Análise do material, recursos para se preparar para o exame IELTS, incluindo o livro de exames de Cambridge, outros livros e muito mais.

Os melhores livros para se preparar para o exame IELTS são estes livros de Cambridge sobre os exames anteriores do IELTS. Eu atualizarei este post com mais livros, materiais e recursos para ajudá-lo no teste IELTS.

Você pode encontrar exemplos de exames on-line ou em outros livros, mas eu acho que é mais sensato praticar exames IELTS reais em um livro, em vez de alguns que podem ou não ser verdadeiros.

Você pode confiar nessa série de livros, pois são produzidos pelas mesmas pessoas que produzem o exame IELTS e exibem orgulhosamente um distintivo “oficial” na capa.

Você pode clicar na capa do livro para verificar os preços agora.

Os livros desta série estão numerados, no momento de escrita deste artigo, dezembro de 2018, a edição mais recente é o número 13 com uma nova edição normalmente publicada todos os anos.

Cada livro vem com 4 exames completos e com edições recentes, como 11,12,13 existem livros separados para acadêmicos e gerais. O ideal é que você esteja praticando cerca de 8 a 12 exames no total, mais, se possível, para estar preparado para qualquer pergunta que possa aparecer nos exames.

Como usar os livros de Cambridge sobre o IELTS

É bem simples, apenas pratique-os! No entanto, no passado com numero 12, o CD de áudio para os exercícios de escuta e respostas era agora vendidos separadamente. Mas, com números 11, 10 etc o CD foi incluído. Portanto, tenha cuidado ao comprar. Agora, com numero 13 você pode baixar o áudio depois de comprar o livro.

Comece com a edição mais recente, que é 13, faça a edição 12, depois 11 etc. Você precisa fazer os mais recentes, pois os exames podem ter mudado um pouquinho ao longo dos anos, embora a estrutura principal seja a mesma.

Você pode ler o meu guia para o IELTS aqui para mais informações, mas provavelmente é melhor falar com um professor de inglês experiente para que ele possa corrigir você e corrigir seus erros, além de fornecer algumas estratégias para ajudá-lo.

IELTS writing

Você provavelmente precisará de um professor para ajudá-lo. Eu acho que é melhor que o seu professor leia a sua escrita no dia antes da aula, então ele poderá fazer com que você veja seus erros enquanto revisa sua escrita na sua presença. Ele não apenas retornará seu texto com as correções feitas. Este é o método que eu uso nas minhas aulas que você pode ler aqui e também sobre uma típica aula particular de inglês comigo aqui.

A escrita no IELTS é uma habilidade que você precisa aprender e praticar. Existem maneiras específicas de responder a cada pergunta que não lhe serão familiares. Você não precisa se preocupar com o tempo no início, apenas se concentre em responder a pergunta com a estrutura correta e o menor número de erros possíveis.

Com muita prática, respondendo a todos os diferentes tipos de perguntas, você ficará muito mais confortável e rápido e deverá ser capaz de responder no tempo permitido, 20 minutos para a questão 1 e 30 minutos para a questão 2.

Cambridge IELTS livro escrevendo
Cambridge IELTS livro escrevendo

Mais uma vez, recomendo fortemente que leia o meu guia do IELTS e existem muitos outros recursos especializados do IELTS que ajudam a adquirir as competências necessárias para alcançar pontuações elevadas no teste.

Cada livro desta série terá 4 provas de escrita que não são suficientes, eu acho que você deve planejar completar 8 exames pelo menos, então você deve comprar 2 desses livros.

IELTS reading

Esses livros são perfeitos para a seção de leitura do IELTS, já que você não precisa de um professor. Você simplesmente faz os exames você mesmo e então pode checar suas respostas e calcular sua pontuação usando as respostas no final do livro. Novamente, não se preocupe muito com o tempo no início, você naturalmente ficará mais rápido à medida que avança.

Cambridge IELTS livro – muito texto!

Você precisa praticar o maior número possível para se familiarizar com a estrutura e ficar mais rápido.

Você pode clicar na capa do livro para verificar os preços agora.

IELTS listening 12

Uma grande desvantagem do livro número 12 é que o CD de áudio para o listening é vendido separadamente. Minha cópia do Cambridge IELTS 8 foi fornecida com um CD de áudio em torno de 2013/2014 quando eu comprei, mas é interessante ver que o CD de áudio não é mais fornecido com o volume, como você pode ver aqui.

IELTS Livro Cambridge 8 Para A Prova Ingles IELTS, um livro essencial de exames IELTS reais para ajudar a treinar seu inglês e preparar
IELTS Livro 8 de Cambridge

Eu suspeito que isso é simplesmente uma maneira de ganhar mais dinheiro, porque como estudante você realmente precisa do CD de áudio, assim como é muito importante praticar os exercícios de audição.

Outra coisa que notei é que, como mencionei, agora há livros separados para acadêmicos e gerais. Novamente eu acho que isso é simplesmente uma maneira de ganhar mais dinheiro. Na minha antiga edição número 8, tem todos os trabalhos acadêmicos no início e depois a redação geral no final, então tudo que você precisa fazer, tanto no geral quanto no acadêmico, está em um livro, agora você precisaria comprar dois.

Novamente eu acho que isso é uma vergonha, mas não há muito o que fazer. E quanto ao CD de listening em si, estes são exames reais do IELTS, então você deve praticá-los o máximo possível antes do teste.

Vantagens

São documentos autênticos do exame IELTS

O livro é produzido pelas mesmas pessoas que produzem o teste IELTS, então você pode confiar nelas

Simplesmente a melhor maneira de se preparar para o IELTS

Desvantagens

CD de áudio para ouvir exercícios vendidos separadamente de livro numero 12.

Livros separados para o IELTS acadêmico e IELTS geral.

Conclusão

Se você precisa praticar o teste IELTS, então não há outra escolha. Pegue esses livros e CD de áudio e boa sorte!

Clique na capa do livro para verificar preços


About the author

Gordon

Professor de inglês, autor e blogueiro.

Leave a comment: