July 20

0 comments

Provas e Exames: Curso Preparatório e TOEFL Simulado

By Gordon

July 20, 2018


Provas e Exames: Curso Preparatório e TOEFL Simulado


Introdução ao exame TOEFL

Obs: O exame de fala foi alterado em 2019, para ver essas mudanças você pode ler aqui, esse post será atualizado para mostrar essas mudanças muito em breve!

O TOEFL iBT é uma prova de inglês baseado em computador. Existem muitos recursos gratuitos online e você pode obter o software de TOEFL simulado para ajudá-lo a se preparar. 

Eu ensinei a prova TOEFL aos alunos desde 2014 e meu guia é um curso preparatório TOEFL e oferece dicas e estratégias para todas as seções, mas eu me concentro principalmente em falar e escrever, e veremos exemplos de um simulado do TOEFL iBT.

A prova TOEFL tem uma estrutura diferente do IELTS e requer mais prática. Se você decidir “Eu vou fazer o teste TOEFL amanhã”, provavelmente não se sairá muito bem, pois o exame é muito diferente de um exame tradicional como o da escola ou do IELTS.

Ele requer uma maneira diferente de pensar, mas acho que é uma maneira brilhante de testar seu inglês e prepará-lo para estudar no exterior, embora os alunos talvez não liguem muito pra isso, eles querem apenas uma boa pontuação com a maior facilidade possível!

Se você deseja melhorar o seu inglês antes de fazer o exame TOEFL, pode ler mais sobre o nosso curso em vídeo online à venda na Udemy por €29.99/69.99R$: "Elimine os Erros que as Pessoas Que Falam Português Cometem em Inglês". 4 horas de vídeo exclusivamente para pessoas que falam português. Você pode ler mais sobre isso e assistir a vídeos gratuitos aqui.

Este vídeo explica a metodologia do curso:

Preparatório TOEFL

Primeiro, algumas coisas sobre o prova que geralmente são uma surpresa para os alunos:

  • A prova é feito completamente no computador, incluindo a fala.
  • Para a parte que fala, você usa um fone de ouvido, ouve as perguntas e fala ao microfone. Você não estará em uma sala com um examinador como no IELTS.
Sala-de-exame-TOEFL

Sala à prova de TOEFL

  • O exame completo geralmente ocorre em uma sala grande com mesas. Seus cotovelos podem estar quase tocando as pessoas ao seu lado!
  • Pode haver 5, 10, 15, 20 ou mais alunos na sala fazendo o teste ao mesmo tempo. Meu Deus!
  • Isso significa que você pode ouvir outras pessoas fazendo a parte de fala, elas falarão em voz alta respondendo às suas perguntas enquanto você ouve a sua pergunta e se prepara para falar e responder. Esta notícia pode ser um choque para os alunos, por isso é importante saber isso no começo.
  • A escrita, audição, fala e leitura valem 30 pontos cada, totalizando 120 para o exame completo.
  • É uma boa ideia estudar o vocabulário universitário americano, você pode encontrar recursos aqui. Eles falam sobre papers, my major, professor em vez de lecturer, etc., que é usado no inglês britânico.

Meu método de ensino é semelhante ao IELTS, não ensino as partes de leitura e audição em aula.

Você mesmo estuda isso em casa praticando perguntas do exame. Como o exame é realizado totalmente em um computador, você pode comprar um software para praticar o teste, este simulado TOEFL iBT é muito importante para a prática.

A ELS, organização que executa o TOEFL, produz seus próprios guias, mas muitas das opções disponíveis são feitas por empresas que querem ganhar dinheiro com o exame TOEFL, e não são produzidas pelo ELS.

No entanto, a ELS tem ótimos recursos em seu site e no canal do YouTube.

A Prova TOEFL simulado


Alguns desses softwares são melhores que outros e existem algumas opções para você. Você pode ler minha análise do software mais popular aqui.  Um software é produzido pela Cambridge e acredito que ele simula com mais precisão o exame em sua aparência e funcionalidade.

Cambridge-TOEFL-simulacao

Existem muitos recursos interessantes, como:

  • Você pode optar por mostrar se uma resposta está certa ou errada para ajudá-lo ou não exibir nada.
  • Você pode escolher mostrar a você qual é a resposta correta ou não.
  • Escolha para mostrar sua pontuação no topo ou não.
  • Você pode retornar às perguntas que já fez para poder verificar suas respostas, como na prova.
  • Surpreendentemente, pelo menos pra mim, também grava áudio de você falando quando você pratica a seção de fala. Isso não dá uma pontuação à sua resposta gravada, mas existem serviços online que fazem isso.

O pessoal oficial da prova TOEFL iBT. Eu não usei o software, mas não recomendo o livro, pois ele descreve como o exame é, o que em si não é eficiente.

Se você quer aprender a dirigir, você lê um livro de 747 páginas, ou você entra em um carro e aprende? Como muitas coisas, você aprende fazendo.

Meus artigos aqui provavelmente são tudo que você precisa saber, você realmente não precisa ler 747 páginas.

Qualquer dúvida que você tenha, seu professor deve ser capaz de ajudá-lo.

O software não corrige sua fala, que realmente seria uma programação em nível de ficção científica, mas há uma opção para enviar seus arquivos de áudio para um professor para que eles sejam corrigidos.

No entanto, acredito que o seu professor de inglês deve ser capaz de lhe dar uma boa orientação sobre a pontuação que você obteria.

Se você quiser saber mais sobre como obter sua pontuação no teste TOEFL, a métrica de pontuação do speaking do TOEFL está aqui, e a métrica de pontuação da escrita está aqui.


Como a métrica do IELTS aqui, é bastante complicada no começo, mesmo para professores experientes de inglês.

Com a prática, você aprende em que nível está e há muitas pontuações online não oficiais que você pode pesquisar. As pessoas colocam vídeos no YouTube, escrevem em seus blogs e há podcasts discutindo o exame TOEFL.

Você precisa usar seu próprio julgamento para descobrir qual pontuação recebe, mas com a prática você pode ser bem preciso.

O TOEFL simulado de Baron possui essa aparência. A versão que tenho é de 2006 e é muito semelhante a Cambridge, mas não é tão bem concebida. Por exemplo:

Barrons-TOEFL-Simulacao

TOEFL iBT simulado, software de Barron

  • Você não pode pular as instruções para cada pergunta, depois de ouvir as instruções 3 ou 4 vezes você já sabe do que se trata, mas você tem que ouvi-las aqui sempre, muito chato na aula quando você quer fazer o melhor uso do seu tempo com o professor. Você pode pulá-las no software Cambridge.
  • As perguntas também têm uma estrutura ligeiramente diferente do software de Cambridge, acredito que o Cambridge é mais parecido com o exame real, mas é bom praticar as perguntas um pouco diferentes, para que você não se surpreenda com uma pergunta estranha na prova pra valer.
  • Também não grava sua fala. Mas ainda é bom ter mais 7 exames para praticar.

Curso Preparatório TOEFL: Dicas e Estratégias para a prova TOEFL falando

Visão geral:

  • A seção de conversação tem 6 perguntas, cada uma valendo 5 pontos / marcas, totalizando 30 pontos.
  • No entanto, você recebe uma pontuação entre 0-4 para cada pergunta, a sua pontuação geral de 24 é então convertida para uma pontuação de 30. Isso é um pouco estranho.
  • A pontuação usual exigida para estudar no exterior em uma universidade que ensina através do inglês é em torno de 80, mas como dito aqui, você deve verificar cada curso individualmente para suas necessidades.

Na fala, a gravação da sua resposta é corrigida por entre 3 e 6 pessoas.

Tanto o software Baron quanto o Cambridge têm a opção de fazer com que a transcrição exata da pergunta apareça e desapareça na tela para ajudá-lo a corrigir suas respostas.

Como um teste para o que você realmente experimentará quando estudar no exterior, acredito que o exame TOEFL é excelente.

Os designers do exame têm claramente pensado sobre o que os alunos experimentam quando estudam no exterior e este prova testa essas habilidades.

Os designers não estão presos ao pensamento tradicional de “sempre fizemos dessa maneira” pensando e realizando um exame que não reflita realmente o que você fará, como um teste tradicional de idiomas na escola secundária ou no ensino médio.

No entanto, isso não significa necessariamente que é melhor ou mais fácil para os alunos obterem uma boa pontuação, mas ajuda a prepará-los para o que experimentarão quando estudarem no exterior.

Deixe-me mostrar o que quero dizer usando o simulado TOEFL Cambridge:

Antes de iniciar a prova de conversação:

  • No início, você responde a uma pergunta para descrever a cidade em que vive, “Describe the city you live in.”

TOEFL iBT Simulado, Testando o Equipamento

  • Isso também acontece no exame para testar se o microfone funciona no fone de ouvido e se você está alto o suficiente para que o examinador possa corrigir sua resposta.

Então o teste em si começa.


Perguntas 1 e 2 o Exame TOEFL Falando

Obs: O exame de fala foi alterado em 2019, para ver essas mudanças você pode ler aqui, esse post será atualizado para mostrar essas mudanças muito em breve!

As perguntas 1 e 2 são projetadas para serem as mais fáceis, são perguntas para aquecê-lo e ajudá-lo a aumentar sua confiança.

  • São questões de opinião, portanto, não há resposta certa ou errada.
  • Nas perguntas seguintes você PRECISA responder “corretamente” para conseguir todos os pontos
  • Você ouve a pergunta, que também está em texto na tela e você tem 15 segundos para preparar e 45 segundos para falar.
Cambridge-simulacao-de-TOEFL-Pergunta-1

A Prova TOEFL simulado

Você DEVE:

  • Falar claramente e não muito depressa.
  • Cometer o menor número possível de erros.
  • Mostrar o alcance de seu vocabulário.
  • Mostrar sua capacidade de usar tempos verbais complicados.
  • Expressar seus pensamentos e ideias com clareza.

Você NÃO DEVE:

  • Congelar, isso significa não dizer nada.
  • Falar por 20 ou 30 segundos em vez de 45. Isso é ruim, mas é um problema comum que você pode resolver com prática.


Perguntas 3-6


Para as perguntas de 3 a 6 você deve responder a pergunta “corretamente”, se você não der a resposta correta, mesmo que seu inglês seja perfeito, você não alcançará a pontuação mais alta.


Questão 3 o teste TOEFL falando


  • Sempre sobre uma situação no campus, por exemplo, problemas com estacionamento no campus, acomodação, trabalho como estudante, talvez um problema pessoal, como um estudante que precisa perder uma aula por algum motivo, eventos no campus, etc.
  • Existem 2 oradores, um homem e uma mulher para facilitar a resposta da pergunta. Você pode dizer “a mulher” ou “o homem” e não “falante 1” ou “falante 2”.
  • Primeiro você lê algum texto sobre a situação do campus como uma introdução.
  • Você tem 45 segundos para ler o texto e há um temporizador no canto superior direito da tela.
Cambridge-simulacao-de-TOEFL-pergunta-3

O Exame TOEFL simulado, pergunta 3

  • Você pode fazer anotações se quiser, eu recomendo que você faça, porque depois de 45 segundos o texto desaparece e você NÃO PODE lê-lo novamente.
  • Em geral, e enfatizo em geral, mas nem sempre, a resposta para a pergunta está na parte de escuta.
  • Mas às vezes parte da resposta pode estar apenas no texto. Portanto, se você não ler o texto inteiro em 45 segundos, poderá perder algumas informações e, em seguida, não poderá responder à pergunta “corretamente” e perderá pontos.
  • Aí você ouve a conversa de áudio em torno de 30/45 segundos.
  • Você pode e deve fazer anotações e eu acho que a melhor estratégia é desenhar uma linha no meio da sua página e fazer anotações sobre o que o homem diz (M) e a mulher diz (W), assim:
Cambridge-simulacao-de-TOEFL-pergunta-3-notas

Cambridge simulado de TOEFL pergunta 3 notas

  • Você tem 30 segundos para preparar e 60 segundos para falar.
  • A questão é geralmente para discutir o problema, então algo como falar sobre qual solução você prefere.
  • Você precisa ter muito cuidado com a questão. Se eles disserem “state which solution you prefer and why” neste caso você NÃO discute ambas as soluções, você apenas declara uma e diz por quê. A coisa natural a se fazer é discutir ambos, mas você assim está respondendo a pergunta incorretamente e receberá uma pontuação mais baixa. Você também não terá tempo suficiente para responder a tudo, se fizer isso.
  • Este é um erro muito comum que você pode resolver com a prática.


Questão 4 o Exame TOEFL Falando


A pergunta 4 tem a mesma estrutura da pergunta 3:

  • Você lê um texto por 45 segundos e depois escuta uma pessoa falando por 45 segundos.
  • No entanto, é sobre um assunto acadêmico, como engenharia, ciência, psicologia, biologia etc.
  • Pode haver inglês técnico especificamente relacionado ao tópico, o que pode ser difícil.
  • No entanto, você pode ter sorte e pode ser um tópico sobre o qual você já sabe muito.
  • Você geralmente precisará discutir tanto a leitura quanto a parte de escuta.
  • Você tem 30 segundos para preparar e 60 segundos para falar.
  • Eu recomendo tomar notas durante a leitura e escuta. Com prática você saberá quais anotações ou palavras escrever.


Sumário 3 e 4 o teste TOEFL falando

Você pode ver como essas perguntas preparam você para estudar no exterior, você lê um texto, em seguida, escuta o áudio, então você tem que processar essas informações e dar as informações de volta através da fala. Assim como você faria em uma palestra enquanto estuda.

Você também poderá perceber que as perguntas estão ficando cada vez mais difíceis.



Questão 5 o teste TOEFL falando


A Questão 5 é muito complicada:

  • Existem armadilhas deliberadas na questão para tentar fazer com que você cometa um erro.
  • É muito fácil responder à pergunta “incorretamente” e perder muitas marcas.
  • No entanto, depois de praticar a pergunta algumas vezes em aula com seu professor, você será capaz de reconhecer essas armadilhas e evitá-las.
  • Não há texto para ler, apenas áudio para escutar.
  • O áudio é mais longo que na questão 3 e 4 em cerca de 1 minuto.
  • Sempre apresenta um homem e uma mulher falando, por isso é uma boa ideia escrever as colunas como antes, assim.
Cambridge-simulacao-de-TOEFL-pergunta-3-notas

Cambridge simulado de TOEFL pergunta 3 notas

  • A estrutura normalmente é que uma pessoa tem um problema na universidade, ela discute e algumas possíveis soluções.
  • Se eles perguntarem sobre o homem, você deve responder sobre o homem, você não deve mencionar nada sobre o que a mulher diz.
  • Ou, por exemplo, se eles perguntarem sobre o problema da mulher, você não discutirá a solução do homem.
  • Se eles disserem state, você fala brevemente.
  • Se eles disserem discuss, você fala mais.
  • Você precisa estar ciente do tempo que você precisa falar. A resposta será bastante longa e uma armadilha é que você não tem tempo suficiente para dizer o que deseja.
  • Haverão 2 partes para a pergunta, e com a prática você saberá quanto tempo falará para cada parte.
  • Cambridge-simulacao-de-TOEFL-falando-pergunta-5

    Cambridge TOEFL simulado falando pergunta 5

    • Aqui você pode ver que a primeira parte é longa, “Describe the man’s problem.” então a segunda parte “Then state which of the two suggestions you prfer and explain why.” é mais curta.
    • Então eu falaria por cerca de 45 segundos para a parte 1 e 15 segundos para a parte 2.
    • Mas se você acha que respondeu a pergunta em 40 segundos, então ótimo!
    • O importante é que com 15 segundos restantes, você começe a falar sobre a 2ª parte. Não gaste mais tempo na parte 1.
    • Um problema comum é ter apenas 5 segundos para falar sobre a parte 2, ou pior ainda, o que significa que você perderá muitas marcas.

    Você pode ver que as perguntas estão ficando cada vez mais difíceis.


    Questão 6 a prova TOEFL falando


    A questão 6 é difícil.

    Não há mais nada a dizer.


    TOEFL-falando-pergunta-6

    Pergunta 6 TOEFL simulado

    Primeiro, vamos dar uma olhada nas más notícias:

    • O áudio será sobre um tópico acadêmico complexo.
    • A maioria dos alunos acha que o palestrante fala muito rapidamente.
    • O tópico poderia ser engenharia civil, sociologia, biologia, psicologia, história, educação etc quase tudo na verdade.
    • Haverão muitos termos técnicos relacionados a esse tópico. Mesmo como professor, tenho ouvido muito inglês técnico que eu nunca tinha ouvido falar antes.

    E agora as boas notícias:

    • É sempre apenas um orador, nunca 2. Isto é porque é destinado a simular uma palestra na universidade.
    • 90% do tempo a pergunta é a mesma: “Summarise the points you heard in the lecture.”
    • Você pode ter sorte e o tópico pode ser algo sobre o qual você sabe muito ou está estudando.
    • 90% das vezes você não precisa se preocupar sobre a resposta certa ou errada, pois ela é sempre a mesma.
    • Em apenas 1 dos 14 testes no software Cambridge / Baron que usei, existiu uma questão diferente. Ela surpreendeu meus alunos e referiu-se a uma parte específica da palestra. Então, se você não respondeu a parte corretamente, eu acho que você receberia uma pontuação menor.

    No entanto, acho que isso foi uma exceção, então, em geral, você simplesmente repete o máximo que pode do que o palestrante diz.

    Meu conselho:

    • Escreva anotações enquanto ouve.
    • O quê você deve escrever? Isso é inteiramente com você, você só pode descobrir o que funciona e não funciona para você com a prática.
    • Em geral, eu anotaria palavras-chave únicas que você ouve e então estaria pronto para falar sobre elas.
    • Você não precisa escrever frases.
    • Você se prepara por 20 segundos e depois precisa falar por 60 segundos.
    • Se você puder continuar falando por 60 segundos, então muito bem! Você deveria estar orgulhoso.

    Esta questão é projetada para separar os alunos realmente bons do resto:

    • Frequentemente os alunos mais fracos só podem falar por 10 segundos e dizer algumas frases, e podem obter uma pontuação de 2 de 4.
    • Os alunos mais fortes falarão durante os 60 segundos inteiros e poderão obter 3 ou 4.
    • Lembre-se de que você não precisa ser 100% perfeito para obter a nota máxima de 4.

    Além disso, esta questão vale o mesmo número de pontos da questão 1, onde você fala por 45 segundos e dá sua opinião.

    No entanto, esta pergunta prepara você para a vida estudando no exterior através do inglês.

    Você ouve palestras, você entende, então você pode devolver essas informações para seus colegas ou em seu trabalho.

    Isso faz do teste TOEFL um exame muito interessante, está preparando você para a vida estudantil e não apenas testando seu nível de inglês.


    Curso-em-Video-Online-_Fluencia-em-Ingles-student


    Curso Preparatório TOEFL: Dicas e Estratégias para o Exame TOEFL Escrita

    A página inicial da seção de redação mostra a ideia por trás da seção de redação. Mais uma vez, ele é projetado para simular estudos no exterior.

    Existem 2 perguntas.


    Questão 1 a Prova TOEFL Escrita

    A questão 1 tem uma estrutura semelhante à fala.

    • Primeiro você lê um texto por 3 minutos.
    • Você não precisa fazer anotações no papel porque, diferentemente das perguntas 3 e 4, o texto reaparece quando você começa a responder à pergunta.

    TOEFL iBT Simulado

    • Aí você escuta alguém falando sobre o mesmo assunto por cerca de 50 segundos.
    • Então a boa notícia aqui é que a questão é quase sempre [nunca podemos dizer 100% do tempo] a mesma.

    “Explain how they [the speaker] casts doubt on the points made in the lecture.”

    Existe uma estratégia muito clara sobre como responder a pergunta corretamente aqui.

    O texto terá 3 pontos claros. Você normalmente os verá no texto, pois cada ponto será um parágrafo separado, como na imagem acima.

    Em seguida, o orador apresentará um contra-argumento em cada um desses três pontos. 

    Essencialmente “O texto diz X mas às vezes X não é verdadeiro e de fato Y é verdadeiro”. O orador fará isso para todos os 3 pontos.

    Você tem 20 minutos para responder a pergunta.

    Uma boa resposta terá:

    • Uma introdução, que será 1 ou 2 frases resumindo as diferenças.
    • Em seguida, um parágrafo curto mostrando como cada ponto no áudio é diferente do texto. E é isso!
    • Você não precisa escrever uma conclusão.
    • Você deve começar cada parágrafo que você escreve com o áudio, então você escreve sobre o contra-argumento feito no texto.
    • NÃO comece a explicar primeiro o que está no texto.
    • A razão para isto é que o texto está na tela à sua frente, você não terá uma boa nota escrevendo sobre este texto!


    Como sempre, quando você começar essas provas:

    • O tempo não é importante.
    • Você se concentra na estrutura e em obter a resposta certa, com bom inglês.
    • Tente acelerar uma ou duas semanas antes do exame.

    No site oficial do TOEFL você pode baixar os pdf’s e eles dão as respostas, veja aqui,

    Oficial Questão 1 a Prova TOEFL Escrita

    Você pode ver que o artigo do Chevalier tem 3 pontos do texto e os contra-argumentos feitos no áudio.

    Oficial-TOEFL-escrita-responsa

    Oficial TOEFL escrita responsa de Questão 1

    Isso vem direto da ETS, o pessoal do TOEFL, então é importante lembrar.

    Então você pode ver que esse tipo de pergunta é bem diferente de qualquer coisa que você tenha feito antes, mas te prepara para a vida estudantil.

    No entanto, a questão 2 é mais tradicional.


    Questão 2 o teste TOEFL Escrita


    Eles terão uma declaração e você dará sua opinião sobre isso.

    Você pode ver um exemplo aqui.

    TOEFL-escrita-pergunta-2

    Questão 2 o Teste TOEFL Escritando

    • Você tem 30 minutos. O temporizador está no canto superior direito da tela.
    • Diga um mínimo de 300 palavras.
    • É importante que você escreva pelo menos 300 palavras, 295 é ruim, 305 é bom.
    • Em geral, cerca de 320 é bom, 330 é um pouco longo e 340 ou mais é muito longo.
    • Eles querem 300 palavras para que você lhes dê 300 palavras. Se eles quisessem 340 palavras, eles pediriam 340 palavras.
    • Escrever essas palavras extras significa que você gastou tempo fazendo isso em vez de corrigir sua escrita e eliminar seus erros.

    Estrutura

    • Um parágrafo de abertura
    • 3 ou 4 parágrafos como o corpo principal do seu ensaio.
    • Cada parágrafo é um ponto separado
    • Um parágrafo de resumo / conclusão, evite copiar o parágrafo de abertura.
    • Como sempre, não se preocupe com o tempo no início, concentre-se na estrutura, eliminando erros, etc.
    • Um problema comum é que os alunos não sabem o que dizer, na verdade, muitos dizem que achariam difícil escrever a redação em sua língua nativa, então escrever é inglês é ainda mais difícil.

    Esta pergunta é mais como uma pergunta tradicional do exame que você está acostumado a fazer na escola ou na faculdade.

    Sumário

    E esse é o meu guiae um curso preparatório para o teste TOEFL, se você gostaria de saber a diferença entre o TOEFL e o IELTS, você pode ler o meu post aqui, eu também escrevi um guia para o IELTS aqui.

    Eu tenho ensinado o exame TOEFL desde 2014 e ainda estou disponível para ensiná-lo pelo Zoom etc, você pode ler mais sobre minhas aulas aqui.

    Vocês tem alguma dica sobre a prova TOEFL? Você pode escrevê-los nos comentários abaixo. 

    Também fique à vontade para compartilhar este post com qualquer um que esteja pensando na prova TOEFL!

    Sobre o autor

    Professor nativo de inglês da Irlanda com mais de 3.500 horas ensinando falantes de português. Criador de curso em video online na Udemy: "Eliminate the Mistakes Portuguese Speakers Make in English/Elimine os Erros que as Pessoas Que Falam Português Cometem em Inglês", e eBook de 2016 "Elimine os 63 Erros Mais Comuns que as Pessoas Que Falam Português Cometem em Inglês".

    você pode gostar também

    deixe uma resposta

    Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

    {"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}