March 26

0 comments

Livros Para Aprender Inglês: Gramatica

By Gordon

March 26, 2018


Livro de Gramática Inglês

Vamos dar uma olhada em dois dos melhores livros para aprender inglês, os livros de gramática de inglês para estudantes que já usei.

Eles são Practical Grammar Level 3 por John Hughes e Ceri Jones e o popular English Grammar in Use por Raymond Murphy, que é o livro de gramática mais vendido do mundo de acordo com sua capa.

Para a gramática inglesa de que os falantes de português têm problemas, você pode usar o meu curso em vídeo online à venda na Udemy por €29.99/69.99R$: "Elimine os Erros que as Pessoas Que Falam Português Cometem em Inglês". 4 horas de vídeo exclusivamente para pessoas que falam português. Você pode ler mais sobre isso e assistir a vídeos gratuitos aqui.


Practical Grammar Level 3 por John Hughes e Ceri Jones


Você pode clicar na capa do livro para verificar os preços agora.


Este livro me foi recomendado pela International House Dublin, onde fiz o curso de formação de professores da CELTA para me tornar um professor de inglês como língua estrangeira certificado em 2013.

A International House Dublin deu o curso CELTA a falantes nativos de inglês em Dublin por muitos anos, então pensei que, se o recomendaram, deve ser bom.


Um Bom Layout Para um Livro de Gramática Inglesa

Ele possui um layout semelhante ao English Grammar in Use por Raymond Murphy em que cada uma das 100 unidades, incluindo unidades de revisão, está em duas páginas com teoria na página esquerda e exercícios à direita, conforme abaixo.

Bom gramatica e exercícios para aprender inglês

Gramatica e exercícios de inglês

Além disso, como o livro Murphy, ele não é projetado como um livro que você trabalha em sequência, por exemplo, começando na unidade 1 e completando todas as unidades até a 100.


Ele é usado como referência para que, quando possuir alguma dúvida ou não entender algum ponto gramatical em especial, você possa ler diretamente a unidade relevante para explicações e exercícios.


O livro para aprender inglês é estruturado com tempos verbais básicos, tais como presente simples e presente contínuo no início, trabalhando para tempos verbais mais complicados, como o pretérito perfeito, antes de seguir em tópicos como questões, adjetivos, comparativos, preposições, verbos frasais, verbos modais, discurso indireto, voz passiva, orações relativas e muito mais.


Como professor, acho que ter um livro de gramática que apresenta tópicos claramente e com bons exemplos é essencial, especialmente se você não possui acesso à internet durante a aula.


Alguns pontos de gramática são muito sutis e exigem uma definição precisa em vez de explicá-los espontaneamente ou “de cabeça”, como falamos nós nativos.


Se um aluno lhe fizer uma pergunta, a resposta provavelmente estará no livro, você pode trabalhar com um tópico por aula e fazer os exercícios.


Há linhas do tempo boas, simples e claras que são um elemento chave para explicar e ajudar os alunos a visualizar como os tempos verbais funcionam.

Verbos de ingles

Exemplos de linhas do tempo boas e claras

No entanto, às vezes, o layout de cada página contém muitos textos e não está dividido em seções como na English Grammar in Use. Isso pode torná-lo pouco atraente ao estudo.

Parede de texto

CD de Áudio Para Treinar sua Audição e Respostas Para Exercícios de Gramática Inglesa

Todos os exercícios têm respostas na parte de trás do livro, juntamente com roteiros para os exercícios de áudio que aparecem em um CD com o livro.

cd de audio de gramatica e exercisios

Meus CDs de áudio ligeiramente manchados de café

respostas e tapescript de exercisios de ingles

Chave de resposta e tapescript

No entanto, este livro parece mais difícil de encontrar, comprei-o da Amazon. Ainda não vi nenhum aluno com este livro, mas frequentemente vejo o English Grammar in Use por Murphy em livrarias e escolas e muitos alunos estão familiarizados com ele.


Outra característica que eu gosto são os apêndices no final do livro. Eles são visuais, usando bons exemplos de imagens e também têm cronogramas.


Todo aluno precisa de um livro para aprender inglês, especificamente um livro de gramática, então, se você ainda não tem um, essa certamente é uma boa escolha.

Practical Grammar Level 3 por John Hughes e Ceri Jones

Vantagens

  • Contém toda a gramática inglesa importante 
  • Bom layout
  • Linhas do tempo boas
  • CD de Áudio Para Exercícios

Desvantagens

  • Às vezes uma “parede de texto”
  • Difícil encontrar em livrarias comuns

Conclusão sobre os dois livros de gramática inglesa no final do artigo


English Grammar in Use por Raymond Murphy

Livro de gramatica de ingles

Eu usei esse livro de gramática por muitos anos em aula, mas isso não 

significa que seja perfeito.


Eu tenho a quarta edição, mas a quinta edição, acima está disponível agora. Conheço seus prós e contras, também parece ser o mais popular entre os alunos e o que eles estão mais familiarizados.


Além disso, é o mais fácil de encontrar nas livrarias em do mundo todo e relativamente fácil de encontrar no Brasil.


No entanto, se você não puder encontrá-lo em sua livraria local, pode comprá-lo on-line na Amazon ou em outros varejistas online.


Uma Boa Estrutura para Ajudar Você a Aprender Inglês


Assim como o Practical Grammar Level 3 por Hughes e Jones, cada unidade também contém duas páginas.


A página da esquerda é a teoria, utilmente dividida em seções, de A até B, C, D, E, até F, e a página da direita tem exercícios para você praticar com respostas no verso.

bom livro de gramatica de ingles

Gramática dividida em seções A, B, C, D, E, o que é útil

Na unidade 16 esta divisão em A, B, C, D, E, F é útil e uma vantagem sobre o Practical Grammar. A teoria importante está na seção A, no topo, e geralmente terá boas imagens para ilustrar o ponto de gramática. Então, o livro se estende no assunto na seção B com mais exemplos.


Algumas unidades podem ter seções C, D, E, F, outras não, essas seções mostram mais exemplos e usos e também podem introduzir exceções à regra e casos incomuns.


Um dos problemas com o livro é que às vezes essas seções, especialmente as seções D, E e F, não são muito claras e podem me confundir que sou professora, imagine aos alunos.


Na imagem acima, a seção E é um ponto de gramática menor e não é muito claro, se você não o entender, não se preocupe. Se você não entender as seções A e B, então é hora de se preocupar!


Este não é o caso em todas as unidades, apenas em algumas, por isso sempre aconselho meus alunos que, se estiverem estudando em casa, para não se preocuparem caso não entendam as seções D, E ou F.


Não é culpa deles, é a culpa do autor por não explicá-las bem e, geralmente, você está lidando com exceções raras que não são terrivelmente importantes.


No entanto, outras partes do livro são muito bem desenhadas, dê uma olhada neste exemplo:

Layout bom e claro, usando uma comparação lado a lado


Novamente na unidade 16 acima, eu gosto do fato de colocarem duas ideias gramaticais contrastantes lado a lado e, em seguida, usarem a mesma sentença base nos exemplos e simplesmente alterarem o verbo.


Isso muda todo o significado da frase, mas mostra brilhantemente como os tempos verbais são usados no dia a dia.


Neste exemplo, I’ve been waiting e I’d been waiting.

Um Pequeno Negativo em Exemplos de Frases em Inglês

Minha outra queixa é que, às vezes, as frases usadas nos exemplos contêm expressões e verbos frasais. Olhe a unidade 2:

exemplo-mal-exemplo-de-ingles-com-phrasal-verb

Mal uso de um verbo frasal, ‘to look after’, em uma unidade para iniciantes

O livro está explicando o presente simples, que é um ponto básico de gramática que os iniciantes aprendem, mas eles usam uma frase de exemplo com um verbo frasal, to look after, com o qual iniciantes e até mesmo alunos avançados podem ter problemas.


to look after significa to care ou cuidar em português. Os verbos frasais são importantes para estudantes mais avançados, mas acho uma má ideia usá-los neste caso, eles devem usar to care ou usar um exemplo completamente diferente.


No entanto, entendo que os iniciantes provavelmente usarão um livro de gramática em sua língua nativa, em vez de um livro de gramática em inglês.


O problema acima é que os falantes nativos usam verbos frasais com tanta frequência que não percebemos que os estmos usando. Nós esquecemos que é difícil para os falantes não-nativos entenderem, tenho certeza que isso é o que aconteceu aqui. 


Foi um descuido, um erro que eles não perceberam que estavam fazendo. O autor não pensou em usar uma sentença de exemplo mais direta, pois usamos verbos frasais naturalmente.


Verbos frasais


O livro é sensivelmente estabelecido tendo verbos frasais no final. Esta seção dos verbos frasais é a mais próxima que eu vi a uma estratégia para eles, mas, infelizmente, a melhor forma de aprendê-los é provavelmente aprender os que são usados no dia-a-dia ou em inglês comercial.


Existem milhares deles e a maioria que você não precisa saber, mas outros são muito importantes.

preposições-de-inglês

Lista de Regras: Más, Estratégias Visuais: Boas


Além disso, note que existem 17 unidades em preposições. Ler listas de regras e estudar todas essas unidades é uma maneira terrível de aprender preposições.


É por isso que sentar e estudar o livro pode ser uma má ideia. O que você precisa fazer é simplesmente aprender algumas estratégias-chave para que você possa pensar sobre o problema de qual preposição usar, essas estratégias também estão em meus livros.


As preposições são difíceis para todos os estudantes de inglês, mas são especialmente difíceis para falantes de português, pois há muitas mais preposições em inglês do que em português.


No entanto, é bom ter todas essas 17 unidades como referência. Para mim, como professora, posso fazer uma pergunta sobre um uso específico de uma preposição e a resposta, exemplos e explicações estarão no livro.


O apêndice no final do livro sobre a diferença entre o inglês americano e o britânico é útil e há também um questionário de guia de estudo para testar seu conhecimento, se você não sabe a resposta, então ele informa quais unidades estudar.

English Grammar in Use por Raymond Murphy

Vantagens

  • Contém toda a gramática inglesa importante 
  • Bom layout, especialmente com seções A, B, C, D, E
  • Pode ser comprado na maioria das boas livrarias
  • Linhas do tempo boas
  • CD de Áudio para exercícios

Desvantagens

  • Às vezes uma “parede de texto”
  • Às vezes as seções D, E, F podem ser confusas
  • Algumas frases de exemplo usam verbos frasais e expressões que são difíceis de entender

Livros para aprender ingles

Resumo Dos Livros de Gramática Inglesa

English Grammar in Use por Raymond Murphy é o livro que uso em sala de aula e é mais fácil de encontrar em sua livraria local, as desvantagens que encontrei com isso vêm do fato de que eu o usei por muitos anos nas minhas aulas. 


Essas desvantagens são que às vezes os pontos gramaticais menores podem ser confusos e existem algumas frases de exemplo ruins usadas.


Qualquer livro é bom livro para aprender inglês para os alunos, se você achar que um é significativamente mais barato do que o outro, então certamente vá para aquele, você não vai se arrepender.


Como Murphy é o livro de gramática mais vendido do mundo, pode ser mais fácil encontrá-lo ou você pode comprar os livros on-line na Amazon.


No entanto, para as pessoas que falam português, o maior problema é que os pontos de gramática que não são complicados para as pessoas que falam português têm o mesmo número de páginas no livro que os pontos de gramática que são muito difíceis para as pessoas que falam português.


Por exemplo, o presente perfeito é listado como regra a se seguir ao longo de diversas unidades, mas você não entende por que ou quando usá-lo.


Depois de ensinar o presente perfeito a dezenas de alunos ao longo dos anos, desenvolvi minha própria aula de 60 minutos para alunos pré-intermediários. Eu construí essa aula de 60 minutos em 10 lições 43 minutos no meu CURSO EM VÍDEO ONLINE na UDemy "Elimine os Erros Que as Pessoas que Falam Português Cometem em Inglês", juntamente com exercícios para ajudá-lo, você pode assistir 4 vídeos gratuitos aqui.


O presente perfeito é uma maneira completamente diferente de pensar para estudantes falantes do português, ele não é usado em português, então, traduzir diretamente não funcionará, você precisa entender o PORQUÊ primeiro, então você pode se lembrar das regras. 


Eu prometo que, se você ler sobre o modulo do presente perfeito no meu curso, você terá uma compreensão muito melhor desse tempo crítico.


Há também alguns ótimos livros para aprender vocabulário especializado e inglês técnico, por exemplo, minha análise de “Cambridge English for Engineering” está aqui,meu guia de inglês para aviação, incluindo resenhas de livros, cursos, blogs.


Se quiser aprimorar a sua rotina de estudos, saiba como usar um cronograma para estudar inglês ou clique aqui para conhecer 7 músicas com modal verbs. 


Ou aqui para saber como usar o verbo modal "shall". 


Quais são seus pensamentos? Deixe um comentário abaixo e compartilhe com seus amigos.

Sobre o autor

Professor nativo de inglês da Irlanda com mais de 3.500 horas ensinando falantes de português. Criador de curso em video online na Udemy: "Eliminate the Mistakes Portuguese Speakers Make in English/Elimine os Erros que as Pessoas Que Falam Português Cometem em Inglês", e eBook de 2016 "Elimine os 63 Erros Mais Comuns que as Pessoas Que Falam Português Cometem em Inglês".

você pode gostar também

deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}