August 28

0 comments

Sonhar Falando Inglês (Por que isso acontece?)

By Gordon

August 28, 2020


Sonhar Falando Inglês (Por que isso acontece?)


Um ex-aluno meu enviou-me este artigo interessante: Mark Twain, escritor norte-americano, dizia que: “O que um menino faz no sonho, faz também quando está acordado”, em inglês "A body does just the same in a dream as he'd do if he was awake".

O escritor das Aventuras de Tom Sawyer reflete um pensamento bastante difundido, os sonhos refletem aquilo que fazemos ou que gostaríamos de fazer quando estamos acordados. Você já sonhou em falar inglês?


Você já sonhou em falar inglês?


A palavra “sonho” carrega consigo muitos significados, pode representar desde projetos futuros até um mergulho profundo em nosso inconsciente.

Esse fenômeno tem sido estudado por muitos campos do conhecimento humano: medicina, psicologia, ciências sociais, todos, sob seu ângulo particular buscam compreender melhor esse processo.


É comum sonhar em uma segunda língua?


Para quem tem contato constante com uma língua estrangeira é comum que em algum ponto se comece a sonhar nessa língua, e, mais ainda, sonhar falando nessa segunda língua, por exemplo inglês.

O inglês tem sido parte da minha vida há muitos anos. Desde muito novo, quando vivi na terra da Rainha Elizabeth II, me tornei fluente em “English”.

Sonhar-Falando-Inglês-Rainha-Elizabeth-II

Rainha Elizabeth II

Como estudante de medicina e tradutor, não há um dia em que não leia ou escreva algo em inglês.

Já há alguns anos, por conta de minhas atividades pessoais, cada vez mais em meus sonhos falo em inglês.

Sim, tem sido uma constante, falar um inglês fluente e de forma surpreendente, a depender do estilo do sonho mudo de sotaque por vezes.


Para falar inglês britânico em um sonho


Há uns quinze dias mais ou menos, por exemplo, sonhei que dava uma palestra sobre um tema técnico para um grupo de médicos.

Não sei ao certo se, no sonho, essa palestra era no Brasil ou no exterior.

Talvez, pela cara da audiência, o sonho se passava aqui em terras tupiniquins mesmo. Mas uma coisa foi bastante interessante, eu falava o inglês britânico.

(Você pode aprender mais sobre as diferenças entre o inglês britânico e o inglês americano em nosso curso em vídeo online à venda na Udemy por €29.99/69.99R$: "Elimine os Erros que as Pessoas Que Falam Português Cometem em Inglês". 4 horas de vídeo exclusivamente para pessoas que falam português. Você pode ler mais sobre isso e assistir a vídeos gratuitos aqui.


Parece que quando é necessário falar de temas mais técnicos, assuntos mais complexos, em meus sonhos eu recorro ao inglês britânico.


Estudos de línguas que falamos em sonhos


A língua que falamos em nossos sonhos tem sido objeto de estudo em vários centros de pesquisa por todo o mundo. Já na década de 1980, Joseph De Koninck, professor emérito do Departamento de Psicologia da Universidade de Ottawa confirmou que estudantes que falavam a língua estudada em seus sonhos avançavam mais rapidamente no estudo dessa língua.

No mesmo sentido, sabemos que dormir é primordial para qualquer pessoa. É um processo fisiológico comum a todos.

Estudos indicam que durante o sono o organismo se recupera das atividades do dia, a memória passa por um processo de consolidação, hormônios são liberados e o sistema imunológico é fortalecido.

Sabemos que são necessárias de 6 a 8 horas de sono sem interrupções a cada dia para garantir uma saúde equilibrada.


REM a fase em que você fala inglês nos sonhos


A ciência divide o sono em dois momentos principais: a fase não REM (Rapid Eye Movement) e a fase REM.

O sono se inicia na fase não REM e aos poucos passamos para a fase REM, é nessa segunda fase que ocorrem os sonhos e a consolidação da memória. 

A fase REM é caracterizada por uma intensa atividade cerebral e por movimentos oculares rápidos.

Sonhar-Falando-Inglês-REM-(Rapid-Eye-Movement)

A famosa banda americana REM (Rapid Eye Movement) em 1990


Assim, podemos dizer que conforme vamos avançando na proficiência de uma segunda língua é natural que isso também seja incorporado aos nossos sonhos, ao nosso subconsciente.

Não surpreende, portanto, que quanto mais aprendemos inglês, por exemplo, no mundo real, mais sonhamos e mais falamos em inglês nesses sonhos.

No meu caso, é bastante interessante que quando tenho sonhos com situações informais, onde estou falando em inglês, falo a língua com um sotaque Norte-Americano.

Isso talvez seja resultado do maior contato que temos com o inglês falado nos Estados Unidos, afinal, praticamente todo o conteúdo de filmes e séries que acessamos têm origem na terra do Tio Sam. 

Assim, mesmo de forma inconsciente, minha mente relacionou o inglês norte-americano a situações mais cotidianas e menos formais.


Fluência em outras línguas nos sonhos?


Falo outras línguas, mas especificamente o espanhol. No entanto, não tenho a mesma fluência em espanhol como tenho na língua inglesa.

O incrível é que muito raramente tenho sonhos em que falo em espanhol. Meu cérebro parece ter preferência por falar a língua inglesa nos sonhos. Certamente isso reflete a segurança e a experiência de vida que tenho nas duas línguas.


Mas será que quem não fala outra língua pode falar inglês em seus sonhos?


Uma coisa é certa, a vida é cheia de limitações de toda ordem, no entanto nosso subconsciente é livre e não está sujeito aos mesmos limites que todos experimentam no dia a dia.

Portanto, é totalmente possível que alguém que não fale inglês tenha um sonho em que fala inglês.

É bastante comum sonharmos que estamos interagindo em línguas que não dominamos e isso pode revelar o desejo de desbravar novos caminhos e adquirir novas capacidades.


A importância de falar inglês para o mercado de trabalho.

Todos sabem da importância de falar inglês para o mercado de trabalho. Pessoas que dominam essa língua são mais valorizadas nas empresas e em geral recebem um salário maior.

Além da questão salarial, quem é fluente em outra língua tem acesso a mais informações, cultura e pode estar mais atualizado em vários campos do saber.

Novas oportunidades podem surgir para quem atinge um bom nível em língua estrangeira. Você pode ler sobre salários na Nova Zelândia aqui.


Sonhar falando inglês mostra desejo


Carl Jung, médico e psiquiatra Suíço dizia que: “Sonhos são realizações de desejos ocultos”, portanto quando falamos em inglês em nossos sonhos sinalizamos que falar uma língua estrangeira é algo importante para nós, é um desejo gravado em nosso inconsciente.

Sonhar-Falando-Inglês-Carl-Jung médico e psiquiatra Suíço dizia que: “Sonhos são realizações de desejos ocultos

Carl Jung

Muitas pessoas que estão aprendendo a falar inglês vão sempre se lembrar de quando falaram na nova língua em seu sonho, fica marcado como um momento de virada ajudando muito a reforçar a autoconfiança necessária para um desafio.

Assim, meu caro leitor, não se surpreenda quando começar a falar inglês em seus sonhos.

Saiba que isso será um claro sinal de que esses conhecimentos estão chegando aos níveis mais profundos de seu incon e sciente e do seu cérebro. 

Em resumo, você está no caminho certo. Fique feliz e acelere seus estudos em língua inglesa.


Este artigo foi escrito por um ex-aluno meu

Se você gostou deste artigo, então pode estar interessado em "Músicas Boas Para Aprender Inglês" 

Você já sonhou em inglês?

Você pode escrever sua experiência nos comentários.

Sobre o autor

Professor nativo de inglês da Irlanda com mais de 3.500 horas ensinando falantes de português. Criador de curso em video online na Udemy: "Eliminate the Mistakes Portuguese Speakers Make in English/Elimine os Erros que as Pessoas Que Falam Português Cometem em Inglês", e eBook de 2016 "Elimine os 63 Erros Mais Comuns que as Pessoas Que Falam Português Cometem em Inglês".

você pode gostar também

deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}