Qual é a Diferença Entre os Exames TOEFL e IELTS?

TOEFL ou IELTS? Eles são dois dos exames mais populares para estudantes de inglês, mas qual é a diferença entre os exames TOEFL e IELTS?

Em geral, se você quiser estudar no exterior, especialmente em um país de língua inglesa ou em um local onde possa estudar em uma universidade através do inglês, como a Holanda ou a Alemanha, talvez seja necessário obter uma pontuação específica em um desses testes.

Qual é a diferença entre o TOEFL e o IELTS?

IELTS

O IELTS é um exame mais tradicional, é como uma prova comum de idiomas que você faz na escola. Ele me lembra dos exames que eu fiz de francês quando eu estava no ensino médio [high school nos EUA]

É dirigido pelo British Council, IDP Education e Cambridge Assessment English e o site oficial está aqui.

Qual é a diferença entre o IELTS e o TOEFL?

Qual é a diferença entre o IELTS e o TOEFL?

Você recebe uma pontuação entre 1 e 9 em cada seção e uma pontuação geral. Você pode marcar 0,5 ponto, e uma pontuação muito comum necessária para entrar em uma universidade é de 6,5. Você pode ver a métrica de pontuação aqui.

O que eu [cautelosamente] digo aos alunos é que, se você decidir agora que fará o IELTS ou o TOEFL amanhã, provavelmente conseguirá uma pontuação maior no IELTS ou achará que o IELTS é mais fácil.

A razão para isso é que a parte que fala no IELTS é uma conversa normal com outra pessoa, mas o TOEFL é diferente de qualquer coisa que você tenha feito antes, então você precisa mesmo praticar.

Se você está fazendo IELTS e você gostaria de saber como estudar para o IELTS, então eu recomendo fortemente que você leia o meu guia detalhado para o IELTS aqui.

No TOEFL, você pode ler um texto, ouvir áudio e falar no microfone de um fone de ouvido, com as informações que você leu e ouviu.

ETS-TOEFL-Homepage

O TOEFL é organizado pela ETS e seu site está aqui. Ler, escrever, falar e ouvir valem 30 marcos e você recebe uma pontuação total de 120. No entanto, o TOEFL é mais popular entre meus alunos, talvez porque muitos quisessem estudar nos EUA.

Se você quiser estudar TOEFL, então você pode ler o meu guia aqui que apresenta extensas dicas e estratégias aqui.

Se você está pensando em fazer algum exame em inglês, então uma coisa importante para pensar é por quê?

Por que estou fazendo o exame?

Você quer estudar no exterior?

Se sim, a universidade / faculdade terá seus próprios requisitos específicos de qual pontuação você precisa. Alguns aceitam apenas uma pontuação no TOEFL, outros apenas no IELTS, mas a maioria aceita ambos.

No passado, o IELTS foi aceito mais no Reino Unido e na Europa e o TOEFL foi aceito mais na América do Norte, pois é um exame americano.

Mas você deve verificar a si mesmo. Parece que mesmo cursos diferentes na mesma universidade ou até mesmo no mesmo departamento podem ter requisitos de exame diferentes, um pode pedir o IELTS e outro o TOEFL.

Você está fazendo a prova porque deseja solicitar um visto / passaporte / cidadania?

Se você está, então, verifique os requisitos. Eu já vi que o exame geral do IELTS é normalmente exigido em vez do exame acadêmico do IELTS, o que é uma boa notícia, já que o exame geral é mais fácil.

Verifique as datas do exame.

Também é muito importante verificar as datas dos exames e a localização dos centros de exames. No Brasil, por exemplo, você pode ter que viajar para uma cidade grande para encontrar um centro de exames. Também é muito importante reservar o seu lugar muitas semanas antes do exame. Se você não o fizer, o exame poderá estar cheio e você não conseguirá um lugar.

Verifique o custo.

Também o custo pode ser um fator. Se você tiver a opção de fazer o exame, os alunos podem escolher estudar o mais barato. Eu não acho que você deve decidir baseado só no preço, mas é um fator a se considerar.

Você receberá seus resultados em torno de 10 dias após a realização dos exames, portanto, será necessário considerar isso se houver um prazo para algo que você está solicitando que exija sua pontuação.

Você pode encontrar detalhes aqui, o custo atual é de cerca de R$ 840 para o IELTS.

Os testes TOEFL acontecem cerca de 30 ou 40 vezes por ano e custam em torno de US $ 215 no Brasil, mas isso depende do seu país.

Um grande número de estudantes costumava fazer esses exames no Brasil quando o programa Ciência Sem Fronteiras estava ativo. Infelizmente, esse programa não está mais aberto devido a cortes do governo, mas muitos estudantes ainda fazem um desses exames todos os anos.

Dicas e conselhos para TOEFL e IELTS

Eu ensinei IELTS ou TOEFL para muitos alunos ao longo dos anos, eu preparei um extenso guia sobre o IELTS aqui e aqui e também no TOEFL aqui que todo estudante que está estudando esses exames deve ler.

Aqui estão dicas e algumas respostas para as perguntas mais frequentes que recebo dos meus alunos em sala de aula.

  • Em geral, o professor está lá para ensinar como fazer o exame. Eles não estão lá para passar tempo ensinando a você o idioma inglês ou para corrigir erros básicos. Seu inglês precisa ser bom e, se não for, você provavelmente ainda não está pronto para fazer o exame. Um professor como eu mostrará a técnica do exame.
  • Se dê bastante tempo para estudar. Recebi perguntas de pessoas dizendo “Ei, vou fazer o meu TOEFL ou IELTS amanhã, posso agendar uma aula hoje?”
  • Eu recomendo por volta de 12 semanas para estudar, assim você não vai entrar em pânico. 8 semanas é bem também, nada menos que isso é uma má idéia. No entanto, isso depende do seu nível de inglês. Se o seu inglês é excelente, então você não precisará se preparar muito, mas para a maioria dos alunos, 12 semanas é o ideal.
  • O exame IELTS ou TOEFL testa sua leitura, escuta, fala e escrita.
  • Eu não ensino as partes de ouvir ou ler e acho que qualquer professor sensato é o mesmo. Você pode praticar os exames de audição e leitura em casa. Eu só ensino a escrita e as partes faladas na aula.
  • As pontuações do IELTS e do TOEFL são válidas apenas por 2 anos. Após 2 anos, se você estiver solicitando alguma coisa e precisar de uma pontuação no IELTS ou TOEFL válida, faça o exame novamente. Por quê? Honestamente, acho que é simplesmente uma maneira de ganhar mais dinheiro. Por exemplo, o Cambridge First Certificate of English é vitalício, você só precisa obter sua pontuação uma vez.

Você completou o exame IELTS ou TOEFL? Alguma dica ou recursos que você gostaria de compartilhar? Deixe um comentário abaixo!

Click here to add a comment

Leave a comment: