July 22

0 comments

7 Dos Melhores Desenhos Animados Para Aprender Inglês na Netflix

By Gordon

July 22, 2020


7 Dos Melhores Desenhos Animados Para Aprender Inglês na Netflix


Aprender inglês pode ser bem estressante às vezes, com tantas regras para aprender e memorizar, você pode acabar se sentindo sobrecarregado(a) por tanta informação. 

Mas não precisa ser sempre assim: você sabia que também dá para aprender inglês curtindo um bom desenho animado na Netflix?

Já pode largar o livro de gramática e fechar a aba do Google Tradutor, ou outras ótimas ferramentas de tradução, como Transover e tradutor da Microsoft, sobre as quais você pode ler aqui, pois agora você vai aprender inglês de maneira leve e fácil.

Pode parecer muito bom para ser verdade, mas há sim como aprender um novo idioma enquanto se diverte.

Aqui listamos os melhores desenhos animados na Netflix para aprender a língua inglesa de maneira leve e divertida, desde o iniciante ao avançado


Mas… Desenho Animado Não é Só Para Criança?!


De maneira alguma! Crescemos assistindo desenhos infantis e, hoje adultos, quando revemos eles percebemos o quão bobos eram.

Por conta disso, criamos (as vezes sem perceber) um certo preconceito aos bonequinhos animados falantes.

Embora muitos dos cartoons criados tenham como o público alvo os pequenos, isso não é uma regra escrita em um bloco de pedra. Muitos utilizam-se dessa estética para apresentar temas um pouco mais adultos de maneira leve e cômica, basta lembrar-se de desenhos como The Simpsons (Os Simpsons), Futurama, Family Guy (Uma Familia da Pesada), e muitos outros…

Se você é uma pessoa que gosta de assistir coisa fofinhas, de muita ação, ou até mesmo algo mais adulto... Fato é: os desenhos animados podem te proporcionar tudo isso — e muito mais!


Mas Por Quê Aprender Inglês Com Desenhos Animados?

Curso-em-Video-Online-_Fluencia-em-Ingles-thinking
  • Desenhos infantis, em qualquer língua que seja, são criados com o maior propósito de ensinar às crianças de maneira leve e fácil como se comunicarem, aprendendo palavras, ações e até mesmo ética e moral. Por conta disso, são altamente recomendáveis para quem estiver buscando aprender algum novo idioma.
  • Por serem bem práticos para crianças, há uma alta repetição das palavras, para ajudar na fixação do vocabulário.
  • Muitos desenhos infantis tendem a mostrar com ações sobre o que os personagens estão falando (como por exemplo, o personagem falar sobre “waking up in the morning” enquanto acorda e se levanta da cama), e isso faz com que assimilemos mais rápidoo conteúdo que estamos aprendendo ao visualizar ele sendo posto em prática.
  • Desenhos para crianças geralmente possuem um fator que os diferenciam totalmente de obras com outras classificações: os personagens interagem com os espectadores. E essa interação força o espectador à praticar sua pronúncia ao responder as perguntas em voz alta.

  • Os dubladores precisam sempre mostrar como o personagem se sente usando apenas as suas vozes -  e você pode usar isso ao seu favor na hora de aprender o inglês! Em um desenho animado, os personagens possuem bastante entonação em suas falas, e cada palavra dita acaba por transmitir sempre um sentimento específico. Busque prestar atenção à essas nuances, e repeti-las - você verá resultados incríveis em seu speaking!
  • E um dos melhores motivos para se render aos desenhos animados é que eles são curtos, a maioria dos episódios terão em torno de 20 minutos e você aprenderá tanto, em tão pouco tempo.


Como Usar os Desenhos Para Aprender Inglês


  • Repita os diálogos o máximo que puder. Não tenha medo de parecer bobo(a) fazendo isso, ou de pronunciar errado: sua boca não está acostumada a falar as palavras desse jeito, mas tudo é questão de prática.
  • Tenha um caderninho de anotações, e lembre sempre de escrever as palavras novas que aprender, você pode ler meus conselhos sobre isso aqui.
  • Quando estiver assistindo sobre alguma rotina do dia-a-dia nova, tente levá-la para fora da telinha. O personagem falou uma palavra que você não sabia sobre jardinagem, dever de casa, fazer as compras...? Depois de anotar no caderninho, pense em você executando a tal tarefa que escutou - em inglês!
  • Procure assistir ao menos um episódio por dia, eles são curtinhos e fáceis de encaixar em qualquer rotina.


Método de Estudo Inglês Com Desenhos Animados


O método de aprendizado por repetição é baseado em assistir o mesmo episódio 3 vezes (ou até mais, caso ache necessário). Esse é o mesmo conselho quando você assiste ao meu  curso em vídeo online à venda na Udemy por €29.99/69.99R$: "Elimine os Erros que as Pessoas Que Falam Português Cometem em Inglês". 4 horas de vídeo exclusivamente para pessoas que falam português. Você pode ler mais sobre isso e assistir a vídeos gratuitos aqui.



Ele consiste em assistir o episódio na primeira vez na sua língua materna (no nosso caso, o Português), para se entender sobre o que irão retratar nos próximos 20 minutos e já ter conhecimento de antemão e não ficar totalmente perdido(a) quando chegar na próxima etapa.

Na segunda vez, assista ao mesmo episódio em inglês, com legendas em português. Essa segunda etapa é extremamente importante, pois seu ouvido começara a se adaptar ao idioma.

Na terceira, assista com áudio e legendas em inglês.

Atenção: caso você já tenha um conhecimento já um pouco solidificado do inglês, pode pular a etapa 1. Mas não fuja dos desenhos animados: mesmo você sendo avançado, sempre aprenderá algo novo!

Tendo isso em mente, confira agora os melhores desenhos animados para aprender inglês na Netflix.


Iniciante:


Word Party (Festa das Palavras)

Desenhos Animados Para Aprender Inglês na Netflix word party

Festa das Palavras faz jus ao seu nome, e seu objetivo é ensinar novas palavras aos pequeninos. O cartoon aborda temas simples e do cotidiano, como a chegada misteriosa de alguns móveis no primeiro episódio e os personagens (Kip, Bailey, Lulu e Franny) investigando o acontecimento. Tenha em mente que é um desenho voltado para as crianças bem menores, então pode soar um pouco bobinho para os espectadores mais velhos.

Como usar: caso você consiga entender menos que 50% do que estão falando, tente prestar atenção à como os personagens estão agindo e o que estão sentindo. Alguém está triste, zangado, com fome…? Procure entender o que está acontecendo para que a personagem aja daquela maneira, e preste atenção nas palavras que ela usa para se expressar.


Dora, the Explorer (Dora, a Aventureira)

Desenhos Animados Para Aprender Inglês na Netflix dora-the-explorer

Onde está o Mapa?!

Dora é um ótimo desenho animado para quem está procurando aprender inglês pois, não apenas ela pede um feedback de volta, como também espera por esse feedback. Com ela, nada é apressado e confuso. Há bastante pausas durante as falas dos personagem, que não deixam o espectador perdido em momento algum. A história também se desenrola de maneira lenta e suave, nada fica sem ser entendido no final do episódio.

Escutando no idioma original, de quebra, você aprende alguns dos vocabularios da lingua espanhola!

Como usar: faça bom uso das pausas nos diálogos para repetir junto, sempre que possível, tudo o que personagem falou. Responda às perguntas da Dora (mesmo que tenha que parecer um pouco bobo(a) fazendo isso!).


Peppa Pig

Desenhos Animados Para Aprender Inglês na Netflix peppa-pig

 No idioma original, a família e amigos de Peppa se comunicam com o inglês britânico, por isso é uma boa para quem está interessado em aprender o idioma da Terra da Rainha e se acostumar com as suas diferenças de pronúncia e escrita.

Como usar: preste atenção ao que cada personagem faz, especificamente em suas atividades do cotidiano. Concentre-se na maneira que o personagem estrutura sua frase, principalmente no modo como ele usa os verbos e substantivos.


Intermediário:


Avatar, The Last Airbender (Avatar, A Lenda de Aang)

Desenhos Animados Para Aprender Inglês na Netflixavatar the last airbender


Se você é daqueles apaixonados por anime, vai com certeza adorar esse desenho - isto é, claro, se você já não tinha assistido antes. A Lenda de Aang traz uma mistura de lutas épicas e elementais, uma pitada de romance e bastante comédia. 

Como usar: foque nos diálogos dos personagens e em suas maneiras próprias de falarem uns com os outros, nas diferentes entonações e timbres.

Embora cada dublador tenha uma voz única, eles costumam falar de maneira clara. Por conta disso, é uma boa assistir apenas com as legendas em inglês ou até mesmo se arriscar e desativar totalmente as legendas.


Disenchantment (Desencanto)

Desenhos Animados Para Aprender Inglês na Netflix disenchantment


Para quem é fã de The Simpsons, vai se amarrar nesse desenho. Disenchantment possui um humor único, e nos mostra um conto de fadas de uma maneira completamente diferente do que estamos acostumados.

Como usar: foque em aprender e entender as piadas usadas e na maneira com que os personagens tendem a contrair e simplificar algumas palavras.


Avançado:


SpongeBob SquarePants (Bob Esponja Calça Quadrada)  

Desenhos Animados Para Aprender Inglês na Netflix spongebob-squarepants


SpongeBob é um desenho voltado para as crianças maiores, por isso possui piadas mais criativas, um vocabulário com bastante diversidade de palavras e diálogos que mudam de velocidade e de volume em um piscar de olhos — é muito comum ouvir os personagens gritando um com o outro e de repente estarem sussurrando, além de haver muitos interrompendo as falas uns dos outros.

Como usar: Há falas muito mais humanizadas em SpongeBob SquarePants, por este motivo, preste atenção redobrada à isto. Na maneira como alguém decide cortar as palavras em seu discurso, nas contrações de frases (como em “don’t”, “wanna”, watcha", e muitos outros), nas diferenças das falas formais e informais, e muito mais.

Por falarem muito rápido e as vezes de maneira embolada, você pode acabar não entendendo 100% do que está sendo dito. Lembre-se que as legendas estão sempre ali para te ajudar.


Voltron, Legendary Defender (Voltron, O Defensor Lendário)

Desenhos Animados Para Aprender Inglês na Netflix voltron


Por ser um remake de um cartoon antigo, os mais velhos talvez sintam um gostinho de nostalgia assistindo-o.

O grupo de amigos terráqueos se vêem de frente à um grande mistério e, sem imaginarem, acabam por descobrir criaturas alienígenas e espaço-naves gigantescas.

Como usar: perceba o uso das palavras relacionadas à física e afins, e na maneira como eles criam palavras completamente novas para usarem ao longo do desenho, sem que pareçam loucas demais e/ou sem sentido.


Dica bônus: caso você queria dar um passo à mais nos seus estudos usando o serviço de streaming, há uma extensão do Google Chrome pouco conhecida chamada Learning Language With Netflix.


Esse plugin serve para diversos idiomas que você esteja interessado a aprender (inclusive o inglês!), e funciona de maneira muito prática: baixe o plugin e entre em sua conta da Netflix, assim que decidir o que escolher para assistir, perceberá que as legendas estão um pouco… diferentes. A ferramenta permite saber a tradução das palavras e frases em tempo real e muito mais!

Todos esses desenhos animados na Netflix são ótimos para ajudar você a aprender inglês, mas você pode querer ler sobre programas de TV que NÃO são bons para estudar inglês aqui. Se você gosta de ler, pode descobrir alguns livros famosos em inglês que são fáceis de ler.

Se você gosta de poesia, aqui estão alguns poetas e poemas interessantes e divertidos em inglês que são fáceis de ler.

Você pode também querer saber também como aprender inglês com Friends ou como criar e usar um cronograma para estudar inglês sozinho(a).

Você assiste algum desenho animado na Netflix para aprender inglês?

Você pode deixar um comentário abaixo.

Sobre o autor

Professor nativo de inglês da Irlanda com mais de 3.500 horas ensinando falantes de português. Criador de curso em video online na Udemy: "Eliminate the Mistakes Portuguese Speakers Make in English/Elimine os Erros que as Pessoas Que Falam Português Cometem em Inglês", e eBook de 2016 "Elimine os 63 Erros Mais Comuns que as Pessoas Que Falam Português Cometem em Inglês".

você pode gostar também

deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}