April 12

0 comments

Textos, vocabulário e documentários sobre a natureza, meio ambiente e efeito estufa em inglês

By Gordon Gaffney

April 12, 2021


Textos, vocabulário e documentários sobre a natureza, meio ambiente e efeito estufa em inglês

Programas e textos sobre a natureza em inglês são muito populares em todo o mundo, principalmente sobre o efeito estufa, florestas, animais e meio ambiente em geral.

Textos, vocabulário e documentários sobre a natureza, meio ambiente e efeito estufa em inglês

Documentários sobre a natureza e meio ambiente

Provavelmente, os documentários mais populares e famosos sobre a natureza e o meio ambiente em inglês são os feitos pela BBC e apresentados e narrados pelo britânico Sir David Attenborough.

Embora ele complete 95 anos em maio de 2021, ele ainda está fazendo programas e continua sendo muito popular e influente em todo o mundo. Na verdade, nos últimos 10 a 20 anos, ele tem estado mais ocupado do que nunca, fazendo mais programas de TV do que quando era mais jovem. A BBC percebeu o quão popular ele era e gastou muito dinheiro para produzir seus programas, que são vendidos e exibidos em todo o mundo.

Lembro-me de sua série Wildlife on One (Reino Animal) quando eu era criança, que funcionou de 1979 a 2005 na BBC1, cada um com 253 episódios com 30 minutos de duração.

Seu show Life on Earth (Vida na Terra) também foi exibido em 1979, demorou 3 anos para ser feito e era diferente de qualquer documentário de natureza feito antes devido às ótimas filmagens que utilizava, são 12 episódios de 55 minutos.

Na década de 1980 seu programa mais conhecido era The Living Planet (O Planeta Vivo) de 1984, com 12 episódios de 55 minutos.

Em 1998, The Life of Birds (A Vida dos Pássaros) foi exibido pela primeira vez com 10 episódios de 50 minutos de duração.

Attenborough completou 74 anos no ano 2000 e nessa idade ele começou a fazer talvez seus melhores, mais famosos e bem feitos programas, já que a BBC lhe deu um grande orçamento para gastar.

Nos anos 2000 tivemos os clássicos documentários sobre meio ambiente e natureza como Blue Planet (Planeta Azul) 2001 8 episódios de 50 minutos, Planet Earth (Planeta Terra) 11 episódios de 50 minutos, Life in Cold Blood (Vida em Sangue Frio) 5 episódios de 50 minutos, e Life de 2009 com 10 episódios de 50 minutos.

Em 2010, seus notáveis documentários incluíram Africa (África) com 6 episódios de 60 minutos, The Hunt (A Caça) com 7 episódios de 60 minutos e a Netflix deu-lhe um grande orçamento para fazer Our Planet (Nosso Planeta) com 8 episódios de 58 minutos.

Programas da natureza como esses usarão muito vocabulário comum, que veremos agora. 

Vocabulário sobre a natureza

Biodiversity (Biodiversidade) – a variedade de vida na Terra. Isso pode variar em escala, da diversidade genética à diversidade de espécies e à diversidade dentro de um ecossistema.


Carrying Capacity (Capacidade de Carga) – o número máximo de indivíduos (de uma determinada espécie) que podem ser sustentados indefinidamente em um determinado ambiente.


Critically Endangered (Em Perigo Crítico) – a espécie enfrenta um risco extremamente alto de extinção na natureza.


Ecosystem (Ecossistema) – um sistema formado pela interação de uma comunidade de organismos com seu ambiente físico.


Endangered (Em Perigo) – a espécie enfrenta um risco muito alto de extinção na natureza.


Extinct (Extinto) - não há dúvida razoável de que o último indivíduo da espécie morreu.
Extinct in the wild (Extinta na natureza) – a espécie é conhecida apenas por sobreviver em cultivo, em cativeiro ou como uma população (ou populações) naturalizada bem fora da faixa anterior.


To Groom (Preparar) – a limpeza de um animal por outro (isso parece fortalecer os laços sociais em algumas espécies de primatas)

Habitat (Habitat) – um lugar que contém todos os nutrientes, água, abrigo e recursos de que um indivíduo precisa para sobreviver; o lugar em que um animal ou planta normalmente come, bebe, dorme, e se move.

Mating season (Temporada de acasalamento) – a época do ano quando os animais breed or mate (de raça ou de mate)

Mega fauna (Mega fauna) – literalmente um 'animal grande'. Significa um grande mamífero com mais de 100 libras, como um elefante ou rinoceronte.

NGO (ONG) – organização não governamental. As ONGs variam de pequenos grupos comunitários de base a grandes organizações sem fins lucrativos multimilionárias.

Natural selection (Seleção natural) – a sobrevivência de indivíduos ou grupos que estão mais bem adaptados ao seu ambiente; esse processo perpetua as qualidades genéticas desejáveis e elimina as indesejáveis


Near Threatened (Quase Ameaçadas) – A espécie está perto de se qualificar ou provavelmente se qualificará para uma categoria ameaçada em um futuro próximo.

Nocturnal (Noturno) – realiza a maioria das ações (alimentação, reprodução, etc.) à noite

Permafrost (Permafrost) – camada subsuperficial permanentemente congelada do solo que ocorre em todas as regiões polares

Poaching (Caça furtiva) – caça ilegal, muitas vezes referida em uma área protegida

Predator (Predador) – um animal que deve caçar outros animais paraalimentar

Prey (Presa) – um animal que é caçado por outros animais para alimentação.


Species (Espécies) – um grupo de indivíduos cujos membros podem procriar e criar descendentes viáveis.


Subspecies (Subespécies) – um grupo de indivíduos que é uma divisão de uma espécie; geralmente surge como consequência do isolamento geográfico dentro de uma espécie


Sustainable (Sustentável) – capaz de ser mantida indefinidamente, muitas vezes referida no que diz respeito ao uso de recursos


Temperate (Temperado) – tendo um clima que não fica extremamente quente ou frio

Terrestre – ou relacionado à terra como distinto de água ou ar; vivendo em, ou em, ou crescendo a partir deterrestre

Território – o espaço dentro do habitat de um animal que ele defende ativamente
Vulnerável – a espécie enfrenta um alto risco de extinção na natureza.

The greenhouse effect (efeito estufa)

No passado, o termo global warming (aquecimento global) era usado quando a temperatura da Terra aumentava devido às emissões de dióxido de carbono na atmosfera. As pessoas associam o global warming (aquecimento global) a um clima cada vez mais quente, mas isso nem sempre é verdade. O global warming (aquecimento global) e o greenhouse effect (efeito estufa) causam o derretimento da calota polar e estamos enfrentando eventos climáticos mais extremos, como droughts, floods and storms (secas, inundações e tempestades).

Então, em vez de usar o global warming (aquecimento global), hoje em dia o termo climate change (mudança climática) é usado. No momento em que este artigo foi escrito, em fevereiro de 2021, o estado do Texas, nos EUA, estava passando por um frio extremo.

 E ao mesmo tempo, há inundações mais extremas em Belo Horizonte, Brasil, onde eu morava. 

Aqui na Irlanda, parece que estamos tendo um maior número de tempestades, principalmente no inverno e isso pode ser por causa das climate change (mudanças climáticas), porém ainda estamos esperando os verões extremamente quentes e ensolarados!

Textos, vocabulário e documentários sobre a natureza, meio ambiente e efeito estufa em inglês

Nomes coletivos de animais

Uma seção desse vocabulário sobre a natureza que os alunos sempre acham interessante e frequentemente divertida são os nomes coletivos de animais em inglês.

São muitos para memorizar facilmente. E acredito que memorizar qualquer coisa em inglês não é bom, no meu curso em vídeo online à venda na Udemy por €29.99/69.99R$: "Elimine os Erros que as Pessoas Que Falam Português Cometem em Inglês" mostro estratégias para ajudá-lo na maioria das situações do dia a dia, em vez de listas de regras. 4 horas de vídeo exclusivamente para pessoas que falam português. Você pode ler mais sobre isso e assistir a vídeos gratuitos aqui.



Para este vocabulário da natureza, eu recomendo memorizar esses 6 nomes de grupos genéricos, e quando você os aprender, poderá aplicá-los à maioria dos animais e provavelmente estará certo ou pelo menos será compreendido.

E não se preocupe em estar errado, existem centenas de nomes coletivos, então os falantes nativos também não conhecem a maioria deles!

Pássaros = flock, a flock of birds (bando, um bando de pássaros)

Havia uma banda dos anos 1980 chamada 'A Flock of Seagulls' (Um Bando de Gaivotas). E o vocalista tinha um corte de cabelo distinto que ficou conhecido como corte de cabelo 'A Flock of Seagulls' (Um Bando de Gaivotas).

Eles tinham uma canção famosa chamada “Space Age Love Song” (Canção de Amor da Era Espacial) que é um bom exemplo de música com passado contínuo, você pode ler e ouvir outras aqui.

Vacas, cavalos, zebras, búfalos etc = a herd, a herd of cows (um rebanho, um rebanho de vacas)

Insetos voadores, por exemplo, vespas, abelhas, gafanhotos = a swarm, a swarm of locusts (um enxame, um enxame de gafanhotos)

Cães, lobos, hienas = a pack, a pack of dogs (uma matilha, uma matilha de cães)

Pequenos peixes, como sardinhas , arenque, cavala etc = a shoal, a shoal of mackerel (um cardume, um cardume de cavala)

Peixes grandes, por exemplo, golfinhos, baleias = a school, a school of dolphins (um cardume, um cardume de golfinhos)

Textos, vocabulário e documentários sobre a natureza, meio ambiente e efeito estufa em inglês

Como eu disse, existem centenas de substantivos coletivos para animais, e a maioria dos falantes nativos não os conhece, em fato, muitas vezes são perguntas difíceis em programas de jogos de TV. Alguns dos mais divertidos são:

A murder of crows (Um assassinato de corvos)
A pack of dinosaurs (Uma matilha de dinossauros)
A bed of eels (Uma cama de enguias)
A mod of emu (Um mod de emu)
An array of hedgehogs (Uma variedade de ouriços)
A risk of lobsters (Um risco de lagostas)
A parliament of owls (Um parlamento de corujas)
A wisdom of wombats (Uma sabedoria de vombates)

Gordon Gaffney

Sobre o autor

Professor nativo de inglês da Irlanda com mais de 3.500 horas ensinando falantes de português. Criador de curso em video online na Udemy: "Eliminate the Mistakes Portuguese Speakers Make in English/Elimine os Erros que as Pessoas Que Falam Português Cometem em Inglês", e eBook de 2016 "Elimine os 63 Erros Mais Comuns que as Pessoas Que Falam Português Cometem em Inglês".

você pode gostar também

deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}