprimorar o seu inglês. 

O certo é que este idioma é muito bonito para aprender e falar, tanto em sua vida acadêmica, pessoal e profissional.


Outros Países de Língua Inglesa

O Canadá e Austrália são outros países que possuem também suas características próprias. Você pode ler sobre os países que falam inglês como segunda língua aqui.

De fato, se você for a Ásia, poderá falar inglês com japoneses, por exemplo, se você for América Central também, bem como na América do Sul.

Cada país possui um sotaque próprio, e cabe a você estudar um a um conforme suas necessidades. Esta é a beleza do aprendizado de idiomas. 

Aprendemos todos os dias e internet está aí para nos ajudar através de sites, músicas, áudios, vídeos, etc. O saber não ocupa espaço! Leia sempre a respeito deste tema e aprofunde ainda mais o seu conhecimento.

Você também pode estar interessado em saber por que o inglês é considerado o idioma internacional.

Também poderá se interessar pelo nosso curso em vídeo online à venda na Udemy por €29.99/69.99R$: "Elimine os Erros que as Pessoas Que Falam Português Cometem em Inglês". 4 horas de vídeo exclusivamente para pessoas que falam português. Você pode ler mais sobre isso e assistir a vídeos gratuitos aqui.


Caso deseje, saiba aqui os 10 erros mais comuns e dicas em inglês para aprimorar seu conhecimento ou clicar aqui para conhecer alguns dos melhores livros para aprender gramática ou ficar sabendo sobre vocabulários sobre o sistema solar aqui.

Gordon Gaffney

Sobre o autor

Professor nativo de inglês da Irlanda com mais de 3.500 horas ensinando falantes de português. Criador de curso em video online na Udemy: "Eliminate the Mistakes Portuguese Speakers Make in English/Elimine os Erros que as Pessoas Que Falam Português Cometem em Inglês", e eBook de 2016 "Elimine os 63 Erros Mais Comuns que as Pessoas Que Falam Português Cometem em Inglês".

você pode gostar também

deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}