December 11

0 comments

Inglês para Negócios: Livros de “Market Leader”

By Gordon

December 11, 2018

inglês para negócios

Inglês para Negócios: Livros de “Market Leader”

A série Market Leader é provavelmente a melhor e mais conhecida série de livros para aprender inglês para negócios.

Eles são produzidos por uma empresa britânica Pearson e, portanto, em inglês britânico e foram escritos em associação com o Financial Times, um dos mais respeitados jornais financeiros e de negócios do mundo.

Os 3 autores têm mais de 85 anos de experiência em negócios, ensino de inglês e, em particular, ensino de inglês para negócios e seu histórico é impressionante.

Os Autors

Surpreendentemente, esses livros de inglês para negócios não são apenas para estudantes avançados.

São para todos os níveis, que são o elementario, pré-intermediário, intermediário, intermediário superior e também existem pacotes de prática.

Existem muitos livros especializados em inglês por aí, você pode ler minha análise sobre inglês para engenharia aqui e inglês para aviação aqui.

No entanto, se você está preocupado em cometer erros em inglês, meu curso em vídeo online à venda na Udemy por €29.99/69.99R$: "Elimine os Erros que as Pessoas Que Falam Português Cometem em Inglês". 4 horas de vídeo exclusivamente para pessoas que falam português. Você pode ler mais sobre isso e assistir a vídeos gratuitos aqui.

Este vídeo explica a metodologia do curso:



Cada livro de Market Leader contém 12 unidades e cada unidade lida com uma área específica de inglês para negócios.

Os tópicos são escolhidos logicament, saindo de tópicos mais gerais, como:

  • Introductions
  • Sales
  • Problems and travel  (introduções, vendas, problemas e viagens) no Market Leader Elementary.

Para tópicos especializados que exigem compreensão das sutilezas do inglês e vocabulário preciso no Market Leader Upper Intermediate, como:

  • Crisis management
  • Mergers and acquisitions
  • Raising finance (gerenciamento de crises, fusões e aquisições e crescimento financeiro).


Estrutura dos livros Market Leader de Inglês para Negócios


Esses livros de inglês para negócios são todos muito bem estruturados e seguem os métodos mais recentes de aprendizado de idiomas para grupos e para alunos na aula particular. Isso é:

• O tópico é apresentado usando uma citação e uma foto que os alunos discutem como um exercício de aquecimento.

• Há também escuta, leitura, fala e alguns exercícios de escrita, junto ao trabalho de linguagem e, principalmente, verbos, vocabulário e frases específicas para esse tópico.

• Cada unidade termina com uma seção de habilidades usando a dramatização de papéis e outros exercícios projetados para praticar tudo o que você aprendeu na unidade e para ajudar a corrigi-la em sua mente.

Após cada unidade, há um estudo de caso em que uma empresa está lidando com a situação ou problema apresentado na unidade.

É mais adequado para grupos, mas também é bom para um aluno na aula de inglês particulr. O objetivo é usar o que você aprendeu na unidade, treinar seu inglês e aplicá-lo aqui.

Este projeto geralmente envolve alguns escritos e a maioria dos meus alunos pula esta seção, mas é bom fazer caso escrever em inglês seja importante para você no trabalho.


Há também vídeos no DVD que vem com o livro que mostram como um consultor lidou com os problemas do estudo de caso, o que é um grande bônus adicional.


Além disso, após cada bloco de 3 unidades, há uma seção de revisão útil sobre essas 3 unidades.


Seção de leitura dos livros Market Leader de Inglês para Negócios 


Os artigos para as seções de leitura em Market Leader são muito bem escolhidos com artigos reais retirados de jornais conhecidos como The Sunday Times, The Financial Times, The Telegraph, The Guardian e muitos mais.

Esses jornais são considerados alguns dos melhores do jornalismo no Reino Unido e alguns artigos vêm dos EUA, por exemplo, da CBS, ou de outros países de língua inglesa, como a Austrália.

Compreender esses artigos pode dar um impulso à confiança dos alunos e eles aprenderão um novo vocabulário de negócios ou expressões para negócios que os nativos usam naturalmente por escrito e falando, dentro e fora do trabalho.


Lista de escuta dos livros Market Leader de Inglês para Negócios


As seções de escuta têm pessoas de diferentes partes do mundo falando, já que isso mostra o que acontece no mundo dos negócios modernos, onde pessoas de muitos países diferentes trabalham através do inglês.

Os roteiros completos de todos os arquivos de áudio estão no final do livro para que os alunos possam acompanhar o texto enquanto ouvem o áudio depois de concluírem os exercícios.

A maioria dos alunos gosta do desafio de ouvir inglês para negócios em diferentes sotaques.

Um pequeno ponto a notar é que muito do áudio nos exercícios é falado por atores que imitam os sotaques, eles não são feitos por uma pessoa daquela cidade, país ou área em particular.

Por exemplo, o sotaque irlandês é um sotaque notoriamente difícil de imitar e eu pude perceber imediatamente que ele foi falado por um ator e não por uma pessoa genuinamente irlandesa. Este não é um contra muito grande, apenas algo que eu notei.

Outros exercícios de áudio são frequentemente entrevistas reais com empresários de sucesso.

Eu acho estas excelentes, pois são uma ótima maneira de treinar sua audição, pois algumas pessoas falam rapidamente, outras, lentamente, alguma usam muitos verbos e expressões frasais, outras não.

Também é cheio de “ehh, umm, you know” como em qualquer conversa normal.


Seção de Language Work dos livros Market Leader de Inglês para Negócios


Eu gosto especialmente das seções de linguística nos livros, eu acho que elas são muito bem escolhidas e bem explicadas. Inclusive, uso a página 1 sobre a diferença entre o passado simples e presente perfeito do Market Leader Pre-intermediate em minha própria aula do Present Perfect no meu curso e eBook pois acredito que é uma das melhores e mais claras explicações por aí.

Nos livros Market Leader Elementary e Pre-intermediate, eles lidam quase exclusivamente com gramática essencial, em livros posteriores para alunos mais avançados eles se concentram em expressões idiomáticas, expressões e vocabulário avançado sobre o tema de cada unidade.

Todo o trabalho de gramática do livro é resumido em aproximadamente 10 páginas no final de cada livro.


Seção de Exercícios e Habilidades dos Livros Market Leader de Inglês para Negócios 


Há também exercícios padrão para combinar verbos/vocabulário com definições e então usá-los em frases, preencher lacunas etc.

A seção de habilidades contém frases curtas úteis e expressões usadas em inglês para negócios com base no tópico da unidade.

Com um pouco de estudo e prática, você deverá ser capaz de usar o vocabulário e expressões naturalmente nas situações dadas a você na dramatização e isso vai ajudá-lo a corrigi-los em sua mente.


Resumo dos Livros Market Leader de Inglês para Negócios


Uma grande parte do inglês para negócios está em aprender novos vocabulários e verbos, e então entender as sutilezas de frases, verbos frasais e expressões comumente usadas pelos nativos e depois usá-las de forma natural e apropriada no trabalho. Você pode usar algumas das técnicas que eu falo aqui.

A série Market Leader de livros de inglês para negócios oferece uma base sólida em todas essas áreas e é por isso que é provavelmente o inglês geral mais popular entre os livros de negócios disponíveis.

É difícil encontrar alguma coisa para reclamar na série Market Leader de livros de inglês para negócios.

Agora vamos ver cada um dos livros da série.


Livro Market Leader de Inglês para Negócios Elementary

Achei surpreendente que houvesse um livro de inglês para negócios para alunos do ensino fundamental. A partir do índice, você pode ver que ele é estruturado de forma bastante semelhante aos livros regulares de inglês em geral.

Market Leader Elementary indice 1

  • A unidade 1 tem introduções, o verbo “to be”, nacionalidades e artigos.
  • A unidade 2 abrange outros itens essenciais, como dias, meses, datas em uma unidade sobre “Work & Leisure” etc

Você pode ver que não há uma unidade sobre família, por exemplo, em vez disso, temos um tópico como “problems”, e há um trabalho de gramática sobre adjetivos e negativos para ajudá-lo a descrever problemas.

Há 12 unidades no livro no total e algumas unidades interessantes incluem mercados, empresas e a web.

Os exercícios são adequados para os alunos neste nível com perguntas de verdadeiro ou falso, encontrar a palavra correta no texto, ouvir áudio e escrever a palavra que você ouve corretamente, etc. Isso me lembrou muitos livros escolares que eu tinha quando aprendi francês na escola secundária.

Market Leader Elementary indice 2


A seção de linguagem útil no final de cada unidade não é apenas um bom inglês para negócios, é muito útil para todos os dias.

Esta é uma nova abordagem para aprender inglês “from scratch” (do zero) e pode interessar a alguém que nunca aprendeu inglês antes e que precisa aprender para o trabalho.


Livro Market Leader de Inglês para Negócios Pre-intermediate

 

Os tópicos naturalmente são mais avançados do que o Market Leader Elementary e incluem managing people, conflict, products e stress (gerenciamento de pessoas, conflitos, produtos e estresse).

inglês para negócios Market Leader Pre Intermediate indice 1

Market Leader Pre Intermediate indice 1

O Market Leader Pre-intermediate também tem uma unidade em empresas como na Elementary, no entanto, um vocabulário técnico mais avançado é usado.

inglês para negócios Market Leader Pre Intermediate indice 2

Market Leader Pre Intermediate indice 2


Os artigos são envolventes e bem escolhidos e são artigos reais de jornais de qualidade, embora possam ser adaptados para torná-los um pouco mais fáceis de entender para alunos Pré-intermediários.

Os exercícios de leitura são estruturados da mesma forma que fui instruído a fazer no meu treinamento de professores do CELTA, primeiro o artigo é lido rapidamente para obter a “gist” (essência), isso significa que você tem uma ideia geral de que o artigo é sobre, então você o lê pela segunda vez com mais cuidado e responde a perguntas que exigem uma compreensão mais profunda do texto.

Outros exercícios incluem reorganizar as palavras de uma frase na ordem correta, combinar pares de frases, preencher lacunas etc.

Novamente, o trabalho de linguagem no livro é ideal para alunos pré-intermediários com comparações entre diferentes tempos verbais, por exemplo, comparando o presente simples e presente contínuo (I do e I am doing), passado simples e passado contínuo (I did, I was doing) e muito importante, passado simples e presente perfeito (I did, I have done).

Modais, verbos frasais, condicionais e discurso relatado também são abordados dando aos alunos uma boa base gramatical ou revisão.

Todas as outras seções, como escuta e habilidades, são da qualidade que você espera da Market Leader e, se o seu nível de inglês é pré-intermediário, é uma ótima escolha. 

Você pode ver na capa que eles recomendam este livro para alunos do nível A2-B1 de inglês.


Livro Market Leader de Inglês para Negócios Intermediate

Curiosamente, o Intermediate também contém o passado simples e presente perfeito em uma seção de linguística, assim como o pre-intermediate.

No entanto, nesse é apenas uma revisão rápida na unidade 3 “Change” em vez de ensiná-lo na íntegra como é no pre-intermediate.

Mais uma vez, isso mostra o quão bem projetada toda a série de livros é, e como eles progridem logicamente entre os livros.

inglês para negócios Market Leader Intermediate indice 1

Market Leader Intermediate indice 1

inglês para negócios Market Leader Intermediate indice 2

Market Leader Intermediate indice 2


Na verdade, muitos tópicos no Market Leader Intermediate são encontrados em outros livros da Market Leader, como:

  • Brands 
  • Travel
  • Change
  • Culture
  • Advertising (Marcas, Viagens, Mudança, Cultura e Publicidade).

Mas também há algumas áreas mais sutis e especializadas de inglês para negócios, incluindo ethics e human resources (ética e recursos humanos).

Em geral, a seção de linguística aqui vai além do ensino de gramática inglesa e no vocabulário e expressões chave, embora haja seções sobre tempos narrativos, cláusulas relativas e passivos.

A seção de habilidades novamente começa a lidar com sutilezas do inglês para negócios que são importantes para lidar com situações delicadas, por exemplo, negociar, considerar opções, apresentar/fazer apresentações e socializar, que é importante para o networking.

É outro ótimo complemento para a série Market Leader, tenha cuidado para verificar se você comprou o nível correto de livro, pois há uma grande diferença entre o Market Leader Pre-intermediate e o Market Leader Intermediate, embora alguns dos tópicos sejam os mesmos.


Livro Market Leader de Inglês para Negócios Upper Intermediate

O objetivo geral dos livros Market Leader de inglês para negócios em níveis mais avançados não é ensinar os fundamentos do inglês, em vez disso, é expandir o vocabulário dos alunos e fazê-los usar esse vocabulário e também expressões idiomáticas e verbos frasais naturalmente, na hora certa e na situação certa.

inglês para negócios Market Leader Upper Intermediate indice 1

Market Leader Upper Intermediate indice 1

inglês para negócios Market Leader Upper Intermediate indice 2

Market Leader Upper Intermediate indice 2

Os tópicos incluem tópicos mais específicos e sutis para os alunos nesse nível, eles incluem:

  • Risk
  • Management styles
  • Team building
  • Raising finance (risco, estilos de gerenciamento, formação de equipe e obtenção de financiamento).

Os artigos para as seções de leitura, creio eu, são tirados diretamente dos jornais e não são adaptados como no Market Leader Pre-intermediate, porque os alunos do nível Upper Intermediate devem ser capazes de entendê-los.

Estes artigos são frequentemente retirados não só de seu parceiro, o Financial Times, mas também da Business Week, do The Telegraph, do Sunday Times e muito mais.

Eles apresentam empresas bem conhecidas, marcas e pessoas como Marriott Hotels:

e Anna Wintour da revista Vogue:

Os exercícios de vocabulário e as seções de linguagem útil no final de cada unidade têm muito trabalho sobre sinônimos, expressões idiomáticas e verbos frasais comuns usados no ambiente de trabalho.

Os estudos de caso geralmente apresentam empresas internacionais e os arquivos de áudio usam atores que imitam os sotaques.

Como sempre, certifique-se de que este livro é adequado para o seu nível de inglês, se você já leu artigos on-line sem muita dificuldade, este livro será ideal para você e é perfeito para melhorar seu inglês para negócios.

Se interessou pelo inglês para negócios? Clique aqui e saiba mais sobre o inglês técnico e sua importância e clicando aqui você aprenderá termos financeiros em inglês. 

Você também pode descobrir mais sobre anúncios publicitários em inglês aqui.

Se você gosta de ler artigos on-line, então você pode ler sobre ferramentas para ajudá-lo aqui.

Sobre o autor

Professor nativo de inglês da Irlanda com mais de 3.500 horas ensinando falantes de português. Criador de curso em video online na Udemy: "Eliminate the Mistakes Portuguese Speakers Make in English/Elimine os Erros que as Pessoas Que Falam Português Cometem em Inglês", e eBook de 2016 "Elimine os 63 Erros Mais Comuns que as Pessoas Que Falam Português Cometem em Inglês".

você pode gostar também

deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}