March 3

0 comments

Como Aprender Inglês Com Filmes

By Gordon Gaffney

March 3, 2021


Como Aprender Inglês Com Filmes


Se você estiver procurando uma forma de integrar sua rotina de estudo com o seu lazer, aprender inglês vendo filmes pode ser a opção que estava procurando. Você poderá aprender (e muito!) com apenas algumas horinhas sentado(a) no conforto do seu sofá, assistindo a Netflix ou outros streamings de maneira fácil e sem perder o divertimento.

 
Todos nós encontramos certas dificuldades em nossas vidas de estudantes, sofrendo com a falta de tempo e oportunidade para aprofundar nossos conhecimentos e encaixá-los dentro de nossas rotinas.

Seja por conta de trabalhos excessivos, filhos e/ou casa para cuidar, falta de dinheiro para gastar em materiais e cursos caros… Nós acabamos quase sempre empurrando e deixando de lado todo aquele desejo para aprender uma nova língua.

E, claro, quando chega o final do dia e o cansaço lhe acerta em cheio, tenho certeza que a última coisa que lhe dá vontade de fazer é sentar na cadeira e enfiar a cara nos enormes livros de gramática. E é exatamente aqui que os filmes entrarão no seu plano de aprendizado.

Talvez você esteja se perguntando…

Mas Tem Como Aprender Inglês Com Filmes?


Sim, claro! Você aprenderá e treinará seu listening, writing e speaking de maneira fácil e verá resultados incríveis e rápidos.

Mas antes de ir pôr em prática e escolher um filme aleatório para estudar, mantenha em mente que há planos e métodos de estudo para como aprender inglês com filmes e, de fato, absorver os ensinamentos.

Mas cada plano será diferente para cada um dos três níveis de fluência. Por isso, treine com estas dicas de acordo com seu próprio nível.

Métodos de Estudo e Dicas para Aprender Inglês Com Filmes

 


⦁Iniciante: 

Assista a filmes infantis

Sempre que estiver aprendendo um idioma novo (seja através de filmes, séries, músicas, etc) procure sempre por iniciar com conteúdos infantis pois eles são feitos especialmente para crianças que ainda estão em fase de aprendizado do próprio idioma a entenderem sem grandes dificuldades. 

Outro plus deste tipo de filme é que exige pouca (ou nenhuma) atenção visual do telespectador. Não há objetos escondidos ou até mesmo a suave mudança de expressão facial de um dos personagens que te force a manter seus olhos bem abertos para tentar entender o que está acontecendo na história. Isso te dá completa liberdade para direcionar sua total atenção às legendas e perceber palavras novas.  

Procure por filmes com uma temática simples. 

Filmes com uma temática mais rotineira e simples, como comédias românticas, possuem muitos diálogos casuais e reais. Isso lhe ajudará a aumentar seu vocabulário e ser capaz de entender conversas entre amigos - até mesmo ter suas próprias conversas.

Fique alerta e procure pelas gírias, expressões e frases que se repetem no filme - elas serão importantíssimas para você usar no inglês cotidiano. Assim que as perceber, anote tudo em um bloquinho ou caderno e repita-as para se acostumar com a pronúncia.

Atenção: não precisa pausar a cada momento que encontrar algo novo ou difícil ou você provavelmente acabará passando maior parte do seu tempo pausando o filme do que realmente assistindo-o. Uma dica então é manter um bloco de notas por perto para poder anotar tudo e, quando terminar, revisar as palavras escritas.


Nada de dublagem!

Seu cérebro precisa se acostumar a ouvir e se adaptar a um novo idioma, com uma fonética, palavras, estruturas e, claro, uma cultura completamente nova. Para alcançar a fluência em inglês, você terá que “mergulhar de cabeça” nessa nova língua e procurar se acostumar o mais rápido possível a ela e aprender inglês com filmes legendados.

Para aprender a nova língua, terá que começar a consumir conteúdos em inglês diariamente. Neste caso, passará a assistir seus filmes e séries em inglês e com legendas em português.


Leia os roteiros

Isso mesmo. Leia os roteiros. Você não precisa ser um estudante ou fã de Cinema para fazer isto, ler os roteiros de filmes em inglês irá te ajudar profundamente na sua jornada de aprendizado.

Você estará lendo (ou seja, seu reading vai ser posto em prática) os diálogos entre os personagens e, consequentemente, entenderá melhor as estruturas das frases e palavras mais usadas em inglês. Perceberá melhor também as palavras ou frases que não conhece e, a partir disto, aumentar seu vocabulário e a fixação do que foi aprendido.


⦁Intermediário:


Escreva uma pequena resenha sobre o filme

Assim que terminar de assistir o filme escolhido, reserve alguns minutos para escrever uma pequena resenha (em inglês) sobre ele. Como você se sentiu assistindo? A história era boa? Quem eram os personagens? Eles eram interessantes? O texto não precisa ser longo, mas seja sempre claro e preciso com o que quer transmitir. Deste jeito, você estará trabalhando tanto seu writing quanto a sua capacidade de formar frases inteiras sozinho(a).


Repita o que acabou de ouvir.

Escolha cenas e momentos que possuem alguma fala ou discurso que serão importantes para o seu estudo. Ouça com bastante atenção o que (e como) está sendo dito, pause e em seguida tente repetir o mais próximo possível do que você acabou de ouvir. Faça esse exercício quantas vezes achar necessário.

Além disso, fique alerta em como os nativos costumam se comunicar uns com os outros, que muitas vezes pode ser diferente do que é apresentado em livros de estudo. Um bom exemplo disso, são as contrações que utilizam em seus diálogos, como em “wanna” (want + to), “gimme” (give + me), “gonna” (going + to), e muitas outras que podem lhe confundir de início. 


Legendas em inglês

Agora que você já tem um grande conhecimento da língua inglesa usada no dia-a-dia e com um vocabulário bem elaborado, pode ir se desprendendo aos poucos da legenda em português e passar a usá-las agora em inglês. 

Atenção: não pule esta etapa e vá direto para assistir seus filmes sem legenda alguma, pois você pode acabar se pressionando demais e ficar desmotivado(a) ao encontrar muitas dificuldades fazendo isso. 


Aposte em filmes musicais

Nesse nível, você já está familiarizado com o áudio em inglês, entendendo a maior parte do que está ouvindo. Mas, para alcançar o nível avançado em inglês, precisará se acostumar com as mudanças de tom, velocidade e sotaque dos diálogos.

Uma eficiente maneira de atingir isto é passando a assistir a filmes musicais. Eles costumam mesclar diálogos normais com músicas, de uma maneira que você aprenderá com ambos ao mesmo tempo. As canções neste tipo de filme costumam mudar de velocidade e tom o tempo todo e de maneira rápida, muitas vezes discutindo sobre algum tema (o que aumentará ou fixará o seu vocabulário), além de, claro, serem divertidos de se assistir.


⦁Avançado:


Assista a filmes de época


Embora quase não seja mais utilizado no dia-a-dia ou até mesmo nos ambientes de trabalho, em vários momentos da sua jornada de estudo da língua você o encontrará: o Early Modern English (ou conhecido simplesmente como o “inglês de antigamente”, usado por exemplo, por Shakespeare). E é exatamente isso que ele é, antigo e, de certa forma, difícil.

Sua dificuldade vem principalmente pelo fato de não estar mais em uso e acaba por muitas vezes cair no esquecimento. Acontece que, uma hora ou outra, ele entrará no seu caminho. Quando isso acontecer, é bom estar preparado e já com o conhecimento pronto.

Nada de legendas agora!

Chegou aquele tão temido momento: dar adeus definitivamente as legendas (até mesmo as em inglês, ok?!). Essa etapa pode ser um pouco estressante de início, depois de toda a sua longa e árdua jornada de estudo você pode acabar se prendendo demais as legendas e, quando não as tem, parece que de repente esqueceu tudo. As palavras e as frases ditas podem parecer estranhas inicialmente, mas não desanime, você logo irá se acostumar com essa mudança e consequentemente expandir seu listening

Nessa etapa, é importante que você se acostume a entender tudo ou pelo menos um pouco mais que 90% do que está sendo dito sem o auxílio dos subtitles


Discuta sobre o filme com um amigo ou parceiro

Como na etapa de Intermediário, onde você antes tinha que escrever alguns parágrafos sobre o filme que acabou de assistir, desta vez o que você treinará será seu speaking. Encontre um parceiro ou amigo para assistir o filme em inglês e sem legendas com você e, após chegar a hora dos créditos, procure então discutir (em inglês) sobre tudo aquilo que acabou de ver e ouvir.

Novamente, pense em como a atriz agiu naquela determinada cena, como os personagens eram e etc, e forme suas próprias frases baseadas em suas opiniões. 

Assista documentários

A maioria dos documentários possuem um tema específico e, consequentemente, adotam um vocabulário novo e mais rico sobre aquilo que está sendo retratado - e que geralmente não são tão comumente usado na rotina dos nativos desse idioma. 

Assistir documentários com temas relacionados a sua carreira pode te ajudar e muito, também como o inglês para mestrado.

Mas lembre-se: não há necessidade de assistir sobre temas que não lhe interessem e te entediem. Você pode optar por assistir aos documentários de músicos famosos, estilistas, engenheiros, figuras políticas… Tudo o que gostar, haverá um documentário perfeito para você aprender inglês.

Indicações de Filmes Para Aprender Inglês


Iniciante:

Finding Nemo (Procurando Nemo)

“Continue a nadar, continue a nadar”... Quem não se lembra das aventuras do peixinho dourado mais famoso entre a criançada? Por isso mesmo ele é a opção perfeita para você, iniciante no inglês, que precisa se preocupar mais em começar a se aprofundar no idioma sem se sentir sobrecarregado com uma enxurrada de conteúdos novos de uma única vez!

Aprender Inglês Com Filmes_Procurando Nemo

Inside Out (Divertidamente)

O filme retrata a vida de Riley, uma menina de apenas 11 anos de idade que está tentando entender e se acostumar com seus próprios sentimentos ao se mudar para uma nova casa e ter de reconstruir sua vida do zero.

Ao terminar o filme, você terá um vocabulário formado sobre os sentimentos básicos e saberá se expressar melhor sobre os seus próprios em inglês em uma conversa, por exemplo.

Aprender Inglês Com Filmes_Inside Out

Intermediário:

Over the Moon (A Caminho da Lua)

Lançado recentemente na Netflix, Over the Moon está fazendo um sucesso em todo o planeta. A história gira em torno de Fei Fei, uma menina chinesa que acaba de perder a mãe e precisa aceitar o fato de que, anos depois, seu pai está reconstruindo a família novamente. Riquíssimo de cultura chinesa e com músicas que colam na sua mente como chiclete, é uma boa opção para você começar a se aprofundar em filmes musicais para aprimorar seu inglês.

Aprender Inglês Com Filmes_Over The Moon

50 First Dates (Como Se Fosse A Primeira Vez)

Outro filme super conhecido, Como Se Fosse A Primeira Vez é uma das comédias românticas que não pode faltar na lista dos apaixonados por esse gênero. Com ele, você poderá treinar ouvir tons de vozes mais comuns (e muitas vezes mais difíceis de entender).

Aprender Inglês Com Filmes_ Como Se Fosse A Primeira Vez

Charlie and the Chocolate Factory (A Fantástica Fábrica de Chocolate)

Como em Finding Nemo, esse filme é um dos clássicos mais queridinhos de todos e esteve presente na infância da maior parte do público atual.

Você poderá direcionar sua atenção para as legendas, se familiarizando com as falas em inglês. Outro plus desse filme também é o fato de ter uma variedade de personagens, você encontrará crianças muito diferentes umas das outras, idosos, adultos, cada um com um timbre, vocabulário e entonação diferente uns dos outros.

Aprender Inglês Com Filmes_A Fantástica Fábrica de Chocolate

Avançado:

Inception (A Origem)

Com momentos de tirar o fôlego do telespectador, Inception traz temas sobre a psicologia humana e um pouco mais. Por ser mais longo do que os filmes que já estamos acostumados de assistir, é uma ótima opção para você treinar seu listening (sem legendas!) por um período maior de tempo.

Aprender Inglês Com Filmes_Inception

Pride and Prejudice (Orgulho e Preconceito)

Ótima escolha para você que está procurando algum filme com um tema mais antigo para aprender (e se acostumar) com esse tipo de inglês ao assistir a adaptação do romance de Jane Austen.

Aprender Inglês Com Filmes_Orgulho e Preconceito

Se você adora ler assim como a Elizabeth Bennet, porquê não aprender inglês com estes poemas fáceis ou talvez com estes 6 livros fáceis de ler em inglês?


Hamilton: The Musical

Um dos maiores sucessos da Broadway atualmente, Hamilton: O Musical permaneceu quase como um mistério para a internet, que só podia se contentar com os áudios das músicas pois nenhuma gravação do musical era permitida. Em 2020, junto com o Disney+, o público que não havia acesso a Broadway finalmente pode assistir a gravação da apresentação pela primeira vez.

O que faz de Hamilton tão especial para aqueles que querem atingir o nível avançado no inglês é o fato de que não possui fala ou diálogo algum, tudo é cantado do início ao fim. Além de haver um vocabulário importante sobre temas como política, eleições, etc.

Aprender Inglês Com Filmes_Hamilton


Que filmes você gosta de assistir em inglês? Você pode deixar um comentário abaixo.

Aprender Inglês Com Filmes_InsideOut

Gordon Gaffney

Sobre o autor

Professor nativo de inglês da Irlanda com mais de 3.500 horas ensinando falantes de português. Criador de curso em video online na Udemy: "Eliminate the Mistakes Portuguese Speakers Make in English/Elimine os Erros que as Pessoas Que Falam Português Cometem em Inglês", e eBook de 2016 "Elimine os 63 Erros Mais Comuns que as Pessoas Que Falam Português Cometem em Inglês".

você pode gostar também

deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}