November 11

0 comments

Qual é a Origem da Língua Inglesa?

By Gordon Gaffney

November 11, 2020


Qual é a Origem da Língua Inglesa?

A origem da língua inglesa é um tema muito interessante a ser debatido, portanto, vale a pena dar um mergulho cultural na história da humanidade a fim de descobrir vários segredos a respeito deste idioma.

Vamos abordar aspectos realmente curiosos, e claro, será de grande valia para o seu conhecimento.

Muitas pessoas se preocupam em aprender o inglês, mas poucos se preocupam com a origem do mesmo. Creio que a mesma situação se aplica aos nativos.

Eles falam a língua, mas pode ser que desconheçam a rica história do idioma. Está curioso em aprender? Leia com atenção!


Qual é a Origem da Língua Inglesa? Tudo Começou com os Celtas...

A humanidade é muito rica em histórias intrigantes, e a origem da língua inglesa não é diferente. De fato, o inglês possui influências variadas, mas ele nasceu na região da Grã-Bretanha.

Foram vários fatores políticos, sociais e religiosos que estavam em jogo, mas a Terra da Rainha sempre foi desejada por diversos povos. Vamos conhecê-los a partir de agora.

Tudo começou com os celtas. No ano de 1000 a.C, depois de diversas migrações, os dialetos tornaram-se idiomas distintos, e o celta foi um deles.

Por oito séculos os celtas habitaram a região europeia que compreende nos dias atuais a Inglaterra, Alemanha, Espanha e França. De fato, este foi o idioma mais importante da região.


A Introdução de Palavras Latinas no Inglês Com a Chegada do Império Romano

O império romano chegou na região e o imperador Júlio César invadiu a região britânica entre os anos 54 e 55 a.C.

No ano 44 d.C houve outra invasão sob o comando do imperador Claudius, na qual a mais importante ilha britânica foi anexada ao império romano. A partir de então, o latim se tornou uma língua importante na região.

No ano 410 os romanos abandonaram a região da Grã-Bretanha, e 39 anos depois (449), os anglo-saxões chegaram a região, e estes introduziram no idioma alguns vocábulos de origem latina.


Um Pouco Mais Sobre os Anglo-Saxões 

Roma depois de passar por uma série de dificuldades e problemas durante o Império, decidiu sair da região britânica no ano 410 d.C.

Neste momento, os celtas ficaram sob o domínio de tribos nada amistosas que estavam situadas na região norte. Como solução, decidiram buscar ajuda nas tribos germânicas no ano 449.

Os anglo-saxões se aproveitaram da situação e se tornaram invasores, e transformaram a região sudeste do Grã-Bretanha em uma região rica.

Eles mataram muitas pessoas, os celtas sobreviventes e procuraram esconderijo na região oeste. Podemos afirmar que o idioma celta foi praticamente extinto naquela época.


Old English, Middle English e Modern English

Os dialetos germânicos foram responsáveis pela origem do inglês. Veja este exemplo:  ENGLAND – a origem da mesma é ANGLE-LAND que quer dizer TERRA DOS ANGLOS.

Com o passar do tempo, o inglês passou a ser dividido em três partes: OLD ENGLISH, MIDDLE ENGLISH e MODERN ENGLISH.


O Que Seria o OLD ENGLISH?

Este apareceu na segunda metade do século V. Esta primeira versão do idioma é praticamente incompreensível se formos comparar com o inglês atual.

No que se refere a gramática e a pronúncia, eram também totalmente diferentes. Diferenças gritantes eram observadas: os adjetivos antigamente possuíam gênero, ou seja, era possível diferenciar adjetivos masculinos dos femininos, além de outras características...

Vamos Falar Sobre o MIDDLE ENGLISH

Foi um período onde houve uma forte interferência da língua francesa no inglês. Este momento durou três séculos e, claro, novas palavras e expressões foram criadas, principalmente em áreas administrativas, sociais e políticas.


Algumas palavras de origem germânica com o passar do tempo foram desaparecendo também, dando entrada aos novos vocábulos franceses.


Conheça o MODERN ENGLISH

O tempo passou e novas tecnologias e inovações apareceram. A imprensa de Gutenberg surgiu em 1450, bem como os correios em 1516, e possibilitaram que novas palavras fossem criadas, principalmente a partir do dialeto de Londres, o qual comandava o principal centro administrativo e político da Inglaterra.

Além do mais, isto trouxe benefícios para a educação do país, melhorando a qualidade de ensino para a população.

Reformas ortográficas também fizeram parte deste processo, bem como o surgimento de dicionários (em 1755, Samuel Johnson).

A pronúncia sofreu grandes mudanças também por todo este período de evolução do idioma, bem como novos conceitos gramaticais, entre os quais podemos mencionar os verbos auxiliares do presente e do passado, e claro, os materiais impressos ajudaram e muito na padronização da língua inglesa.


Detalhes a Respeito do Idioma

Nos séculos XV e XVI houve uma radical mudança na pronúncia das vogais, e muitas consoantes deixaram de ser pronunciadas.

Os ditongos também sofreram alterações, tudo isso foi acontecendo de forma rápida e constante.

Claro que até hoje novas palavras surgem no inglês, tais como palavras oriundas dos jovens, gírias, expressões, abreviações, e as redes sociais influenciam e muito para o que acontece no mundo atual. Você pode ler sobre curiosidades da língua inglesa em uma postagem do blog em breve.

Desta maneira, a evolução é constante, e outras palavras ainda chegarão aos dicionários.

Como mencionamos, o francês teve uma grande influência na língua inglesa, e podemos mencionar alguns exemplos: o verbo ANSWER (origem anglo-saxão), teve como sinônimo o francês RESPOND. O anglo-saxão END e o francês FINISH, o anglo-saxão ASK e o francês QUESTION, são apenas alguns exemplos.

Na informática há diversos termos do inglês que são usados em diversos idiomas, tais como: HARDWARE, SOFTWARE, FIREWALL, MOUSE, SCANNER, e muito mais.

Podemos ver que com o passar dos anos, a globalização tomou conta, e o inglês se tornou o principal idioma do mundo.

Ele é usado no e-commerce, reuniões online e presenciais, importações, exportações, compras, conversas informais, e até mesmo nas mais tradicionais redes de sanduíches!

Conheça Um Pouco Sobre o Inglês Falado na Irlanda

Os celtas influenciaram e muito na língua inglesa da Irlanda. Um detalhe que talvez você não saiba: a Irlanda possui dois idiomas, o inglês e o gaélico. O gaélico já foi o idioma principal antes dos ingleses tomarem a ilha, fato este que ocorreu durante a Idade Média.

Atualmente, somente 2% da população irlandesa fala o gaélico nativamente e essas pessoas vivem principalmente em áreas muito rurais longe do alcance de Dublin, no leste.

Áreas onde os irlandeses falam gaélico


Sabe quando o inglês chegou até a Irlanda? No século XIII os ingleses trouxeram esta língua e quando os Tudors conquistaram a Irlanda no século XVII, o inglês passou a ser mais utilizado no meio comercial, administrativo e no judiciário.

Você sabia que dentro do país existem diferentes dialetos? Dependendo da região, o idioma pode ser diferente do tradicional inglês britânico.

Claro que o sotaque irlandês possui sua beleza, bem como o americano ou canadense, portanto, tudo é questão de se adaptar e conhecer o que aquele povo fala no dia a dia.

É necessário conviver no país todos os dias para conhecer a fundo não apenas a pronúncia e as inclinações gramaticais, mas também a cultura deste povo tão receptivo.

Você também pode saber como o Inglês influência outros países como o Brasil aqui.

Diferenças Entre O Inglês Britânico E Americano

O inglês chegou aos Estados Unidos através da colonização britânica. Depois da independência, em torno de 4 milhões de americanos possuíam descendência de colonos ingleses, o que levou o crescimento do idioma e a adoção do mesmo pela população.

Podemos falar que o inglês americano é tradicional por abreviações, tanto na linguagem falado quanto na escrita. O sotaque americano também é bem característico, fruto do contato de outros idiomas e dialetos.

A ortografia é outro fator que diferencia os dois países. Veja estes exemplos:

GRAY (Estados Unidos) – GREY – (Inglaterra)

TIRE (Estados Unidos) – TYRE – (Inglaterra)

ORGANISE (Estados Unidos – ORGANIZE (Inglaterra)

DEFENCE (Estados Unidos – DEFENSE (Inglaterra)

Estes são apenas alguns exemplos. A pronúncia também possui diferenças interessantes, e você pode saber mais sobre elas clicando aqui.

Podemos citar como exemplo a vogal A que é pronunciado com a parte de trás da boca na Inglaterra, enquanto na terra do Tio Sam, ele é falado com a parte da frente. 

A letra R é bem forte nos Estados Unidos em todas as palavras, mas na Inglaterra ela é falada antes de vogais, e nas consoantes, o som é mais breve.

Muitas pessoas consideram o britânico mais lento na hora de falar, enquanto o americano fala de forma mais rápida, mas claro que, como em qualquer país, os sotaques variam conforme a região.

Se você for ao Texas, escutará uma pronúncia bem diferente das pessoas que vivem na Flórida, por exemplo. 

O mesmo podemos dizer sobre a Grã-Bretanha – cada país possui uma característica própria. O ideal é conhecer cada região e aprender no dia a dia com eles e aprimorar o seu inglês. 

O certo é que este idioma é muito bonito para aprender e falar, tanto em sua vida acadêmica, pessoal e profissional.


Outros Países de Língua Inglesa

O Canadá e Austrália são outros países que possuem também suas características próprias. Você pode ler sobre os países que falam inglês como segunda língua aqui.

De fato, se você for a Ásia, poderá falar inglês com japoneses, por exemplo, se você for América Central também, bem como na América do Sul.

Cada país possui um sotaque próprio, e cabe a você estudar um a um conforme suas necessidades. Esta é a beleza do aprendizado de idiomas. 

Aprendemos todos os dias e internet está aí para nos ajudar através de sites, músicas, áudios, vídeos, etc. O saber não ocupa espaço! Leia sempre a respeito deste tema e aprofunde ainda mais o seu conhecimento.

Você também pode estar interessado em saber por que o inglês é considerado o idioma internacional.

Também poderá se interessar pelo nosso curso em vídeo online à venda na Udemy por €29.99/69.99R$: "Elimine os Erros que as Pessoas Que Falam Português Cometem em Inglês". 4 horas de vídeo exclusivamente para pessoas que falam português. Você pode ler mais sobre isso e assistir a vídeos gratuitos aqui.


Caso deseje, saiba aqui os 10 erros mais comuns e dicas em inglês para aprimorar seu conhecimento ou clicar aqui para conhecer alguns dos melhores livros para aprender gramática ou ficar sabendo sobre vocabulários sobre o sistema solar aqui.

Gordon Gaffney

Sobre o autor

Professor nativo de inglês da Irlanda com mais de 3.500 horas ensinando falantes de português. Criador de curso em video online na Udemy: "Eliminate the Mistakes Portuguese Speakers Make in English/Elimine os Erros que as Pessoas Que Falam Português Cometem em Inglês", e eBook de 2016 "Elimine os 63 Erros Mais Comuns que as Pessoas Que Falam Português Cometem em Inglês".

você pode gostar também

Frases de Amor em Inglês

Frases de Amor em InglêsExiste coisa mais bonita do que amor para se falar? Não, não existe. Declarar seu amor é uma atitude muito bonita. Já pensou em usar frases de amor em inglês para se declarar em outra língua? A partir de algumas canções de amor mais famosas do mundo e filmes românticos internacionais, iremos

Read More

Como Se Apresentar em Inglês

Como Se Apresentar em InglêsQuando falamos em nos apresentar para alguém, devemos ter em mente uma série de fatores para dar o tom à nossa apresentação. Assim como se apresentar em inglês pode ser um desafio ainda maior para uma pessoa que não é fluente no idioma. Devemos sempre ter em mente que tipo de informação

Read More