Provas e Exames de Ingles: Curso Preparatório IELTS e Dicas

Guia-para-IELTS

Provas e Exames de Ingles: Curso Preparatório IELTS e Dicas

Este guia busca ajudar os alunos a se prepararem para o exame IELTS. Ele inclui também algumas informações sobre os livros des IELTS que uso em sala de aula. Eu ensino a prova IELTS aos alunos desde 2014 e estas são as dicas e estratégias que uso para ajudar meus alunos.

Pontuação do IELTS

A métrica de pontuação do teste IELTS está disponível aqui, mas pode ser difícil de entender, mesmo para o professor. Normalmente é necessário um total de 6,5 para estudar no exterior, mas você deve verificar os requisitos individuais de cada curso.

Como eu disse na primeira parte deste guia TOEFL / IELTS sobre as diferenças entre a prova IELTS e a prova TOEFL, não sou especialista nas partes de listening ou reading do teste IELTS.

Para estudar e se preparar para o teste IELTS, eu indico fazer o maior número possível de exames IELTS anteriores, usando estes:

IELTS livro das provas de Cambridge, o mais recente livro de exames do IELTS em 2018, treinar para a prova fazendo o maior número possível de testes

IELTS Livro 12 de Cambridge

Você pode comprá-los da Amazon aqui.

Leitura do Exame IELTS

No entanto, as dicas que ouvi dos alunos são:

  • Para que você não leia os artigos, eles são muito longos e você perderá tempo.
  • Em vez disso, concentre-se em responder às perguntas. Felizmente, até onde sei, todas as perguntas estão na ordem em que aparecem no artigo. Assim, por exemplo, a resposta para a pergunta 2 será entre a resposta para a pergunta 1 e a pergunta 3.

Mas tudo vem da prática, talvez você se sinta confortável lendo o artigo inteiro e tudo bem também. É por isso que fazer o máximo de simulados que puder é tão importante.

Escutando da Prova IELTS

  • O escutando do teste IELTS é muito parecido com o que você faz na escola.
  • Você tem que escrever coisas como números de telefone, preços ou respostas de uma só palavra.
  • Você escuta o áudio, ouve a resposta e a escreve. Simples não é?

O escutando do exame TOEFL é completamente diferente, como você pode ver aqui no meu guia TOEFL.

Curso Preparatório IELTS: O Exame IELTS Escrita

Esta é geralmente a mais difícil das 4 partes e requer mais estudo e prática.

Na prova IELTS existem duas opções, há o exame geral do IELTS e o exame acadêmico do IELTS. O teste IELTS geral é um pouco mais fácil, mas eu costumava ensinava aos meus alunos o exame acadêmico, já que a maioria deles estavam se candidatando para estudar no exterior.

A Redação Acadêmica da Prova IELTS tem 2 partes

A primeira parte é:

  • Interpretar dados na forma de gráficos e tabelas.
  • Ou descrevendo um processo, geralmente um processo industrial, por exemplo, a produção de concreto.

Você precisa escrever 150 palavras em 20 minutos.

Isto significa que você deve escrever um mínimo de 150 palavras, não escreva menos de 150. Em torno de 150-170 é o melhor, não escreva mais do que em torno de 170.

Eu recomendo praticar pelo menos 6 questões do exame no total.

NÃO treine as 6 questões nas 72 horas anteriores ao exame.

Isso é algo terrível de se fazer, mas tenho visto estudantes fazerem isso.

O que você precisa fazer é escrever sua primeira resposta por volta de 12 semanas antes do exame e, em seguida, pedir ao seu professor para corrigi-la.

Ele deve mostrar-lhe estratégias como as que tenho neste artigo, corrigir o seu inglês, mas mais importante, certifique-se de que a estrutura da sua resposta está correta.

Então você tira alguns dias de folga, e todas essas novas ideias podem trabalhar em seu subconsciente. Aí você vai e escreve outra resposta 11 semanas antes do exame, depois repete o processo 10 semanas antes do exame, etc.

Você deve notar uma grande melhoria na qualidade de suas respostas. Quando fizer isso e chegar mais perto do exame, poderá começar a trabalhar para ficar mais rápido e mais próximo dos 20 minutos exigidos nele.

 

Para dados:

Vamos dar uma olhada nos livros do IELTS 8 teste 2

IELTS Livro Cambridge 8 Para A Prova Ingles IELTS, um livro essencial de exames IELTS reais para ajudar a treinar seu inglês e preparar

IELTS Livro 8 de Cambridge

WRITE AT LEAST 150 WORDS

The three pie charts below show the changes in annual spending by a particular UK school in 1981, 1991 and 2001.

Summarise the information by selecting and reporting the main features, and make comparisons where relevant.

IELTS-escrevendo-2

Não simplesmente exponha os valores, por exemplo, “insurance is 2% in 1981 but in 1991 it is 3%.” Isto não é bom.

Agrupe os dados. Por exemplo:

Sou imediatamente atraído pelo “Other Workers’ Salaries”, é 28% em 1981 e 15% em 2001.

NÃO diga “Other Workers’ Salaries are 28% in 1981 and 15% in 2001”, não é bom apenas indicar os números, você não obterá uma boa pontuação.

Em vez disso, leia estas incríveis séries de lições aqui. O que estamos tentando fazer é usar a linguagem comparativa e contrastante e agrupar os dados.

Diga alguma coisa como: “Other workers’ salaries almost halves over the 20 year period from 1981 to 2001.” Aqui estamos agrupando os dados, interpretando-os para o leitor, e então estamos expressando isso de uma maneira interessante para ele.

No exame IELTS geral, um exemplo é escrever uma carta para um dono de hotel, como você fez nas provas de idiomas da escola.

É por isso que a escrita acadêmica é diferente do exame geral, já que muitas vezes na universidade teremos que escrever relatórios e interpretar os dados é uma parte muito importante disso.

O exame IELTS está nos testando sobre o que faremos se estudarmos no exterior. O exame TOEFL também faz isso e, na verdade, faz isso ainda mais, não apenas na seção de escrita, mas também na parte de fala e até na audição e leitura.

Voltando à nossa resposta, o que é ainda melhor é se você pudesse adicionar:

“….spending on furniture falls by two thirds from 1981 to 1991 before recovering to being almost a quarter of all spending in 2001.”

Aqui estamos agrupando vários dados juntos, comparando-os e usando uma boa linguagem comparativa e vocabulário.

Então, juntando tudo:

“Other workers’ salaries almost halves over the 20 year period from 1981 to 2001, while spending on furniture falls by two thirds from 1981 to 1991 before recovering to being almost a quarter of all spending in 2001.”

Não especule sobre o porquê.

Por exemplo:

“this indicates that furniture might need to be replaced through use after 20 years.”

Não faça isso. Basta comparar, contrastar e agrupar os dados e nada mais. Isso é muito importante, nunca especule, apesar de ser uma coisa natural quando apresentado com dados e os alunos costumam fazer isso.

É por isso que a prática e a preparação são tão importantes.

Não se preocupe com o tempo no início. Se você levar uma hora ou até 90 minutos, tudo bem para suas primeiras tentativas.

Se você é um falante de português e está cometendo erros em inglês, recomendo que tente meus e-books, pode ler mais aqui ou comprar PDF, MOBI e EPUP por €12 aqui. Esses livros são o método mais rápido e eficaz de obter proficiência em inglês. Se você precisa de um livro geral sobre gramática, pode ler minhas resenhas sobre dois dos melhores livros de gramática inglesa aqui.

As coisas importantes são:

  1. Que você responda a pergunta corretamente usando a estrutura correta.
  2. Em seguida, concentre-se em corrigir seus erros de inglês.
  3. Finalmente, você pode se concentrar em terminar sua resposta no tempo permitido.

A velocidade não é importante até talvez duas semanas antes do exame, é por isso que recomendo que você comece a praticar pelo menos 8 e, de preferência, 12 semanas antes do exame.

Você pode ver que a pergunta 1 provavelmente exigirá mais prática, já que você provavelmente não fez nada assim antes. Eu recomendo fazer pelo menos 3 de cada tipo de perguntas na parte 1, ou seja, 3 da interpretação das questões de dados e 3 das questões do processo. Claro que seria melhor se você pudesse fazer mais.

Escrevendo do Teste IELTS – Descrevendo um Processo

Não diga “isso acontece, então isso acontece, então isso acontece”. Você deve usar uma variedade de palavras. Isso fará com que seja mais envolvente para o leitor e você obtenha uma pontuação mais alta. Novamente, há um ótimo recurso aqui.

Eu estou disponível para dar aulas via Skype / FaceTime etc e quando ensino para a prova IELTS ou a prova TOEFL eu prefiro fazer 2 aulas por semana começando cerca de 12 semanas antes do exame.

  • Fazemos 1 aula de conversação e 1 aula de escrita.
  • Você faz a redação em casa, depois me envia sua resposta antes da aula, no dia anterior é melhor, para que eu possa ler e pensar sobre ela.
  • Você faz 1 escrita completa, que é a pergunta 1 e a pergunta 2.
  • Corrigimos as duas respostas em uma aula de 60 minutos.
  • Eu envio por email a sua versão corrigida mostrando as minhas revisões para que seja mais fácil ver os seus erros, exemplo nesta imagem.

Assim você tem alguns dias de intervalo, o que é muito importante. Você precisa deixar as ideias aflorarem em seu subconsciente, esperamos internalizar as dicas e a estrutura e depois tentar escrever novamente. Treinar 4 ou 5 perguntas 24 horas antes do exame é uma péssima ideia.

Tarefa de Escrita da Prova IELTS 2

A pergunta 2 é uma redação tradicional de cerca de 300 palavras.

Para a tarefa 2, existem 3 tipos diferentes de redação:

  1. Artigo de opinião ou argumento
  2. Redação de duas questões
  3. Ambos os lados e artigo de opinião

Vejamos exemplos reais de cada um dos Cambridge IELTS livros 8 e 9.

  1. Artigo argumentativo ou de opinião

IELTS Livro 9, Teste 4, pergunta 2

Every year several languages die out. Some people think this is not important because life will be easier f there are fewer languages in the world.

To what extent do you agree or disagree with this opinion?

  1. Redação de Duas Perguntas

IELTS Livro 8, teste 2, pergunta 2

Nowadays the way many people interact with each other has changed because of technology.

In what ways has technology affected the types of relationships people make?

Has this become a positive or negative development?

  1. Ambos os lados e artigo de opinião

IELTS Livro 9 Teste 1, pergunta 2

Some experts believe that it is better for children to begin learning a foreign language at primary school rather than secondary school.

Do the advantages of this outweigh the disadvantages?

 

Respondendo a Pergunta 2 de Teste IELTS

Como você pode ver, há três tipos de questões:

  • Decida qual das 3 perguntas é.
  • Estruture sua resposta corretamente.
  • Responda a pergunta corretamente.
  • Se você deixar passar uma seção, por exemplo, não dando sua opinião quando for solicitado, você receberá uma pontuação baixa, mesmo que seu inglês seja perfeito.

Use esta tabela para ajudá-lo a decidir que tipo de pergunta é.

 

1. Opinião/Argumentativo 2. Duas Questões3. Ambos os lados e opinião
Você concorda ou discorda?Problema e soluçãoDiscuta os dois pontos de vista e dê sua opinião
Até que ponto você concorda ou discorda?Causa e soluçãoDiscuta as vantagens e desvantagens e dê sua opinião
Qual sua opinião?Opinião e soluçãoDiscuta as vantagens e desvantagens
As vantagens compensam as desvantagens?

 

Em seguida, estruture e responda usando este formato.

 

1. Opinião/Argumentativa2. Duas Questões3. Ambos os lados e opinião
IntroduçãoRefraseie a questãoRefraseie a questão. Este artigo discute…Refraseie a questão. Este artigo discute…
Conte sua posição
(Quanto você concorda ou discorda)
CorpoMotivo 1ProblemasLado positivo
Motivo 2SoluçõesLado negativo
Motivo 3 concessão
Parágrafo FinalSumárioSumário de problemas
Opinião/recomendaçãoOpinião/Recomendação

 

Essa questão é como um exame tradicional na escola, então os alunos costumam estar mais familiarizados com a estrutura.

Novamente as mesmas estratégias da questão 1 se aplicam:

  • Não se preocupe com o seu tempo no início, você tem 40 minutos, mas mesmo que leve 2 horas, tudo bem.
  • Gaste o tempo para deixar a estrutura da sua resposta correta.
  • Em seguida, escreva e gaste tempo corrigindo seus erros.
  • Se possível, dê uma olhada em sua resposta por 10 minutos no dia seguinte, pois identificará erros mais facilmente.

Como sempre você precisa praticar, você quer fazer pelo menos 2 de cada tipo de pergunta, então são 6 no total, mas se você pudesse fazer 3 de cada uma dando um total de 9, seria melhor. É por isso que ter 12 semanas para estudar é o melhor, você não deve se sentir estressado assim.

Curso Preparatório IELTS: Dicas e Estratégias para o Falando

Uma diferença importante entre a preparação para falar e escrever é que, se você falar bastante nas 24 ou 48 horas anteriores ao exame, será melhor.

Uma boa opção é agendar uma aula com seu professor logo antes do exame, talvez antes de entrar na área de recepção do exame.

No entanto, você também deve preparar e praticar o exame oral bastante e com antecedência. O exame IELTS é semelhante a uma conversa normal, e você fará seu exame com uma pessoa na sala com você, o examinador. Entrar para conhecer outra pessoa pode deixar os alunos nervosos, isso é natural, e seu examinador está acostumado com isso. Eles se esforçam bastante para ajudá-lo a relaxar, eles querem que você vá bem.

O exame oral dura cerca de 10 a 12 minutos no total.

Estrutura do Exame IELTS Falando

Existem 3 partes.

Parte 1:

Eles vão perguntar sobre “alguma coisa”. O que pode ser este “coisa”? Absolutamente qualquer coisa! Já tive alunos perguntados sobre seus sapatos, sobre trabalhar com a família, etc. Realmente pode ser qualquer coisa. Se você praticar muitos exames anteriores, verá a grande variedade de possíveis perguntas.

As coisas importantes são:

  • Que você seja fluente
  • Que você possa se expressar bem
  • Que você cometa o menor número possível de erros.
  • Deve ser uma conversa natural, para que você não tenha pressa e fale muito rapidamente.
  • Você pode pausar e pensar sobre sua resposta por um momento, como as pessoas fazem naturalmente em conversas normais.
  • Mas você não pode se sentar em silêncio de forma não-natural.
  • Você vai querer evitar respostas curtas, mas não fale como uma metralhadora onde é difícil para o examinador pará-lo.

A melhor preparação é fazer simulados com o seu professor.

Quando faço aulas de exame, pergunto a meus alunos perguntas de exames anteriores. Você pode encontrar esses documentos no Amazon. Então faço anotações no meu laptop enquanto o aluno está falando, como sempre faço em todas as minhas aulas, sobre as quais você pode ler aqui.

Aqui está um exemplo do IELTS Livro Cambridge 9 teste 1

Giving gifts

  • When do people give gifts or presents in your country?
  • Do you ever take a gift when you visit someone in their home [why/why not?]
  • When did you last receive a gift? [what was it?]
  • Do you enjoy looking for gifts for people? [why/why not?]
[Why/why not?] há perguntas para ajudar um aluno quieto ou tímido a falar mais.

As partes 2 e 3 estão sempre relacionadas.

Parte 2

Após a breve conversa terminar na parte 1, o examinador dirá o seguinte a você:

“You will have to talk about the topic for one to two minutes. You have one minute to think about what you are going to say.

You can make some notes to help you if you wish.”

Ele então lhe entregará um cartão com seu tópico e instruções sobre ele.

Você terá exatamente 60 segundos, nem mais nem menos, o examinador vai cronometrar isso, para preparar alguma coisa, então você deverá falar.

Aqui está IELTS Livro Cambridge 9 teste 2:

Describe something you did that was new or exciting.

You should say:

What you did

Where and when you did this

Who you shared the activity with and explain why this activity was new or exciting for you.

Novamente, você precisa se lembrar de:

  • Falar o suficiente
  • O ideal é que você continue falando naturalmente até que o examinador o pare. E ele vai te parar. Ele provavelmente tem mais 15 alunos para ver naquele dia, então precisa se manter no cronograma.
  • Você precisa falar por entre 1 e 2 minutos.
  • Pense em 3 palavras-chave ou ideias-chave para falar.
  • Você deve responder a todos os 3 pontos da questão, se você perder um, receberá uma pontuação menor.

Quando ele te parar, irão para a parte 3.

Parte 3 da Prova IELTS Falando

Coisas para lembrar sobre a parte 3 são:

  • A parte 3 SEMPRE continua da parte 2.
  • É uma conversa mais profunda sobre o mesmo tópico na parte 2.
  • O examinador terá cerca de 4-6 perguntas para te fazer.
  • Ele não precisa perguntar todas elas, o que ele quer é que você fale por 5 minutos ou mais.
  • Esta é uma conversa mais profunda sobre o tópico na parte 2, é mais filosófica e assim você quer mostrar ao examinador que você consegue expressar ideias complicadas, seus pensamentos, crenças, sentimentos etc.
  • Esta é uma oportunidade para mostrar seu vocabulário sofisticado, estruturas de tempo verbal, condicionais, fluência etc.

Aqui é parte 3 do exame IELTS Livro Cambridge 9 teste 2

Doing new things

Examples questions

  • Why do you think some people like doing new things?
  • What problems can people have when they try new activities for the first time?
  • Do you think it’s best to do new things on your own or with other people? Why

Learning new things

Example questions:

  • What kinds of things do children learn to do when they are very young? How important are these things?
  • Do you think children and adults learn to do new things in the same way? How is their learning style different?
  • Some people say that it is more important to be able to learn new things now than it was in the past. Do you agree or disagree with that? Why?

E esse é o meu conselho sobre a prova IELTS.

Sumário

Espero que este guia ajude você, por favor, sinta-se à vontade para compartilhar com seus amigos ou com qualquer pessoa que faça o exame IELTS.

Você tem alguma dica? Você pode deixá-los em um comentário abaixo.

Click here to add a comment

Leave a comment: